Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Celebremos os livros e os autores brasileiros

Celebremos os livros e os autores brasileiros

26/10/2023 Aliel Paione

A literatura, sem dúvida, é uma das mais significativas manifestações culturais de um povo.

Celebremos os livros e os autores brasileiros

Um grande escritor, com sua sensibilidade e talento, consegue captar as nuances mais sutis de uma sociedade e contextualizá-la num tempo e local, exercendo uma crítica perspicaz sobre o ambiente em que vive. Neste domingo (29), ao festejarmos o Dia Nacional do Livro, celebremos, também, seus criadores.

Alguém descreveria com mais sensibilidade a tragédia do homem nordestino que Graciliano Ramos, em seu belíssimo romance, Vidas Secas? Em que expõe a saga de pessoas vivendo e procurando sobreviver naquele ambiente inóspito, seco e paupérrimo? Ou melhor descreveria o ambiente terrível nas prisões durante o Estado Novo, como ele o fez em outro memorável romance, Memórias do Cárcere?

Embora circunstancialmente o destaque seja Graciliano Ramos, os romancistas nordestinos do período regionalista também penetraram fundo nas agruras da região, como José Lins do Rego.

Indagação similar é relativa a Jorge Amado, ao narrar a sociedade cacaueira do recôncavo baiano. Em seus romances, pulsam a sensualidade impregnada na culinária e no gingado de mulatas exuberantes.  Em suas páginas abundam os conflitos e a violência entre os coronéis nas lutas pela posse da terra. Jorge Amado mergulhou na cultura baiana e nos deixou um legado riquíssimo.

Mais ao sul, repetimos o questionamento: alguém se aprofundou com mais perspicácia e talento na sociedade carioca e no ambiente urbano do Rio de Janeiro que Machado de Assis? Seus romances realistas, repletos de sutilezas psicológicas, transcorrem pela rua do Ouvidor, pelo passeio público, Lapa, praia do Flamengo... pelo centro do velho Rio da segunda metade do século XIX. Que leitor mediano desconhece Dom Casmurro ou Memórias Póstumas de Brás Cubas?

Fiquemos nesses exemplos da capacidade narrativa e da riqueza da literatura brasileira em influenciar e tornar conhecida épocas vividas. Porém, alhures, o que dizer sobre Balzac e a sociedade parisiense do século XVIII? Sobre Eça de Queiróz e seu provinciano Portugal? De Proust, De Cervantes e de seu imortal Dom Quixote? De Tolstói e de sua monumental Guerra e Paz? E de tantos outros escritores célebres? Deve-se ressaltar que grandes obras literárias foram adaptadas às artes cênicas, e a elas devemos filmes e peças memoráveis. Cabe, portanto, à literatura esse outro riquíssimo legado.

E o que dizer de outros gêneros literários, como a poesia? Pois ela tem, no Brasil, figuras expressivas: João Cabral de Melo Neto, Carlos Drummond de Andrade, Manuel Bandeira, Vinícius de Morais... poetas imortais de versos instigantes. Como os romances filmados, muitos poemas foram belamente musicados.

Enfim, a literatura é semelhante aos velhos faróis dos navegantes, que lançam suas luzes em todas as direções e iluminam as noites escuras de uma época, imortalizando-as no tempo.

* Aliel Paione é escritor, autor do livro Sol e Solidão em Copacabana, que faz parte da Trilogia do Sol.

Para mais informações sobre livros clique aqui...

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!

Entre para o nosso grupo de notícias no WhatsApp

Fonte: LC Agência de Comunicação



Um livro para crianças vítimas da violência e da negligência social

Inspirada em fatos, ficção do advogado Mauricio Ribas promove conscientização sobre direitos fundamentais na infância e a importância de uma educação libertária.


A FLIP e o seu arquétipo de literatura

Eu fui à FLIP, mas não como autor convidado, mesmo que meu livro estivesse sendo vendido lá.


Propriedade Intelectual: o que todo profissional do Direito precisa saber?

Manual reúne informações sobre autoria e proteção legal nem sempre ensinadas na graduação, mas que fazem parte da rotina dos advogados.


Como combater o discurso de ódio nas redes sociais?

Especialista em Direito Digital apresenta meios para prevenir, caracterizar e punir as manifestações intolerantes e ofensivas.

Como combater o discurso de ódio nas redes sociais?

Glorify: ensinamentos diários para combater a ansiedade

Experiência digital proporcionada pelo aplicativo agora pode ser vivenciada em devocional impresso.


A escrita brasileira sob sombra: onde estão os novos autores do Brasil?

O Brasil é um país rico em literatura e cultura, com uma tradição de autores renomados que moldaram a cena literária nacional e internacional.


Educação antirracista: estratégias para um ambiente escolar mais igualitário

Francine Cruz propõe em livro arcabouço teórico aliado a atividades interdisciplinares para prevenir o racismo nas escolas.


Como opiniões se tornam julgamentos

Em seu novo livro, o mestre em Direito Constitucional, Ribas de Lima, investiga como as pessoas julgam e são julgadas.

Como opiniões se tornam julgamentos

Pesquisa revela que 74% dos adolescentes acreditam em Jesus

Novas versões editadas pela Mundo Cristão permitem concluir a apreciação das Sagradas Escrituras em um ano com doses diárias de 15 minutos.

Pesquisa revela que 74% dos adolescentes acreditam em Jesus

Livro explica o que há fora do sistema solar

Especialista em Astronomia revela como cientistas descobrem planetas e reflete sobre as possibilidades de vida em galáxias distantes.


Metaversos vs multiversos literários: quem vence?

É fato que, quando lemos um livro, vivenciamos os sentimentos dos personagens e aprendemos com eles.

Metaversos vs multiversos literários: quem vence?

8 livros infantis com ensinamentos para toda a vida

Independência feminina, consciência ambiental, valor da ciência, conceitos filosóficos e luto são alguns dos assuntos adaptados ao universo dos pequenos nas indicações abaixo.

8 livros infantis com ensinamentos para toda a vida