Portal O Debate
Grupo WhatsApp

5 razões pelas quais a diversidade e inclusão no trabalho são essenciais

5 razões pelas quais a diversidade e inclusão no trabalho são essenciais

12/11/2023 Aliesh Costa

Diversidade e inclusão são fundamentais para os negócios, pois uma variedade de pessoas de diferentes origens e culturas fornece o equilíbrio de vozes e a riqueza de pontos de vista de que o mundo corporativo tanto precisa.

E a boa notícia é que o assunto está ganhando cada vez mais espaço. Realizada pela Deloitte, a pesquisa “Diversidade, Equidade e Inclusão nas Organizações 2022” mostra que as companhias brasileiras estão buscando reforçar suas estruturas formais e voluntárias de Diversidade, Equidade e Inclusão (DE&I).

Segundo os dados, para 94% das empresas consultadas, iniciativas de DE&I geram benefícios, 93% disseram que contribuem para a inovação e 92% acreditam que geram valor.

Nove em cada dez acreditam que as práticas de DE&I aumentam a retenção de profissionais e melhoram a qualidade da força de trabalho.

De fato, iniciativas de diversidade e inclusão não apenas tornam as empresas melhores lugares para trabalhar, mas também contribuem para um melhor desempenho dos negócios.

Veja, a seguir, 5 bons motivos para apostar na diversidade e inclusão:

1) Ambiente mais inovador e assertivo. Colaboradores de diversas formações e experiências de vida contribuem com diferentes ideias e visões. Isso leva a um processo de solução de problemas mais multifacetado e a um ambiente mais inovador.

Segundo a Deloitte, a diversidade de pensamentos e vivências aumenta a inovação em cerca de 20% e permite que grupos identifiquem riscos, reduzindo-os em até 30%. Ou seja, as diferenças ampliam perspectivas e tornam as equipes mais criativas e fortes.

2) Maior retenção de talentos. Hoje em dia, as pessoas consideram muito importante que a empresa priorize as questões de diversidade e inclusão.

De acordo com pesquisa da Glassdoor, 76% dos candidatos disseram que uma força de trabalho diversificada é importante ao avaliar empresas e ofertas de trabalho.

E cerca de 1 em cada 3 candidatos não participaria de um processo seletivo em uma empresa com falta de diversidade entre sua força de trabalho.

As pessoas, portanto, querem ficar com empresas que as abraçam e incentivam a crescer e, nesse sentido, a diversidade cria uma comunidade mais acolhedora e amorosa para todos.

3) Índices de produtividade elevados. Uma equipe diversa, onde existe amplitude de experiências e habilidades, faz com que todos trabalhem mais motivados, já que existe uma aprendizagem contínua para além do trabalho.

Com isso, naturalmente os colaboradores se tornam mais engajados nas tarefas em equipe. Como consequência, existe um aumento da produtividade e o negócio pode prosperar em um período de tempo mais curto entre seus concorrentes (que não possuem uma força de trabalho diversa e inclusiva).

4) Vantagem competitiva. Uma força de trabalho que valoriza diferentes perspectivas e experiências pode ajudar as empresas a explorar novos mercados. Isso tudo se traduz em uma vantagem competitiva no mercado.

5) Reputação positiva. Quando as organizações priorizam a diversidade e a inclusão, isso impacta sua imagem no setor de atuação e o negócio se torna mais atraente aos olhos dos clientes em potencial.

Acima de tudo, empresas vistas como socialmente responsáveis e inclusivas ajudam a construir uma imagem de marca positiva entre a comunidade.

* Aliesh Costa é CEO da Carpediem RH.

Para mais informações sobre diversidade clique aqui…

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!

Entre para o nosso grupo de notícias no WhatsApp

Fonte: Key Press Comunicação



Os fios da liberdade e o resistir da vida

A inferioridade do racismo é observada até nos comentários sobre os cabelos.

Autor: Livia Marques


Violência urbana no Brasil, uma guerra desprezada

Reportagem recente do jornal O Estado de S. Paulo, publicada no dia 3 de março, revela que existem pelo menos 72 facções criminosas nas prisões brasileiras.

Autor: Samuel Hanan


Mundo de mentiras

O ser humano se afastou daquilo que devia ser e criou um mundo de mentiras. Em geral o viver passou a ser artificial.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


Um País em busca de equilíbrio e paz

O ambiente político-institucional brasileiro não poderia passar por um tempo mais complicado do que o atual.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Nem Nem: retratos do Brasil

Um recente relatório da OCDE coloca o Brasil em segundo lugar entre os países com maior número de jovens que não trabalham e nem estudam.

Autor: Daniel Medeiros


Michael Shellenberger expôs que o rei está nu

Existe um ditado que diz: “não é possível comer o bolo e tê-lo.”

Autor: Roberto Rachewsky


Liberdade política sem liberdade econômica é ilusão

O filósofo, cientista político e escritor norte-americano John Kenneth Galbraith (1908-2006), um dos mais influentes economistas liberais do Século XX, imortalizou um pensamento que merece ser revivido no Brasil de hoje.

Autor: Samuel Hanan


Da varíola ao mercúrio, a extinção indígena persiste

Os nativos brasileiros perderam a guerra contra os portugueses, principalmente por causa da alta mortalidade das doenças que vieram nos navios.

Autor: Víktor Waewell


A importância de uma economia ajustada e em rota de crescimento

Não é segredo para ninguém e temos defendido há anos que um parque industrial mais novo, que suporte um processo de neoindustrialização, é capaz de produzir mais e melhor, incrementando a produtividade da economia como um todo, com menor consumo de energia e melhor sustentabilidade.

Autor: Gino Paulucci Jr.


O fim da excessiva judicialização da política

O projeto também propõe diminuir as decisões monocráticas do STF ao mínimo indispensável.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


O inesperado e o sem precedentes

Na segunda-feira, 1º de abril, supostos aviões militares de Israel bombardearam o consulado iraniano em Damasco, na Síria.

Autor: João Alfredo Lopes Nyegray


Crédito consignado e mais um golpe de milhões de reais

No mundo das fraudes financeiras, é sabido que os mais diversos métodos de operação são utilizados para o mesmo objetivo: atrair o maior número possível de vítimas e o máximo volume de dinheiro delas.

Autor: Jorge Calazans