Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Do carro próprio aos apps: a mudança de paradigma na mobilidade urbana

Do carro próprio aos apps: a mudança de paradigma na mobilidade urbana

20/07/2023 Thiago Hidalgo

Estamos vivenciando uma revolução silenciosa nas ruas das nossas cidades, impulsionada principalmente pelos aplicativos de mobilidade urbana.

Do carro próprio aos apps: a mudança de paradigma na mobilidade urbana

Essas inovadoras plataformas têm sacudido as estruturas do transporte tradicional e desafiado o paradigma da posse de veículos particulares. Mas será que realmente compreendemos a magnitude dessa transformação? Será que estamos preparados para questionar o status quo e explorar novas perspectivas sobre a mobilidade individual?

É inegável que os apps de mobilidade urbana representam uma alternativa viável e atraente aos meios de transporte, como o metrô e os ônibus. Com a crescente urbanização e os desafios do trânsito nas cidades, essas plataformas oferecem uma série de benefícios. No entanto, a sua influência vai muito além. Elas estão desencadeando uma mudança cultural e comportamental que está redefinindo a forma como nos deslocamos e, consequentemente, moldando o futuro das nossas metrópoles.

Um dos impactos dessa revolução pode ser notado na redução da compra de veículos particulares. Segundo dados divulgados pela Fenabrave, em janeiro deste ano foram vendidos 130.460 automóveis e veículos comerciais leves, o que representa uma queda de 35% em comparação a dezembro de 2022. Como uma solução para estimular a compra de automóveis, o Governo Federal tem investido em medidas para baratear o custo de carros particulares. Entre as providências vistas nos últimos meses, está a redução dos impostos nos valores finais desses carros, o que pode contribuir para o crescimento do setor.

A iniciativa pode gerar mais vendas e atrair compradores, mas os apps de mobilidade também estão todos os dias buscando inovação para atrair mais passageiros, o que torna a área de transporte ainda mais competitiva. Não é à toa que, segundo levantamento de 2022 da startup Loft, as cidades brasileiras lideram no uso de transporte por app em toda a América Latina. A propósito, São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte estão no topo do ranking.

O grande ponto é: adquirir um veículo próprio envolve uma série de despesas, como a compra do automóvel, seguro, manutenção, combustível e até estacionamento. Entretanto, a redução na compra de veículos particulares é apenas a ponta do iceberg. Nós devemos nos perguntar o que está realmente impulsionando essa mudança de paradigma. Ao utilizar os apps, os usuários podem evitar os custos fixos e pagar apenas pelas viagens realizadas, suprindo, mesmo assim, as necessidades de locomoção do dia a dia.

Por outro lado, baratear a compra de veículos novos também pode ser uma oportunidade para que negócios de apps de mobilidade urbana se expandam ainda mais, pois abrirá caminho para compradores se tornarem motoristas e gerarem renda extra com as corridas. Ao anunciar o fim do programa de carro zero com desconto, o Governo estimou 125 mil veículos vendidos. Quantos desses compradores se tornarão motoristas e contribuirão para o desenvolvimento da mobilidade urbana?

O potencial é enorme, visto que os apps oferecem conveniência, acessibilidade e uma experiência personalizada – tudo isso alinhado a uma abordagem mais sustentável de mobilidade. Esses fatores combinados estão desafiando as normas estabelecidas e colocando em xeque a ideia arraigada de que ter um carro é uma necessidade essencial.

Por isso, destaco sempre que a transformação da mobilidade urbana está ocorrendo diante dos nossos olhos – e há espaço para todos, seja para quem prefira ter um carro para as suas viagens particulares ou quem prioriza aos aplicativos de transporte como uma solução mais prática e econômica. Estamos testemunhando uma nova era da mobilidade, onde a combinação de tecnologia, sustentabilidade e conveniência está moldando o futuro das nossas cidades.

* Thiago Hidalgo é CEO do Consórcio 3C.

Para mais informações sobre mobilidade urbana clique aqui...

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!

Entre para o nosso grupo de notícias no WhatsApp

Fonte: Sing Comunicação de Resultados



A Iveco Brasil versus Iveco Bus Europa: entenda as razões para tantas diferenças

Um dos ensinamentos em comunicação: se você não se explica, você dá asas para a imaginação, e pior, para os concorrentes.

Autor: Marcos Villela Hochreiter

A Iveco Brasil versus Iveco Bus Europa: entenda as razões para tantas diferenças

Critérios para escolher o reparador de tanques do seu veículo

Na área de manutenção de veículos e equipamentos industriais, os tanques de combustível frequentemente enfrentam desgaste, vazamentos e corrosão.

Autor: Divulgação

Critérios para escolher o reparador de tanques do seu veículo

Automóveis elétricos: desafios e perspectivas para as locadoras

O cenário atual da mobilidade elétrica no Brasil apresenta um paradoxo intrigante.

Autor: Marcos Villela Hochreiter

Automóveis elétricos: desafios e perspectivas para as locadoras

Combustíveis, a nova Meca dos investidores

Um dos setores mais rentáveis é o de energia e combustíveis, que movimenta trilhões de dólares em todo mundo.

Autor: Cleiton Santos Santana

Combustíveis, a nova Meca dos investidores

Identificação correta dos amortecedores evita erro de aplicação

Existem amortecedores que são semelhantes na parte externa, no entanto, bem diferentes internamente e exige atenção na hora de aplicar a peça no veículo.

Autor: Divulgação

Identificação correta dos amortecedores evita erro de aplicação

Como funcionam as pastilhas de freio: causas do desgaste prematuro

Desgaste natural do material de atrito da pastilha varia de intensidade se o condutor costuma frear de forma brusca ou leve.

Autor: Divulgação

Como funcionam as pastilhas de freio: causas do desgaste prematuro

Volkswagen avança com veículos comerciais leves autônomos

A eletrificação de VCLs é estratégica, especialmente para entregas urbanas de última milha.

Autor:  Filipi Goschrman

Volkswagen avança com veículos comerciais leves autônomos

Escassez global de motoristas de caminhão: desafios e soluções

A escassez de motoristas de caminhão é um problema crônico que afeta o setor de transporte rodoviário em todo o mundo.

Autor: Marcos Villela Hochreiter

Escassez global de motoristas de caminhão: desafios e soluções

O que podemos aprender com os novos padrões de emissões dos EUA?

O que podemos aprender com essas novas regras?

Autor: Marcos Villela Hochreiter

O que podemos aprender com os novos padrões de emissões dos EUA?

Sinais de problemas no coxim do motor

Vibração na carroceria do veículo é um dos indícios que podem indicar comprometimento da peça.

Autor: Divulgação

Sinais de problemas no coxim do motor

Scania apresenta novo caminhão elétrico com autonomia de 520 km

A sustentabilidade é um pilar central nessa transição para a eletrificação.

Autor: Marcos Villela Hochreiter

Scania apresenta novo caminhão elétrico com autonomia de 520 km

Dupla direção, dupla eficiência: o novo caminhão de Bombeiros

Não é foto montagem com IA e nem “fake news”.

Autor: Marcos Villela Hochreiter

Dupla direção, dupla eficiência: o novo caminhão de Bombeiros