Portal O Debate
Grupo WhatsApp


Cáries não tratadas podem causar inflamação no coração

Cáries não tratadas podem causar inflamação no coração

01/12/2019 Tatiana Jacob

Todo mundo sabe que a falta de higiene bucal e a não visitação periódica ao dentista podem causar muitos danos aos dentes e à boca em geral.

Mas, o que muita gente não sabe, é que algumas doenças bucais não tratadas – como a cárie, por exemplo – podem trazer problemas sérios ao ser humano.

Algumas pessoas possuem cáries e as mesmas não tem dores como sintomas. Sendo assim, muitos pacientes não procuram o dentista para as consultas de rotina, achando que está tudo bem.

Muitas estão por baixo da restauração ou embaixo do esmalte e não são vistas a olho clínico. Portanto, é necessária a realização de uma radiografia para auxiliar e complementar o exame clínico.

Esse mal, caso não tratado, pode evoluir e atingir o nervo do dente, que vira um campo de cultura onde há muita comida e, consequentemente, muitas bactérias.

Ao passo que essas bactérias são engolidas, elas entram na corrente sanguínea e podem causar várias doenças como febre reumatóide, endocardite, pneumonia, inflamação nos olhos, nos nervos e articulações.

Em alguns casos, como na endocardite, os sintomas podem demorar para se manifestarem. É uma doença grave que provoca a inflamação na membrana que reveste a parede interna do coração e as válvulas cardíacas e é causada por micro-organismos que invadem a corrente sanguínea e se instalam em áreas danificadas do revestimento interno do coração (endocárdio), em válvulas cardíacas defeituosas ou com próteses instaladas e nas grandes artérias.

Além dos problemas bucais interferirem com o resto do organismo, muitas doenças também fazem o caminho inverso e afetam a boca.

Portanto, as visitas periódicas ao dentista são muito importantes para o diagnóstico de qualquer problema com antecedência, a tempo de tratar com procedimentos menos invasivos e não permitir com que bactérias invadam a corrente sanguínea evoluindo para uma doença mais grave, como falamos acima.

* Tatiana Jacob é formada em Odontologia há 17 anos pela Universidade Paulista, possui especialização em endodontia e prótese dentária e pós-graduação em harmonização orofacial.

Fonte: DF Press



Autismo, respeito e compreensão

No dia 02 de abril é comemorado o Dia Mundial da Conscientização do Autismo.


A importância da vacina da gripe para os diabéticos

O assunto que é destaque há semanas é o coronavírus, porém não podemos deixar de falar da importância da vacina da gripe para os idosos.

A importância da vacina da gripe para os diabéticos

Meditação: como as crianças e adolescentes podem praticar

Incluir a atividade na rotina com a família pode contribuir durante o período de isolamento social.

Meditação: como as crianças e adolescentes podem praticar

Gordura abdominal prejudica coluna e joelhos

Mesmo em casa, é possível fazer quatro exercícios simples e seguir algumas dicas de alimentação para acabar com o excesso de peso ao redor da cintura.

Gordura abdominal prejudica coluna e joelhos

O canabidiol no tratamento da endometriose

O março amarelo é o mês dedicado à conscientização sobre a endometriose.


Quarentena e sanidade mental: é possível?

A pandemia do coronavírus impôs abruptamente a todas as pessoas a realidade da quarentena: privação da liberdade, limites, mudança de hábitos e rotinas, dificuldades financeiras e organizacionais.


Coronavírus e câncer: cuidado redobrado com o paciente oncológico

Pacientes com câncer podem apresentar imunidade mais baixa, ficando mais vulneráveis.

Coronavírus e câncer: cuidado redobrado com o paciente oncológico

Problemas psicológicos x COVID-19

Com a chegada do COVID-19 no Brasil, podemos notar que o comportamento das pessoas mudou.


Coronavírus e isolamento social

O mundo está sendo convulsionado pelo avanço da pandemia da Covid-19, que afeta e transtorna a vida da humanidade, em todos os sentidos e dimensões, de forma que ainda não conseguimos identificar com clareza as consequências.


Saúde emocional durante o isolamento social: o que fazer?

Vivemos tempos difíceis e incertos frente à pandemia de coronavírus, que exige de nós muitas mudanças.


O micro-organismo que afeta o comportamento e a saúde emocional

Seja no jornal, nos noticiários da TV ou nos sites de notícias, o tema é monotemático: coronavírus (Covid-19).


Telemedicina: liberação necessária na luta contra o coronavírus

A Telemedicina será utilizada “em caráter de excepcionalidade e enquanto durar a batalha de combate ao contágio da Covid-19”.