Mais de 500 startups inscritas no “ilmpact”
Mais de 500 startups inscritas no “ilmpact”
Iniciativa do Innovation Latam em parceria com a Fundação Dom Cabral qualifica startups comprometidas com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável definidos pela ONU.
O selo iImpact recebeu neste ano 555 inscrições de startups de 24 países. Desenvolvida pelo Innovation Latam em parceria com a Fundação Dom Cabral, a iniciativa reconhece startups que estão realmente gerando impacto socioambiental positivo na América Latina.
O Brasil concentra o maior número de inscrições, com 311 participantes. Em seguida, aparecem México (38), Chile (28) Peru (26) Argentina e Colômbia (24 de cada país).
Um destaque no perfil das participantes é a predominância de startups maduras. Do total de inscritas, 86,7% têm ao menos um MVP (Mínimo Produto Viável) estruturado. Metade (53,9%) das startups já está em fase de tração (traction) ou escala (scale-up).
Em relação ao modelo de negócio, a maior parte delas (66,7%) tem operações B2B ou B2B2C. A análise de perfil mostra ainda que 18% atuam no mercado B2C, 12,2% no marketplace e o restante P2P.
Para o Prof. Fabian Salum da FDC, líder da metodologia de pesquisa, a edição 2021, em particular, demonstra o interesse e seletiva escolha com aderência recorrente das startups ao projeto iImpact. “Percebe-se, na primeira fase da coleta de dados, que as startups participantes demonstraram novamente o interesse em compartilhar seus projetos, modelos de negócios, e formas de medir o impacto gerado de forma representativa e correlacionada à alguma das 17 ODS da ONU.”
Fonte: Tamer Comunicação