Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Como gerenciar os ‘Exterminadores de Felicidade’?

Como gerenciar os ‘Exterminadores de Felicidade’?

16/01/2024 Pamela Gail Johnson

Há 25 anos, ao criar a Sociedade de Pessoas Felizes nos Estados Unidos, muitos pensavam que eu defendia a ideia de felicidade constante.

Como gerenciar os ‘Exterminadores de Felicidade’?

Nada poderia estar mais longe da verdade. Mesmo que eu adorasse fazer parte de um mundo alegre e de alta vibração, isso seria um sonho ou uma esperança, pois ninguém é feliz o tempo todo.

Podemos experienciar momentos felizes se soubermos gerenciar os temíveis “Exterminadores da Felicidade”, ocasiões desafiadoras que impactam a emoção positiva. A morte de um ente querido, discussões com os filhos, dificuldade financeira, estresse ou problemas de saúde que exigem mudanças no estilo de vida são alguns dos eventos que drenam a energia e, por isso, afastam a alegria. A existência deles, no entanto, não impede de resgatar a felicidade em pequenas porções diárias.

Não se pode burlar esses obstáculos inevitáveis na jornada de cada um, mas é possível superá-los. Primeiro, é necessário saber que o cérebro é programado para identificar perigos iminentes, nos faz focar mais nos instantes de caos ao invés das alegrias. Tanto as pessoas que se consideram felizes quanto as infelizes experimentam uma quantidade semelhante de “Exterminadores da Felicidade”. A diferença está na forma como cada uma lida com esses desafios, ou seja, o gerenciamento dos sentimentos é crucial para determinar a felicidade.

Logo, um caminho para superar os problemas responsáveis por drenar a percepção de momentos felizes é criar um "Mapa da Felicidade". Este plano de ação envolve reconhecer e enfrentar desafios, permitindo sentir as emoções associadas a eles. O caso Paula – participante da associação – é um exemplo inspirador: ao enfrentar repetidas demissões, ela decidiu utilizar o Mapa da Felicidade para registrar todas as coisas boas que acontecem ao seu redor, tudo pelo que ela é grata e quais são os próximos objetivos que almeja.

Paula administrou esse Exterminador inicialmente permitindo-se sentir emoções infelizes, porque negá-las não era bom. Sabia que deveriam ser liberadas. Ao utilizar o plano, ela conseguiu ver além dos problemas para encontrar novas oportunidades de ser feliz. Lidar com o sentimento negativo envolve permitir-se sentir as emoções associadas, abraçar o processo de luto e, eventualmente, encontrar uma ponte para o crescimento pessoal.

A infelicidade é simplesmente um tempo que nos muda e nos molda. Quando aprendemos a gerenciar essas adversidades e enxergar além do caos, podemos enfrentar os desafios de frente, transformando momentos difíceis em oportunidades de crescimento que nos levarão a alcançar doses de felicidade.

* Pamela Gail Johnson é autora do livro “Felicidade na Prática” (Latitude) e especialista em Psicologia Positiva desde 1998.

Para mais informações sobre sentimentos clique aqui...

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!

Entre para o nosso grupo de notícias no WhatsApp

Fonte: LC Agência de Comunicação



Um reencontro com os sentidos no mundo automatizado

Em "A ferrugem do sorriso", livro com poemas e ilustrações surrealistas, Patricïa Ytap convida os leitores a se distanciarem da velocidade e da lógica comuns na realidade.

Autor: Divulgação

Um reencontro com os sentidos no mundo automatizado

Com a IA, o que sobrará da literatura?

Quem publicou na Amazon recentemente deve ter notado o campo para marcar se usou Inteligência Artificial.

Autor: Víktor Waewell

Com a IA, o que sobrará da literatura?

Seus pensamentos não te deixam dormir?

Analista de Perfil Comportamental traça o mapa de uma jornada introspectiva para quem deseja superar o comodismo, adaptar-se às mudanças e moldar afirmações em ações.

Autor: Divulgação


Neuroescravização: seu celular está te deixando doente

“Ninguém é produtivo o tempo inteiro, ninguém é feliz o tempo inteiro, mas é possível ser mais feliz e produtivo. E isso sem acabar com a saúde mental.”

Autor: Divulgação


Brasil tem 25 milhões de consumidores de livros

"Projeto Escritor 2024" mostra como conquistá-los.

Autor: Divulgação

Brasil tem 25 milhões de consumidores de livros

Como (re)começar quando um grande amor vai embora?

É isso que o leitor vai descobrir em "Doce como você", novo livro da best-seller Kate Canterbary, cuja protagonista é abandonada pelo noivo horas antes do casamento.

Autor: Divulgação


Mitos e símbolos traduzem a experiência humana

João Paulo Martins interpreta e detalha mandalas, yantras e o simbolismo dos animais em civilizações diversas a partir do Oriente.

Autor: Divulgação


Por que algumas pessoas são mais criativas do que outras?

Em "Pensamento Criativo" Michael Michalko, especialista no tema e oficial do exército norte-americano, explica como desenvolver ideias inovadoras e evitar padrões de pensamento lineares.

Autor: Divulgação


Ressurreição na prática: como atingir a maturidade espiritual?

Em obra inédita, o teólogo Eugene H. Peterson convida fiéis a reavivar o chamado à formação cristã.

Autor: Divulgação


Síganus lança single e clipe com participação de Cristal nas plataformas de “streaming”

'Bom Dia Brasil' dá nome ao novo trabalho do grupo gaúcho que mistura o subgênero do rap, uk drill, com sonoridades da bossa nova e do samba.

Autor: Divulgação

Síganus lança single e clipe com participação de Cristal nas plataformas de “streaming”

42 dias para encontrar um propósito de vida

Best-seller com mais de 80 milhões de exemplares vendidos, "Uma Vida com Propósitos", de Rick Warren, desvenda os princípios fundamentais para uma existência cristã significativa.

Autor: Divulgação


Mudanças na infância: existe uma fórmula para adaptação?

Para o autor britânico Karl Newson, a resposta pode ser encontrada com ajuda da imaginação.

Autor: Divulgação