Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Como opiniões se tornam julgamentos

Como opiniões se tornam julgamentos

21/10/2023 Divulgação

Em seu novo livro, o mestre em Direito Constitucional, Ribas de Lima, investiga como as pessoas julgam e são julgadas.

Como opiniões se tornam julgamentos

Como as pessoas proferem julgamentos e como essas os recebem? De que maneira essas experiências se desdobram no convívio cotidiano? E de que forma essas vivências se desenvolvem no contexto jurídico? Estas são as questões centrais que Ribas de Lima se propõe a elucidar no seu livro Faces Públicas do Julgamento, publicado pela Kotter Editorial.

O autor aborda a experiência da “Imputação”, investigando como uma acusação, mesmo que sutil, é recebida pelos interlocutores. Ele direciona o leitor a refletir sobre um paradoxo nessa compreensão: as pessoas sabem bem quando o justo é reclamado, embora a justiça não esteja aí, na aclamação pelo justo. Assim, justificativas são prestadas por boa-fé ou por hipocrisia. A dinâmica dos julgamentos, quer nos tribunais, quer nos encontros corriqueiros, revelam-se surpreendentemente semelhantes e mais intrincadas do que a referências às leis.

Opiniões concentram as manifestações dos julgamentos. E há uma opinião quando a outra responde. Ao explorar a “Polêmica” na comunicação do julgamento, Ribas de Lima aponta que a contradição a uma acusação supõe a compreensão dessa. As respostas variam entre discordâncias e concordâncias, de diferentes modos. Todas são conjecturas, a despeito da consciência de seus emissores. Há uma espécie de despropósito, que impede desenhar arranjos entre esses julgamentos (exceto atinar fronteiras metodológicas à análise da intersubjetividade), e que acende ainda mais debates.

Outro ponto interrogado é a “Responsabilidade”. Debruçando-se sobre casos contemporâneos, como o cancelamento e as fake news, Ribas de Lima questiona como os debatedores podem ser responsáveis pelas opiniões que expressam em meio às polêmicas. Por diferentes abordagens, não há variáveis: a polêmica confirma que a opinião está em discussão, sem revelar o que se passa nas mentes do acusador, do acusado ou dos demais debatedores.

Por fim, a obra aborda a “Decisão”, quando a opinião está entre outras opiniões. Em meio a debates contínuos, cada polemista eventualmente toma uma posição, seja a favor ou contra um réu, ou um assunto. Mesmo que todos possuam uma posição pessoal sobre o ato debatido, se esse é justo ou se ele é injusto, não há uma justiça, universal ou em si, que satisfaça a todos. Pergunta o autor, sendo precárias as decisões, por que seguir discutindo?

Ribas de Lima aborda concepções relacionadas à ética a partir de diferentes leituras, de Agostinho a Montaigne, de Hannah Arendt a Wittgenstein, de Walter Benjamin a Daniel Kahnemann. No entanto, seu texto se guia pelas próprias experiências públicas de julgamento. No lugar de oferecer respostas, o autor incita uma discussão aberta, considerando as complexidades de cada situação e em desafio às concepções vigentes de justiça, julgamento e opinião.

Faces Públicas do Julgamento propõe uma análise profunda e provocativa sobre a importância de como se efetiva o julgar na sociedade contemporânea, tanto na esfera social quanto no âmbito institucional, destacando a responsabilização, a abertura mútua e a busca pela justiça circunstancial num mundo cada vez mais polarizado. É uma leitura essencial para aqueles que buscam compreender as dinâmicas interpessoais e políticas de nosso tempo.

Ficha técnica

Livro: Faces Públicas do Julgamento
Autor: Ribas de Lima
Editora: Kotter Editorial
Páginas: 392
Preço: R$ 89,70
Onde encontrar: Kotter Editorial

Para mais informações sobre livros clique aqui...

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!

Entre para o nosso grupo de notícias no WhatsApp

Fonte: LC Agência de Comunicação



Um reencontro com os sentidos no mundo automatizado

Em "A ferrugem do sorriso", livro com poemas e ilustrações surrealistas, Patricïa Ytap convida os leitores a se distanciarem da velocidade e da lógica comuns na realidade.

Autor: Divulgação

Um reencontro com os sentidos no mundo automatizado

Com a IA, o que sobrará da literatura?

Quem publicou na Amazon recentemente deve ter notado o campo para marcar se usou Inteligência Artificial.

Autor: Víktor Waewell

Com a IA, o que sobrará da literatura?

Seus pensamentos não te deixam dormir?

Analista de Perfil Comportamental traça o mapa de uma jornada introspectiva para quem deseja superar o comodismo, adaptar-se às mudanças e moldar afirmações em ações.

Autor: Divulgação


Neuroescravização: seu celular está te deixando doente

“Ninguém é produtivo o tempo inteiro, ninguém é feliz o tempo inteiro, mas é possível ser mais feliz e produtivo. E isso sem acabar com a saúde mental.”

Autor: Divulgação


Brasil tem 25 milhões de consumidores de livros

"Projeto Escritor 2024" mostra como conquistá-los.

Autor: Divulgação

Brasil tem 25 milhões de consumidores de livros

Como (re)começar quando um grande amor vai embora?

É isso que o leitor vai descobrir em "Doce como você", novo livro da best-seller Kate Canterbary, cuja protagonista é abandonada pelo noivo horas antes do casamento.

Autor: Divulgação


Mitos e símbolos traduzem a experiência humana

João Paulo Martins interpreta e detalha mandalas, yantras e o simbolismo dos animais em civilizações diversas a partir do Oriente.

Autor: Divulgação


Por que algumas pessoas são mais criativas do que outras?

Em "Pensamento Criativo" Michael Michalko, especialista no tema e oficial do exército norte-americano, explica como desenvolver ideias inovadoras e evitar padrões de pensamento lineares.

Autor: Divulgação


Ressurreição na prática: como atingir a maturidade espiritual?

Em obra inédita, o teólogo Eugene H. Peterson convida fiéis a reavivar o chamado à formação cristã.

Autor: Divulgação


Síganus lança single e clipe com participação de Cristal nas plataformas de “streaming”

'Bom Dia Brasil' dá nome ao novo trabalho do grupo gaúcho que mistura o subgênero do rap, uk drill, com sonoridades da bossa nova e do samba.

Autor: Divulgação

Síganus lança single e clipe com participação de Cristal nas plataformas de “streaming”

42 dias para encontrar um propósito de vida

Best-seller com mais de 80 milhões de exemplares vendidos, "Uma Vida com Propósitos", de Rick Warren, desvenda os princípios fundamentais para uma existência cristã significativa.

Autor: Divulgação


Mudanças na infância: existe uma fórmula para adaptação?

Para o autor britânico Karl Newson, a resposta pode ser encontrada com ajuda da imaginação.

Autor: Divulgação