Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Cresci demais e o que me definia antes não cabe mais. E agora?

Cresci demais e o que me definia antes não cabe mais. E agora?

28/05/2023 Ciro Rocha

Desde os anos 2000, o mundo passa por inúmeras transformações.

Nos últimos cinco anos, tais mudanças foram ainda mais profundas, principalmente com alguns adventos, como: ampliação das redes sociais, lançamento de recursos cada vez mais tecnológicos, meios de pagamento online e, claro, aplicação de inovações como Inteligência Artificial, Realidade Aumentada e Realidade Virtual.

No mundo das marcas, os impactos de tais mudanças são sentidos a cada momento. Muitas empresas passam por situações críticas do ponto de vista de posicionamento e chegam a uma pergunta crucial: cresci demais e minha marca não me define mais. E agora?

É aqui que entram em ação os melhores profissionais de marketing para repensar a marca em seu mercado de atuação.

Perguntas como: como está meu setor hoje?; quais são as personas que consomem meu produto/serviço?; qual o perfil comportamental desses clientes?; em qual posição minha marca está hoje?; qual o nível da minha carteira de clientes?; entre tantas outras questões fundamentais para colocar a marca em seu local de direito.

Uma das formas mais eficazes de fazer todo esse processo é apostar no Brand Innovation. Trata-se de uma metodologia que parte da premissa que, por meio de um olhar estratégico para cultura, experiência, marca e performance, todo negócio pode ser mais relevante, rentável e ir mais longe.

Aqui vale ressaltarmos que tudo isso deve ser feito a partir de um propósito claro, capaz de direcionar estratégias para marcas, apoiado em informação e tecnologia.

O Brand Innovation possibilita, por exemplo, a expansão de uma marca para outros territórios; se tornar referência em uma categoria específica; atrair e reter novos talentos; fortalecer a cultura; crescer exponencialmente em determinado período; encontrar novas rotas de atuação; expandir ou criar franquias do zero; e, claro, manter a liderança em um setor.

Por isso, se seu momento de marca é esse, vale olhar com atenção para o Brand Innovation, estudar as possibilidades e aplicar essa metodologia em seu negócio.

Afinal, toda marca tem uma história para contar! Só é preciso encontrar qual é a sua!

* Ciro Rocha é fundador da Enredo, uma empresa de inovação especializada na transformação de negócios, por meio do Branding, Arquitetura e Gestão de Marcas.

Para mais informações sobre marketing clique aqui…

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!

Entre para o nosso grupo de notícias no WhatsApp

Fonte: Piar Group



Leitores em extinção

Ontem, finalmente, tive um dia inteiro de atendimento on-line, na minha casa.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Solidariedade: a Luz de uma tragédia

Todos nós, ou melhor dizendo, a grande maioria de nós, está muito sensibilizado com o que está sendo vivido pela população do Rio Grande do Sul.

Autor: Renata Nascimento


Os fios da liberdade e o resistir da vida

A inferioridade do racismo é observada até nos comentários sobre os cabelos.

Autor: Livia Marques


Violência urbana no Brasil, uma guerra desprezada

Reportagem recente do jornal O Estado de S. Paulo, publicada no dia 3 de março, revela que existem pelo menos 72 facções criminosas nas prisões brasileiras.

Autor: Samuel Hanan


Mundo de mentiras

O ser humano se afastou daquilo que devia ser e criou um mundo de mentiras. Em geral o viver passou a ser artificial.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


Um País em busca de equilíbrio e paz

O ambiente político-institucional brasileiro não poderia passar por um tempo mais complicado do que o atual.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Nem Nem: retratos do Brasil

Um recente relatório da OCDE coloca o Brasil em segundo lugar entre os países com maior número de jovens que não trabalham e nem estudam.

Autor: Daniel Medeiros


Michael Shellenberger expôs que o rei está nu

Existe um ditado que diz: “não é possível comer o bolo e tê-lo.”

Autor: Roberto Rachewsky


Liberdade política sem liberdade econômica é ilusão

O filósofo, cientista político e escritor norte-americano John Kenneth Galbraith (1908-2006), um dos mais influentes economistas liberais do Século XX, imortalizou um pensamento que merece ser revivido no Brasil de hoje.

Autor: Samuel Hanan


Da varíola ao mercúrio, a extinção indígena persiste

Os nativos brasileiros perderam a guerra contra os portugueses, principalmente por causa da alta mortalidade das doenças que vieram nos navios.

Autor: Víktor Waewell


A importância de uma economia ajustada e em rota de crescimento

Não é segredo para ninguém e temos defendido há anos que um parque industrial mais novo, que suporte um processo de neoindustrialização, é capaz de produzir mais e melhor, incrementando a produtividade da economia como um todo, com menor consumo de energia e melhor sustentabilidade.

Autor: Gino Paulucci Jr.


O fim da excessiva judicialização da política

O projeto também propõe diminuir as decisões monocráticas do STF ao mínimo indispensável.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves