Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Os desafios da tecnologia na gestão pública e contábil

Os desafios da tecnologia na gestão pública e contábil

08/11/2022 Helbert Lopes de Macedo

A tecnologia não é apenas uma opção para o setor público, é uma necessidade legítima que se impõe aos processos da administração pública e que requer do gestor atualização constante e melhor adaptação.

Quando se trata da gestão dos recursos públicos, por exemplo, um bom sistema de informações deve ser o suporte dos registros contábeis e administrativos, com o objetivo de garantir maior transparência e domínio ao patrimônio público.

Atualmente, o que se percebe no setor público é que o uso da tecnologia está proporcionando cada vez mais a redução de custos, o aumento de produtividade, a abertura de novos negócios e o aumento da eficiência em vários setores.

Por isso, não resta dúvida que a tecnologia tem um impacto positivo e indispensável para a gestão pública melhorando consideravelmente a rotina dos servidores permitindo que documentos e processos corram de forma mais rápida e dentro do prazo.

Em um período em que as instituições públicas se percebem com o desafio de resgatar a sua credibilidade diante da sociedade, a tecnologia e a transparência são os grandes pilares para que os governos possam fazer a diferença na vida dos cidadãos.

O que está faltando é unificar todos os serviços e ferramentas oferecendo tanto para a população como para os gestores e agentes públicos, formas simples, práticas e sólidas, para que a máquina pública seja um cenário único.

Em todo setor seja público ou privado é indispensável ter um departamento contábil que entenda da gestão financeira. O que muitas pessoas não sabem é que o papel do contador vai além do auxílio prestado no pagamento de impostos.

A atuação desse profissional está diretamente relacionada à criação de uma visão estratégica com foco em resultados.

A contabilidade pública, “é um dos ramos mais complexos da ciência contábil, e tem por objetivo captar, registrar, acumular, resumir e interpretar os fenômenos que afetam as situações orçamentárias, financeiras, patrimoniais” das entidades públicas (Kohama, 2000, p.50).

As informações contábeis são de muita importância para a gestão pública municipal, pois através delas é possível prestar esclarecimentos à sociedade e ainda estabelecer parâmetros de melhorias para o município.

O Ranking da Qualidade da Informação Contábil e Fiscal no Siconfi, lista o posicionamento de estados, capitais e municípios do Brasil de acordo com os dados fiscais e contábeis encaminhados ao Siconfi.

* Helbert Lopes de Macedo é Contador/Administrador, CEO da HLH Assessoria e Consultoria Ltda.

Para mais informações sobre tecnologia clique aqui…

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!

Fonte: Naves Coelho Comunicação



Violência urbana no Brasil, uma guerra desprezada

Reportagem recente do jornal O Estado de S. Paulo, publicada no dia 3 de março, revela que existem pelo menos 72 facções criminosas nas prisões brasileiras.

Autor: Samuel Hanan


Mundo de mentiras

O ser humano se afastou daquilo que devia ser e criou um mundo de mentiras. Em geral o viver passou a ser artificial.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


Um País em busca de equilíbrio e paz

O ambiente político-institucional brasileiro não poderia passar por um tempo mais complicado do que o atual.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Nem Nem: retratos do Brasil

Um recente relatório da OCDE coloca o Brasil em segundo lugar entre os países com maior número de jovens que não trabalham e nem estudam.

Autor: Daniel Medeiros


Michael Shellenberger expôs que o rei está nu

Existe um ditado que diz: “não é possível comer o bolo e tê-lo.”

Autor: Roberto Rachewsky


Liberdade política sem liberdade econômica é ilusão

O filósofo, cientista político e escritor norte-americano John Kenneth Galbraith (1908-2006), um dos mais influentes economistas liberais do Século XX, imortalizou um pensamento que merece ser revivido no Brasil de hoje.

Autor: Samuel Hanan


Da varíola ao mercúrio, a extinção indígena persiste

Os nativos brasileiros perderam a guerra contra os portugueses, principalmente por causa da alta mortalidade das doenças que vieram nos navios.

Autor: Víktor Waewell


A importância de uma economia ajustada e em rota de crescimento

Não é segredo para ninguém e temos defendido há anos que um parque industrial mais novo, que suporte um processo de neoindustrialização, é capaz de produzir mais e melhor, incrementando a produtividade da economia como um todo, com menor consumo de energia e melhor sustentabilidade.

Autor: Gino Paulucci Jr.


O fim da excessiva judicialização da política

O projeto também propõe diminuir as decisões monocráticas do STF ao mínimo indispensável.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


O inesperado e o sem precedentes

Na segunda-feira, 1º de abril, supostos aviões militares de Israel bombardearam o consulado iraniano em Damasco, na Síria.

Autor: João Alfredo Lopes Nyegray


Crédito consignado e mais um golpe de milhões de reais

No mundo das fraudes financeiras, é sabido que os mais diversos métodos de operação são utilizados para o mesmo objetivo: atrair o maior número possível de vítimas e o máximo volume de dinheiro delas.

Autor: Jorge Calazans


Quando resistir não é a solução

Carl Gustav Jung, psiquiatra suíço, fundador da psicologia analítica, nos lembra que tudo a que resistimos, persiste.

Autor: Renata Nascimento