Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Por que o Upskilling será tão importante para os profissionais nos próximos anos

Por que o Upskilling será tão importante para os profissionais nos próximos anos

13/01/2023 Fernando Baldin

Primeiro, vale começar explicando o que é Upskilling: Upskilling é o processo de adquirir novas habilidades ou aperfeiçoar aquelas já existentes, para se tornar mais qualificado e capaz de desempenhar novas tarefas ou atividades em seu trabalho ou em sua vida pessoal.

O objetivo final da upskilling é ajudá-lo a se tornar mais valioso e bem-sucedido em seu trabalho e em sua carreira.

Todos os dias, encontro pessoas falando que querem deixar suas carreiras, conquistadas por meio de cursos superiores ou técnicos, para entrar na área de tecnologia.

Mais do que nunca isto é possível, porque as empresas de tecnologia criaram formas de interagir e criar soluções que dependem muito mais do conhecimento de negócio do analista do que da sua capacidade em escrever código.

A essas soluções damos o nome de low code ou no code, termos que se referem a plataformas ou ferramentas de desenvolvimento de software cuja criação de aplicativos ou soluções de tecnologia são permitidas sem a necessidade de escrever códigos de programação.

Em vez disso, os usuários podem criar aplicativos e soluções usando elementos pré-construídos, como modelos, widgets e outras ferramentas visuais.

E no uso dessas ferramentas, a principal característica é a criatividade. Pois ter a capacidade de ver um mesmo problema por diferentes ângulos permite criar soluções inovadoras.

Por isso, a digitalização dos negócios está mudando a forma como pensamos nossas carreiras; não é mais sobre saber mais do mesmo mercado, mas acompanhar as mudanças e aprender todo dia um pouco sobre algo novo.

A experiência sempre será insubstituível, mas a compreensão de como aplicar novas ferramentas para evoluir a experiência do cliente ou aumentar a produtividade da empresa será uma habilidade fundamental.

Nesse contexto, a promoção do Upskilling para capacitar as pessoas a atuarem em um novo cenário, usando as tecnologias disponíveis, pode acelerar a jornada de transformação digital dos negócios, disseminando a tecnologia como uma ferramenta adicional para todos usarem.

Assim são as tecnologias de automação, que não devem ser algo exclusivo das áreas de TI, mas sim disseminado para outras áreas como: RH, Financeiro, Vendas, Marketing, Contabilidade etc.

Da mesma forma que o e-mail, Excel, Powerpoint e tantas outras ferramentas que usamos no dia a dia já foram vistas como exclusivas de uma área, a automação se espalha pelos departamentos da empresa e os profissionais que entenderem como aplicar em suas rotinas irão se destacar rapidamente. É sobre fazer mais e da melhor forma possível.

Quando ouvíamos falar sobre profissões do futuro, sempre imaginávamos novas atividades ou até novos cargos a serem criados, mas hoje, o futuro é sobre adequação do conhecimento do passado com as possibilidades tecnológicas atuais.

Todo profissional hoje é um potencial disruptor de si mesmo, para isso deve abrir sua mente na busca de novas tecnologias que melhorem o seu desempenho e sua qualidade de vida.

* Fernando Baldin é formado em Relações Públicas com Pós-graduação em Administração de empresas, há mais de 20 anos com Service Desk e Serviços de TI.

Para mais informações sobre upskiling clique aqui…

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!

Fonte: Comunicação Vertical



Os fios da liberdade e o resistir da vida

A inferioridade do racismo é observada até nos comentários sobre os cabelos.

Autor: Livia Marques


Violência urbana no Brasil, uma guerra desprezada

Reportagem recente do jornal O Estado de S. Paulo, publicada no dia 3 de março, revela que existem pelo menos 72 facções criminosas nas prisões brasileiras.

Autor: Samuel Hanan


Mundo de mentiras

O ser humano se afastou daquilo que devia ser e criou um mundo de mentiras. Em geral o viver passou a ser artificial.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


Um País em busca de equilíbrio e paz

O ambiente político-institucional brasileiro não poderia passar por um tempo mais complicado do que o atual.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Nem Nem: retratos do Brasil

Um recente relatório da OCDE coloca o Brasil em segundo lugar entre os países com maior número de jovens que não trabalham e nem estudam.

Autor: Daniel Medeiros


Michael Shellenberger expôs que o rei está nu

Existe um ditado que diz: “não é possível comer o bolo e tê-lo.”

Autor: Roberto Rachewsky


Liberdade política sem liberdade econômica é ilusão

O filósofo, cientista político e escritor norte-americano John Kenneth Galbraith (1908-2006), um dos mais influentes economistas liberais do Século XX, imortalizou um pensamento que merece ser revivido no Brasil de hoje.

Autor: Samuel Hanan


Da varíola ao mercúrio, a extinção indígena persiste

Os nativos brasileiros perderam a guerra contra os portugueses, principalmente por causa da alta mortalidade das doenças que vieram nos navios.

Autor: Víktor Waewell


A importância de uma economia ajustada e em rota de crescimento

Não é segredo para ninguém e temos defendido há anos que um parque industrial mais novo, que suporte um processo de neoindustrialização, é capaz de produzir mais e melhor, incrementando a produtividade da economia como um todo, com menor consumo de energia e melhor sustentabilidade.

Autor: Gino Paulucci Jr.


O fim da excessiva judicialização da política

O projeto também propõe diminuir as decisões monocráticas do STF ao mínimo indispensável.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


O inesperado e o sem precedentes

Na segunda-feira, 1º de abril, supostos aviões militares de Israel bombardearam o consulado iraniano em Damasco, na Síria.

Autor: João Alfredo Lopes Nyegray


Crédito consignado e mais um golpe de milhões de reais

No mundo das fraudes financeiras, é sabido que os mais diversos métodos de operação são utilizados para o mesmo objetivo: atrair o maior número possível de vítimas e o máximo volume de dinheiro delas.

Autor: Jorge Calazans