Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Uma história de rejeição e hipocrisia no Brasil de 1930

Uma história de rejeição e hipocrisia no Brasil de 1930

18/07/2023 Lenah Oswaldo Cruz

A sociedade moralista das décadas 1930, 40 e 50 condenava qualquer relacionamento que não seguisse os padrões familiares vigentes.

Era também particularmente cruel com as mulheres desquitadas, estigmatizando-as por ter seu casamento desfeito, afinal ela era a “responsável” pelo fracasso do relacionamento, acusada por todos e isolada pelos casais constituídos. A tensão social era forte, mas o assunto velado.

No meu caso, filha de pais desquitados, havia um agravante muito maior. Desde os seis anos de idade me senti gauche, como o anjo torto do verso de Carlos Drummond de Andrade. Minha família se mudou de Ipanema para um apartamento no novo bairro de Laranjeiras e, no dia seguinte à mudança, enquanto meus pais arrumavam as coisas, pedi para descer e brincar com as crianças que vira pela janela. Cheguei devagar junto ao grupo de meninas e, quando quis dar a mão a uma delas para brincar de roda, ouvi:

– Você não pode! Não brinco com você, porque é filha de padre!

Meu pai era padre beneditino, um intelectual, reconhecido e admirado pela sociedade e comunidade eclesiástica de São Paulo. Foi o primeiro diretor da recém fundada Faculdade Católica de Filosofia de São Bento, quando minha mãe, uma bela jovem da sociedade carioca, entrou para a faculdade como sua aluna. Era o ano de 1935 e a paixão os arrebatou.

No livro “A Voz do Tempo”, conto essa história que se tornou um escândalo na época, mas foi completamente abafado pelo teor inusitado e vergonhoso do fato. Eles e as famílias tiveram que se mudar de São Paulo, pela perseguição e rejeição ostensiva, e a vida tomou novos rumos que o destino traçou até a conflituosa separação deles. Eu e meu irmão, frutos desta paixão proibida, sentimos na pele os reflexos da hipocrisia social, sendo desprezados inclusive pelos próprios pais, que pareciam se arrepender das escolhas da vida.

Antes de morrer meu pai pediu-me que fosse enterrado com a batina branca e dourada com a qual se sagrara sacerdote. Quando fui procurar, encontrei um embrulho com cadernos em que deixara escrita a história de sua vida.

Esse manuscrito revelou a mim todo um passado, desde 1880, a partir de meus avós até o dramático desfecho do relacionamento de meus pais. Foi quando percebi que, por mais dolorosa que seja, essa história deveria ser contada. Mesclada à minha memória, tentei, como numa catarse, a reconstrução da nossa vida, para entender por que meus pais – ambos cultos, brilhantes intelectuais e profissionais dedicados à educação –, rejeitaram a nós.

Embora pareça uma saga de família ou a história de um escandaloso caso de amor, ou ainda uma memória pessoal, é, em essência, a história entre o desamparo e a resiliência de um coração humano.

* Lenah Oswaldo Cruz é bibliotecária, empresária e especialista em turismo. Hoje, aos 83 anos, conta a história dos pais Dora e Luiz na autobiografia A Voz do Tempo.

Para mais informações sobre livros clique aqui...

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!

Entre para o nosso grupo de notícias no WhatsApp

Fonte: LC Agência de Comunicação



Um reencontro com os sentidos no mundo automatizado

Em "A ferrugem do sorriso", livro com poemas e ilustrações surrealistas, Patricïa Ytap convida os leitores a se distanciarem da velocidade e da lógica comuns na realidade.

Autor: Divulgação

Um reencontro com os sentidos no mundo automatizado

Com a IA, o que sobrará da literatura?

Quem publicou na Amazon recentemente deve ter notado o campo para marcar se usou Inteligência Artificial.

Autor: Víktor Waewell

Com a IA, o que sobrará da literatura?

Seus pensamentos não te deixam dormir?

Analista de Perfil Comportamental traça o mapa de uma jornada introspectiva para quem deseja superar o comodismo, adaptar-se às mudanças e moldar afirmações em ações.

Autor: Divulgação


Neuroescravização: seu celular está te deixando doente

“Ninguém é produtivo o tempo inteiro, ninguém é feliz o tempo inteiro, mas é possível ser mais feliz e produtivo. E isso sem acabar com a saúde mental.”

Autor: Divulgação


Brasil tem 25 milhões de consumidores de livros

"Projeto Escritor 2024" mostra como conquistá-los.

Autor: Divulgação

Brasil tem 25 milhões de consumidores de livros

Como (re)começar quando um grande amor vai embora?

É isso que o leitor vai descobrir em "Doce como você", novo livro da best-seller Kate Canterbary, cuja protagonista é abandonada pelo noivo horas antes do casamento.

Autor: Divulgação


Mitos e símbolos traduzem a experiência humana

João Paulo Martins interpreta e detalha mandalas, yantras e o simbolismo dos animais em civilizações diversas a partir do Oriente.

Autor: Divulgação


Por que algumas pessoas são mais criativas do que outras?

Em "Pensamento Criativo" Michael Michalko, especialista no tema e oficial do exército norte-americano, explica como desenvolver ideias inovadoras e evitar padrões de pensamento lineares.

Autor: Divulgação


Ressurreição na prática: como atingir a maturidade espiritual?

Em obra inédita, o teólogo Eugene H. Peterson convida fiéis a reavivar o chamado à formação cristã.

Autor: Divulgação


Síganus lança single e clipe com participação de Cristal nas plataformas de “streaming”

'Bom Dia Brasil' dá nome ao novo trabalho do grupo gaúcho que mistura o subgênero do rap, uk drill, com sonoridades da bossa nova e do samba.

Autor: Divulgação

Síganus lança single e clipe com participação de Cristal nas plataformas de “streaming”

42 dias para encontrar um propósito de vida

Best-seller com mais de 80 milhões de exemplares vendidos, "Uma Vida com Propósitos", de Rick Warren, desvenda os princípios fundamentais para uma existência cristã significativa.

Autor: Divulgação


Mudanças na infância: existe uma fórmula para adaptação?

Para o autor britânico Karl Newson, a resposta pode ser encontrada com ajuda da imaginação.

Autor: Divulgação