Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Jump the curve: como não cometer o erro que mata startups?

Jump the curve: como não cometer o erro que mata startups?

26/04/2023 Tania Gomes

Aprendemos no cenário de inovação que todo produto e serviço possui um ciclo de vida, como nascimento, crescimento, maturidade e declínio.

Jump the curve: como não cometer o erro que mata startups?

Trata-se da famosa curva “S”. Não à toa, achamos que este conceito é correto e válido para a vida toda, mas será que é isso mesmo? Caso você seja um empreendedor de inovação, pode ter certeza que não. E, para isso, precisamos compreender inicialmente o que é o “Jump the curve”, para assim entendermos como não entrar em declínio.

Ao iniciar a jornada empreendedora, a primeira coisa que fazemos é abrir um CNPJ e alinhado a essa atitude, temos duas certezas: vamos começar a pagar impostos e, consequentemente, olharemos para o nosso produto ou solução sempre com o pensamento de como mantê-los vivos, saudáveis e especiais para os clientes no maior tempo possível.

Um grande exemplo são as câmeras fotográficas. Ao todo, somente em 2009, foram vendidas 120 milhões de unidades, porém quando olhamos para o ano de 2019, notamos um registro de apenas 15 milhões de vendas. Mas, afinal, o que aconteceu neste mercado para ter uma queda tão abrupta em pouco tempo? Acontece que a indústria fotográfica em si, não se atentou a chegada de um produto que pudesse substituir as máquinas e ainda auxiliar em tantas outras soluções: os celulares. Lembrando que ambos não são concorrentes diretos e nunca foram, mas um arruinou o faturamento do outro. Neste caso, o maior problema foi os empreendedores não se atentaram que já estavam nesta curva em processo de declínio e, com isso, desenvolverem novas soluções e diferenciais.

Há uma definição de “Jump the curve”, que diz: “Viva no futuro e construa o que falta lá”. Este é um modo simples de dizer: planeje, olhe para o amanhã, entenda até quando a sua solução vai ser essencial para o público-alvo! Pois, quando você pensa desse jeito, automaticamente, você evita o declínio.

Atualmente, existe um caminho factível que minimiza esta queda: “Desapegar da solução e se apegar ao problema”. Quando você se apropria desta inflexão, toda solução descoberta fará sentido. Dessa maneira, é possível dispor de um mercado que já possui essa dor e, digo mais, que certamente irá comprar sua fórmula.

Porém, vale lembrar: independente da solução continuar sendo adquirida pela população, sempre é possível e necessário atualizá-la. Conhecido como “inovação incremental”, este processo visa localizar o que está faltando para que o produto ou serviço continue fazendo a diferença na vida e rotina do cliente. Sendo assim, incrementar novas soluções com o objetivo de aprimorá-las, provavelmente evitará a curva de declínio e, consequentemente, iniciará um processo reverso, isto é, de crescimento.

Mas, será que se a indústria fotográfica tivesse percebido que o celular viraria um substituto tão acessível financeiramente e fácil de manipular, ela não teria tomado a frente e pensado em outras soluções que continuassem fidelizando os respectivos clientes até hoje? Certamente sim!

O ecossistema de inovação é uma montanha-russa, uma vez que pessoas e equipes atingem um platô em sua produtividade, mercados e segmentos ficam saturados etc. Por isso, muitas vezes, compreender o crescimento não linear da curva S é fundamental. Isto permitirá você se antecipar aos inúmeros mercados inovadores, contribuirá na criação de novos produtos e, sobretudo, a liderar equipes de startups ou inovações para o sucesso.

Portanto, gostaria de deixar algumas provocações! Olhe para o negócio e responda três perguntas: Qual é o impacto positivo que a minha empresa causa na vida das pessoas? Por que você escolheu fazer isso? E, como você mantém isso importante na vida dos clientes? Logo após, você vai entender que o “Jump the curve” é um exercício conectado ao propósito de existência da sua marca!

Pense nisso!

* Tania Gomes é diretora de Inovação do hub de open innovation Ibrawork.

Para mais informações sobre startups clique aqui...

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!

Entre para o nosso grupo de notícias no WhatsApp

Fonte: Piar Comunicação



Cemig seleciona startups para desenvolvimento de soluções

Programa é o maior em inovação aberta do setor elétrico brasileiro.

Autor: Divulgação

Cemig seleciona startups para desenvolvimento de soluções

Startup cria plataformas de formação complementar para professores

Os professores podem aproveitar as plataformas para criar uma relação de ensino-aprendizagem na sala de aula, pois permite que eles ensinem os seus alunos ao mesmo tempo que aprendem.

Autor: Divulgação

Startup cria plataformas de formação complementar para professores

5 formas de investir em startups com mais segurança

Investir em startups pode ser uma aventura emocionante, mas também traz consigo riscos significativos.

Autor: Ana Paula Debiazi

5 formas de investir em startups com mais segurança

Startup cresce mais de 300% conectando “talentos tech” com empresas

Growyx foi fundada em 2021 e já conta com mais de 20 mil profissionais cadastrados na plataforma.

Autor: Divulgação

Startup cresce mais de 300% conectando “talentos tech” com empresas

Startup paulista propõe o uso de drones para erradicar o mosquito da dengue

O projeto teve apoio do Programa FAPESP Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas (PIPE).

Autor: Divulgação

Startup paulista propõe o uso de drones para erradicar o mosquito da dengue

Os insights que a crise dos investimentos trouxe para as startups

Cada crise é única, e as lições aprendidas podem variar dependendo da natureza e do alcance da crise.

Autor: Rafael Kenji Hamada

Os insights que a crise dos investimentos trouxe para as startups

Como criar uma equipe poderosa para sua startup

Contar com uma equipe poderosa, que ajude a construir o crescimento da empresa, é o sonho de qualquer empreendedor.

Autor: Divulgação

Como criar uma equipe poderosa para sua startup

Startup mineira facilita contratos com órgãos públicos

Licitei, parte do portfólio da Dome Ventures, acaba de ganhar aporte de 150 mil dólares da Microsoft.

Autor: Diogo Catão

Startup mineira facilita contratos com órgãos públicos

Você tem perfil para ser CEO de startup?

Características importantes para quem pretende iniciar um modelo de negócio.

Autor: Marilucia Silva Pertile

Você tem perfil para ser CEO de startup?

Cinco dicas para uma startup conquistar sucesso em 2024

Com a proximidade de um novo ano, empreendedores podem aproveitar para dar um novo gás aos seus negócios.

Autor: Marilucia Silva Pertile

Cinco dicas para uma startup conquistar sucesso em 2024

Mortalidade de startups cresce em 2023: como reverter esse cenário?

O importante é que busquem o apoio de uma consultoria especializada no tema para que identifiquem a melhor opção conforme sua realidade e objetivos e se estruturem da melhor formato possível.

Autor: Alexandre Pierro

Mortalidade de startups cresce em 2023: como reverter esse cenário?

4 dicas jurídicas para abrir e manter startups

Inovar e criar soluções tecnológicas para diversos tipos de segmentos são um dos principais objetivos de uma startup.

Autor: Patrícia Zanlorenci

4 dicas jurídicas para abrir e manter startups