Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Dia Bissexto

Dia Bissexto

22/02/2024 Júlia Roscoe

A cada quatro anos, a humanidade recebe um presente – um presente especial que não pode ser forjado, comprado, fabricado ou devolvido – o presente do tempo.

Sim, estou falando daquele dia a mais no final de fevereiro que só existe porque bagunçaram o calendário. Então, apenas os humanos podem experimentar isso, porque os animais não dão a mínima para dias, semanas e meses, apenas estações e temperatura.

De qualquer forma, estou escrevendo sobre o Dia Bissexto, porque vi no calendário da Apple há algumas semanas (prefiro usar agendas reais, então não verifico meu celular com frequência para esse tipo de coisa) e lá havia uma marquinha naquele dia dizendo: “Dia bissexto - faça algo divertido e diferente”.

Claro que, sendo fã de comédias românticas, minha mente foi direto para o filme Casa Comigo?, com Amy Adams e Matthew Goode, onde a protagonista decide voar para a Irlanda para surpreender o namorado pedindo-lhe em casamento. Isso é baseado na tradição irlandesa do Dia do Solteiro (ou Privilégio das Senhoras), que consta que esse é o dia em que as mulheres são “permitidas” propor casamento aos homens.

Mas não é isso que estou propondo (hah! Viu o que eu fiz aqui?). Quer dizer, se é isso que você quer fazer, vá em frente, garota! Mas se essa ideia não te agrada, ainda sugiro que siga o conselho da Apple (quem diria?) e faça algo que não esteja na sua rotina habitual.

Pode ser uma atividade nova, algo que você nunca experimentou antes, ou você pode visitar um lugar novo, experimentar uma refeição diferente, pintar o cabelo, fazer uma tatuagem ou simplesmente colocar uma roupa bacana!

Ocasiões em que podemos experimentar diferentes versões de nós mesmas são raras. Claro, existe o Halloween e a Internet, mas depois da adolescência, as pessoas geralmente não saem da zona de conforto de maneira proposital e agradável.

Então experimente! Coloque um lembrete no seu calendário e seja espontânea! Depois escreva um e-mail me contando tudo! Divirta-se!

Mais depois... Enquanto isso, você pode ler meu blog aqui

Com amor,

Júlia Roscoe

Para mais informações sobre dias de fevereiro clique aqui...

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!

Entre para o nosso grupo de notícias no WhatsApp



Violência urbana no Brasil, uma guerra desprezada

Reportagem recente do jornal O Estado de S. Paulo, publicada no dia 3 de março, revela que existem pelo menos 72 facções criminosas nas prisões brasileiras.

Autor: Samuel Hanan


Mundo de mentiras

O ser humano se afastou daquilo que devia ser e criou um mundo de mentiras. Em geral o viver passou a ser artificial.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


Um País em busca de equilíbrio e paz

O ambiente político-institucional brasileiro não poderia passar por um tempo mais complicado do que o atual.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Nem Nem: retratos do Brasil

Um recente relatório da OCDE coloca o Brasil em segundo lugar entre os países com maior número de jovens que não trabalham e nem estudam.

Autor: Daniel Medeiros


Michael Shellenberger expôs que o rei está nu

Existe um ditado que diz: “não é possível comer o bolo e tê-lo.”

Autor: Roberto Rachewsky


Liberdade política sem liberdade econômica é ilusão

O filósofo, cientista político e escritor norte-americano John Kenneth Galbraith (1908-2006), um dos mais influentes economistas liberais do Século XX, imortalizou um pensamento que merece ser revivido no Brasil de hoje.

Autor: Samuel Hanan


Da varíola ao mercúrio, a extinção indígena persiste

Os nativos brasileiros perderam a guerra contra os portugueses, principalmente por causa da alta mortalidade das doenças que vieram nos navios.

Autor: Víktor Waewell


A importância de uma economia ajustada e em rota de crescimento

Não é segredo para ninguém e temos defendido há anos que um parque industrial mais novo, que suporte um processo de neoindustrialização, é capaz de produzir mais e melhor, incrementando a produtividade da economia como um todo, com menor consumo de energia e melhor sustentabilidade.

Autor: Gino Paulucci Jr.


O fim da excessiva judicialização da política

O projeto também propõe diminuir as decisões monocráticas do STF ao mínimo indispensável.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


O inesperado e o sem precedentes

Na segunda-feira, 1º de abril, supostos aviões militares de Israel bombardearam o consulado iraniano em Damasco, na Síria.

Autor: João Alfredo Lopes Nyegray


Crédito consignado e mais um golpe de milhões de reais

No mundo das fraudes financeiras, é sabido que os mais diversos métodos de operação são utilizados para o mesmo objetivo: atrair o maior número possível de vítimas e o máximo volume de dinheiro delas.

Autor: Jorge Calazans


Quando resistir não é a solução

Carl Gustav Jung, psiquiatra suíço, fundador da psicologia analítica, nos lembra que tudo a que resistimos, persiste.

Autor: Renata Nascimento