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Como os pais podem ajudar os filhos na lição de casa

Como os pais podem ajudar os filhos na lição de casa

21/03/2012 Cristiane Ferreira

A lição de casa é uma atividade frequente que acompanha crianças e adolescentes em toda sua vida escolar.

Os objetivos da lição de casa são vários: fazer com que a criança fixe o conteúdo aprendido; desenvolver no aluno uma atitude de pesquisador, fazendo com o que mesmo vá atrás das respostas em livros, revistas, internet e outras fontes; desenvolver a responsabilidade de cumprir obrigações; desenvolver o raciocínio e a autonomia, pois a criança aprenderá a buscar informações de forma independente; além dos objetivos específicos de cada atividade.

Os pais têm uma importância muito grande no sucesso escolar dos filhos e a obrigação de participar ativamente do processo de aprendizagem, acompanhamento seu rendimento escolar, conversando com professores e oferecendo oportunidades para que as crianças possam estudar também em casa. Porém, com a intenção de ajudar os filhos a fazer a lição de casa, alguns pais acabam exagerando e participando de uma forma inadequada, interferindo negativamente na atividade e, consequentemente, no aprendizado deles.

É muito importante que os pais entendam que a lição de casa é uma atividade pedagógica, orientada pelo professor e que tem uma finalidade específica no processo de aprendizagem. Por isso, mesmo que a ajuda dos pais seja muito importante, eles precisam ter em mente que a lição de casa deve ser feita pelo aluno, mesmo que ainda não saibam fazer com “perfeição”. Os pais não devem corrigir a lição dos filhos antes do professor, pois muitas vezes a intenção do professor é justamente avaliar o aluno, saber quais são suas dificuldades e seus pontos fracos em atividades individuais.

Além disso, quando a lição é previamente corrigida por outra pessoa, o aluno não entra em contato com seu próprio erro. Ter consciência de onde está errando é ato fundamental para que o aluno se corrija e aprenda. Obviamente os pais podem responder algumas perguntas espontâneas dos filhos, mas devem evitar dar as respostas prontas, pois o aluno precisa aprender a ser autônomo e ir buscar as respostas em diversas fontes. É comum que os pais, ao perceberem que os filhos não estão conseguindo fazer as atividades de casa, fiquem preocupados. Alguns pais culpam os filhos e outros jogam a responsabilidade no professor e chegam a pedir “lições mais fáceis”.

Essas atitudes não são prudentes, pois é muito natural que os estudantes encontrem dificuldades em alguns estudos e é justamente a tentativa de resolver a atividade que vai proporcionar a aprendizagem.  As crianças não devem ser culpadas quando não conseguirem resolver sozinhas determinadas atividades. Quando uma lição é muito difícil, o ideal é que a própria criança anote as dúvidas em seu caderno e dialogue com o professor na próxima aula, pois quando o aluno tem a oportunidade de perceber suas próprias dificuldades fica mais fácil superá-las.

Os pais têm o direito de participar ativamente da educação de seus filhos, porém, devem entender que o professor é um profissional e sabe a diferença entre uma atividade desafiadora e uma atividade impossível de ser realizada. Por outro lado, os professores devem alertar os estudantes sobre as possíveis dificuldades em determinadas lições e orientá-los a superá-las. Também devem estar preparados para atender os pais, que podem procurá-lo com dúvidas e fazer questionamentos sobre sua metodologia de trabalho.

Os pais podem, ainda, colaborar com os estudos dos filhos ajudando-os a escolher um local tranquilo e iluminado para estudar; deixar fontes de pesquisa à disposição: livros, revistas, internet. Também precisam ajudar a criança a escolher um horário para se dedicar aos estudos e reservar aquele tempo somente para isso, de preferência em um momento do dia em que a criança esteja descansada. Ao perceber que tem o apoio da família para realizar suas atividades, certamente a criança se sentirá mais segura e confiante para realizar suas lições e terá mais sucesso em seu aprendizado.

* Cristiane Ferreira é Psicopedagoga.



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