Portal O Debate
Grupo WhatsApp

O sistema de saúde brasileiro precisa de um novo modelo de governança

O sistema de saúde brasileiro precisa de um novo modelo de governança

16/10/2023 Mara Machado

A administração e a governança do sistema de Saúde brasileiro são complexas e caras, exigindo boa administração e supervisão.

Em 2019, mais de 6% das despesas correntes com a saúde foram destinadas à governança e à administração do sistema de Saúde.

Esta é uma porcentagem mais elevada do que em quase todos os países da região da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE - formada por países-membros que se dedicam a promover o desenvolvimento econômico e o bem-estar social) e mais do dobro da média da OCDE. O Brasil precisa avaliar cuidadosamente os custos e benefícios de seu atual modelo de governança.

Problemas de desempenho sérios e caros envolvem o sistema de Saúde no Brasil. Devido ao uso excessivo, subutilização e mau uso dos cuidados de saúde, os pesquisadores estimam que cerca de 40% dos custos de Saúde são gerados pela má qualidade na gestão do setor.

Conforme indicado no Livro de Jogadas, de Warren Buffett, “preço é o que você paga, mas valor é o que você recebe”. Os compradores de benefícios para a saúde devem se concentrar no valor, não no preço.

O preço é uma parte importante da equação, mas não faz sentido se você não souber o valor do que está recebendo por esse preço.

Infelizmente, na área da Saúde, somos obcecados por preços unitários. Em nenhum outro mercado ou domínio da vida, prestam tanta atenção ao preço e tão pouca atenção ao valor.

Hoje, os prestadores de serviços de Saúde recebem por quantidade, não por qualidade. Serviços com baixo desempenho são mantidos no mercado e recompensados.

Os de melhor desempenho são penalizados financeiramente e desmoralizados profissionalmente. As consequências são óbvias.

Em nítido contraste com praticamente todos os outros setores, a Saúde é bastante opaca. A área da Saúde está cheia de tomadores de decisão - consumidores, médicos e outros prestadores, planos de saúde - que carecem de informações para tomar decisões.

É preciso ouvir e entender a recomendação – o sistema de Saúde brasileiro precisa de novo modelo de governança, precisa de uma Política Nacional que atenda a todos.

* Mara Machado é CEO do Instituto Qualisa de Gestão (IQG).

Para mais informações sobre governança clique aqui…

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!

Entre para o nosso grupo de notícias no WhatsApp

Fonte: Case Comunicação



Solidariedade: a Luz de uma tragédia

Todos nós, ou melhor dizendo, a grande maioria de nós, está muito sensibilizado com o que está sendo vivido pela população do Rio Grande do Sul.

Autor: Renata Nascimento


Os fios da liberdade e o resistir da vida

A inferioridade do racismo é observada até nos comentários sobre os cabelos.

Autor: Livia Marques


Violência urbana no Brasil, uma guerra desprezada

Reportagem recente do jornal O Estado de S. Paulo, publicada no dia 3 de março, revela que existem pelo menos 72 facções criminosas nas prisões brasileiras.

Autor: Samuel Hanan


Mundo de mentiras

O ser humano se afastou daquilo que devia ser e criou um mundo de mentiras. Em geral o viver passou a ser artificial.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


Um País em busca de equilíbrio e paz

O ambiente político-institucional brasileiro não poderia passar por um tempo mais complicado do que o atual.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Nem Nem: retratos do Brasil

Um recente relatório da OCDE coloca o Brasil em segundo lugar entre os países com maior número de jovens que não trabalham e nem estudam.

Autor: Daniel Medeiros


Michael Shellenberger expôs que o rei está nu

Existe um ditado que diz: “não é possível comer o bolo e tê-lo.”

Autor: Roberto Rachewsky


Liberdade política sem liberdade econômica é ilusão

O filósofo, cientista político e escritor norte-americano John Kenneth Galbraith (1908-2006), um dos mais influentes economistas liberais do Século XX, imortalizou um pensamento que merece ser revivido no Brasil de hoje.

Autor: Samuel Hanan


Da varíola ao mercúrio, a extinção indígena persiste

Os nativos brasileiros perderam a guerra contra os portugueses, principalmente por causa da alta mortalidade das doenças que vieram nos navios.

Autor: Víktor Waewell


A importância de uma economia ajustada e em rota de crescimento

Não é segredo para ninguém e temos defendido há anos que um parque industrial mais novo, que suporte um processo de neoindustrialização, é capaz de produzir mais e melhor, incrementando a produtividade da economia como um todo, com menor consumo de energia e melhor sustentabilidade.

Autor: Gino Paulucci Jr.


O fim da excessiva judicialização da política

O projeto também propõe diminuir as decisões monocráticas do STF ao mínimo indispensável.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


O inesperado e o sem precedentes

Na segunda-feira, 1º de abril, supostos aviões militares de Israel bombardearam o consulado iraniano em Damasco, na Síria.

Autor: João Alfredo Lopes Nyegray