Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Investir em PDM ou PLM no mundo da moda?

Investir em PDM ou PLM no mundo da moda?

09/08/2023 João Risoléo

Medir o PLM (Product Lifecycle Management) e o PDM (Product Data Management) na mesma régua é um erro que pode custar caro a todo projeto de gestão de coleções e produtos da sua empresa.

Isso porque existem diferenças claras entre os dois universos. Ambos os conceitos estão imersos na administração de informação de produtos, ou seja, mesmo sendo conceitos relacionados, são distintos, quando utilizados na gestão de produtos ao longo de seu ciclo de vida.

O PDM é uma parte essencial do PLM e se enquadra na gestão dos dados e informações relacionadas a um produto, incluindo documentos técnicos, desenhos, especificações, lista de materiais, arquivos CAD e outras informações importantes para o desenvolvimento, fabricação e manutenção de um produto.

Podemos dizer que o Product Data Management é focado principalmente na organização, controle e rastreamento de dados, a fim de garantir a integridade e consistência das informações de um produto.

Já o PLM, se dá por um conceito mais amplo que engloba o PDM e outras áreas relacionadas ao ciclo de vida do produto, como planejamento estratégico, desenvolvimento de produtos, produção, marketing, fornecedores externos (de mão de obra e/ou produto acabado), vendas e o suporte pós-venda.

Ou seja, o Product Lifecycle Management envolve a coordenação e integra todas as atividades e processos durante o ciclo de um produto, estando presente desde a concepção, até a retirada do mercado.

Esse conceito, diferente de todos os outros, busca gerenciar o produto como um todo, incluindo dados, processos, colaboração, documentação, decisões e informações relevantes em cada estágio.

De forma objetiva, podemos dizer que o PLM, além de possuir as features do PDM, conta com: Informações de tendências; Performance de Vendas em Tempo real; Gestão da Carteira de Clientes; Materiais para o marketing; Criação de catálogos por clientes e Votação de produtos (por clientes internos e externos). 

Segundo o levantamento do site Mordor Intelligence, o mercado de software de gerenciamento do ciclo de vida do produto (PLM) foi avaliado em US$ 21 bilhões em 2020 e deve atingir US$ 32 bilhões até 2026, registrando um CAGR de 6,92% durante o período de previsão de 2021 - 2026.

Nesse sentido, podemos observar que o mercado está compreendendo os benefícios que o Product Lifecycle Management traz para as marcas.

Portanto, podemos dizer que o PLM vem a ser a melhor solução estratégica que existe no momento.

Além de engajar pessoas desde seu início, apresenta soluções alinhadas à área de negócios, o que é muito importante para a sobrevivência de uma marca.

Dessa forma, conseguiremos reunir todas as pontas da cadeia de produção, de forma eficiente.

* João Risoléo é CEO da uMode, startup que oferece soluções para Marcas de Moda.

Para mais informações sobre gestão clique aqui…

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!

Entre para o nosso grupo de notícias no WhatsApp

Fonte: PiaR Group



O jovem e o voto

Encerrou-se no dia 8 de maio o prazo para que jovens de 16 e 17 anos pudessem se habilitar como eleitores para as eleições municipais deste ano.

Autor: Daniel Medeiros


Um mundo fragmentado

Em fevereiro deste ano completaram-se dois anos desde a invasão russa à Ucrânia.

Autor: João Alfredo Lopes Nyegray


Leitores em extinção

Ontem, finalmente, tive um dia inteiro de atendimento on-line, na minha casa.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Solidariedade: a Luz de uma tragédia

Todos nós, ou melhor dizendo, a grande maioria de nós, está muito sensibilizado com o que está sendo vivido pela população do Rio Grande do Sul.

Autor: Renata Nascimento


Os fios da liberdade e o resistir da vida

A inferioridade do racismo é observada até nos comentários sobre os cabelos.

Autor: Livia Marques


Violência urbana no Brasil, uma guerra desprezada

Reportagem recente do jornal O Estado de S. Paulo, publicada no dia 3 de março, revela que existem pelo menos 72 facções criminosas nas prisões brasileiras.

Autor: Samuel Hanan


Mundo de mentiras

O ser humano se afastou daquilo que devia ser e criou um mundo de mentiras. Em geral o viver passou a ser artificial.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


Um País em busca de equilíbrio e paz

O ambiente político-institucional brasileiro não poderia passar por um tempo mais complicado do que o atual.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Nem Nem: retratos do Brasil

Um recente relatório da OCDE coloca o Brasil em segundo lugar entre os países com maior número de jovens que não trabalham e nem estudam.

Autor: Daniel Medeiros


Michael Shellenberger expôs que o rei está nu

Existe um ditado que diz: “não é possível comer o bolo e tê-lo.”

Autor: Roberto Rachewsky


Liberdade política sem liberdade econômica é ilusão

O filósofo, cientista político e escritor norte-americano John Kenneth Galbraith (1908-2006), um dos mais influentes economistas liberais do Século XX, imortalizou um pensamento que merece ser revivido no Brasil de hoje.

Autor: Samuel Hanan


Da varíola ao mercúrio, a extinção indígena persiste

Os nativos brasileiros perderam a guerra contra os portugueses, principalmente por causa da alta mortalidade das doenças que vieram nos navios.

Autor: Víktor Waewell