Portal O Debate
Grupo WhatsApp


Fevereiro é mês de conscientização do Lúpus, Fibromialgia e Alzheimer

Fevereiro é mês de conscientização do Lúpus, Fibromialgia e Alzheimer

11/02/2020 Divulgação

Embora sejam doenças que não têm cura o diagnóstico precoce e correto pode garantir melhor qualidade de vida aos pacientes.

Fevereiro é mês de conscientização do Lúpus, Fibromialgia e Alzheimer

A campanha Fevereiro Roxo visa conscientizar a população sobre três doenças incuráveis: Lúpus, Fibromialgia e Alzheimer. Ela informa e incentiva as pessoas para que procurem o diagnóstico precoce e correto das doenças que são autoimunes (corpo ataca o próprio organismo) degenerativas, para, desta forma, poder garantir qualidade de vida aos portadores das doenças com o acompanhamento médico adequado.

Lúpus
De causas desconhecidas, o Lúpus é uma doença que pode atingir qualquer parte do corpo. Entre os órgãos mais atingidos estão a pele, rins, cérebro, pulmões e articulações. Ela pode causar dores frequentes, manchas no corpo, sensibilidade ao sol e até mesmo, convulsões.

"Os sintomas e a gravidade da doença variam de acordo com os órgãos que foram afetados. O tratamento, portanto, é feito de acordo com o lugar e a intensidade. Cuidados diários como a proteção solar e uso de medicamentos imunossupressores são algumas medidas tomadas para controlar os efeitos do Lúpus. O diagnóstico precoce e o tratamento adequado podem garantir ao paciente com Lúpus uma vida normal.", explica o Dr. Dawton Torigoe, reumatologista do HCor.

Fibromialgia
A fibromialgia é uma afecção comum, muito frequente em mulheres. E caracterizada, principalmente, por fortes dores em todo o corpo. Seus principais sintomas são as dores generalizadas, cansaço contínuo e insônia. Muitas vezes, vem acompanhada ainda de depressão e ansiedade.

"Um aspecto fundamental do tratamento, é a atividade física, especialmente a aeróbica: caminhada, corrida e natação. Elas são extremamente importantes para a melhora de todos os sintomas da doença", afirma o Dr. Torigoe.

Alzheimer
É um transtorno neurológico degenerativo, mais comum entre pessoas idosas. É uma das principais causas de demência e acomete mais de um milhão de brasileiros. A condição causa a morte gradual dos neurônios, provocando a perda de memória e de outras funções cognitivas, como capacidade de organização, orientação de tempo e espaço, entre outras.

O tratamento ainda não é capaz de alterar o curso natural da doença. Entretanto, existem medicamentos disponíveis para atenuar os sintomas.

Fonte: Target Estratégia em Comunicação



A importância da vacina da gripe para os diabéticos

O assunto que é destaque há semanas é o coronavírus, porém não podemos deixar de falar da importância da vacina da gripe para os idosos.

A importância da vacina da gripe para os diabéticos

Meditação: como as crianças e adolescentes podem praticar

Incluir a atividade na rotina com a família pode contribuir durante o período de isolamento social.

Meditação: como as crianças e adolescentes podem praticar

Gordura abdominal prejudica coluna e joelhos

Mesmo em casa, é possível fazer quatro exercícios simples e seguir algumas dicas de alimentação para acabar com o excesso de peso ao redor da cintura.

Gordura abdominal prejudica coluna e joelhos

O canabidiol no tratamento da endometriose

O março amarelo é o mês dedicado à conscientização sobre a endometriose.


Quarentena e sanidade mental: é possível?

A pandemia do coronavírus impôs abruptamente a todas as pessoas a realidade da quarentena: privação da liberdade, limites, mudança de hábitos e rotinas, dificuldades financeiras e organizacionais.


Coronavírus e câncer: cuidado redobrado com o paciente oncológico

Pacientes com câncer podem apresentar imunidade mais baixa, ficando mais vulneráveis.

Coronavírus e câncer: cuidado redobrado com o paciente oncológico

Problemas psicológicos x COVID-19

Com a chegada do COVID-19 no Brasil, podemos notar que o comportamento das pessoas mudou.


Coronavírus e isolamento social

O mundo está sendo convulsionado pelo avanço da pandemia da Covid-19, que afeta e transtorna a vida da humanidade, em todos os sentidos e dimensões, de forma que ainda não conseguimos identificar com clareza as consequências.


Saúde emocional durante o isolamento social: o que fazer?

Vivemos tempos difíceis e incertos frente à pandemia de coronavírus, que exige de nós muitas mudanças.


O micro-organismo que afeta o comportamento e a saúde emocional

Seja no jornal, nos noticiários da TV ou nos sites de notícias, o tema é monotemático: coronavírus (Covid-19).


Telemedicina: liberação necessária na luta contra o coronavírus

A Telemedicina será utilizada “em caráter de excepcionalidade e enquanto durar a batalha de combate ao contágio da Covid-19”.


Universidade vai fabricar álcool gel contra Coronavírus

Produtos obedecem rigorosamente todas as normas de boas práticas de fabricação.

Universidade vai fabricar álcool gel contra Coronavírus