Portal O Debate
Grupo WhatsApp

O poder transformador de uma indústria vibrante

O poder transformador de uma indústria vibrante

22/12/2023 Valeska de Oliveira Ciré

Em meio aos desafios e conquistas de 2023, a indústria de frutas, flores, legumes e verduras (FFLV) destaca-se como um setor crucial para a saúde, a economia e o meio ambiente.

Com mais de 46 milhões de toneladas de produtos frescos produzidos anualmente no Brasil, esse mercado não apenas alimenta, mas também impulsiona a economia com exportações superiores a US$ 1 bilhão e movimenta cerca de R$ 30 bilhões nas vendas domésticas.

A indústria, que emprega mais de 13 milhões de pessoas, enfrenta desafios ambientais, como mudanças climáticas, mas também se apresenta como uma solução.

A inclusão da alimentação na pauta da COP28 é um marco importante, e a FFLV destaca a necessidade de políticas e apoios públicos para redução de emissões, aumento da eficiência e segurança alimentar.

Os desafios logísticos no mercado interno são conhecidos, e iniciativas, como a criação de centros de distribuição no Nordeste do Brasil para o segmento de Flores, por exemplo, revelam a determinação do setor em superá-los.

Dentre os papéis de atuação da associação International Fresh Produce Association (IFPA) a Educação ganhou força com a ampliação dos Workshops para o Varejo em 2023.

Campanhas de sazonalidade foram oferecidas gratuitamente, visando não apenas informar equipes, mas também aprimorar a experiência do consumidor.

O FFLV é considerado uma categoria gatilho de compra, responsável pelo fluxo e fidelização do consumidor na loja.

Apesar das realidades econômicas, como inflação, incertezas da reforma tributária, e dos desafios climáticos, a indústria permanece resiliente.

A segurança alimentar, a nutrição e a relevância dos produtos frescos são agora mais evidentes do que nunca. A indústria não apenas alimenta, mas também impacta positivamente a saúde e o bem-estar global.

Em meio a fenômenos climáticos extremos e transformações no cenário de trabalho, a indústria de frutas e vegetais emerge como um caminho sustentável, acessível e equitativo para promover a saúde e a felicidade.

2024 se desenha promissor, e a IFPA tem orgulho em apoiar essa transformação.

* Valeska de Oliveira Ciré é Country Manager da IFPA no Brasil.

Para mais informações sobre alimentação clique aqui…

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!

Entre para o nosso grupo de notícias no WhatsApp

Fonte: Vera Moreira



Violência urbana no Brasil, uma guerra desprezada

Reportagem recente do jornal O Estado de S. Paulo, publicada no dia 3 de março, revela que existem pelo menos 72 facções criminosas nas prisões brasileiras.

Autor: Samuel Hanan


Mundo de mentiras

O ser humano se afastou daquilo que devia ser e criou um mundo de mentiras. Em geral o viver passou a ser artificial.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


Um País em busca de equilíbrio e paz

O ambiente político-institucional brasileiro não poderia passar por um tempo mais complicado do que o atual.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Nem Nem: retratos do Brasil

Um recente relatório da OCDE coloca o Brasil em segundo lugar entre os países com maior número de jovens que não trabalham e nem estudam.

Autor: Daniel Medeiros


Michael Shellenberger expôs que o rei está nu

Existe um ditado que diz: “não é possível comer o bolo e tê-lo.”

Autor: Roberto Rachewsky


Liberdade política sem liberdade econômica é ilusão

O filósofo, cientista político e escritor norte-americano John Kenneth Galbraith (1908-2006), um dos mais influentes economistas liberais do Século XX, imortalizou um pensamento que merece ser revivido no Brasil de hoje.

Autor: Samuel Hanan


Da varíola ao mercúrio, a extinção indígena persiste

Os nativos brasileiros perderam a guerra contra os portugueses, principalmente por causa da alta mortalidade das doenças que vieram nos navios.

Autor: Víktor Waewell


A importância de uma economia ajustada e em rota de crescimento

Não é segredo para ninguém e temos defendido há anos que um parque industrial mais novo, que suporte um processo de neoindustrialização, é capaz de produzir mais e melhor, incrementando a produtividade da economia como um todo, com menor consumo de energia e melhor sustentabilidade.

Autor: Gino Paulucci Jr.


O fim da excessiva judicialização da política

O projeto também propõe diminuir as decisões monocráticas do STF ao mínimo indispensável.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


O inesperado e o sem precedentes

Na segunda-feira, 1º de abril, supostos aviões militares de Israel bombardearam o consulado iraniano em Damasco, na Síria.

Autor: João Alfredo Lopes Nyegray


Crédito consignado e mais um golpe de milhões de reais

No mundo das fraudes financeiras, é sabido que os mais diversos métodos de operação são utilizados para o mesmo objetivo: atrair o maior número possível de vítimas e o máximo volume de dinheiro delas.

Autor: Jorge Calazans


Quando resistir não é a solução

Carl Gustav Jung, psiquiatra suíço, fundador da psicologia analítica, nos lembra que tudo a que resistimos, persiste.

Autor: Renata Nascimento