Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Profissional de Marketing definirá estratégias corporativas

Profissional de Marketing definirá estratégias corporativas

08/05/2012 Ana Paula Damasceno Torres

As constantes modificações enfrentadas na gestão das organizações no cenário mundial podem ser auxiliadas pelo profissional de marketing bem capacitado.

Este profissional com conhecimento estratégico e que utiliza todas as possibilidades da convergência midiática nas empresas é um ator fundamental na construção de estratégias corporativas. O profissional de marketing deve conciliar a gestão dos conhecimentos corporativos com as novas tecnologias da informação.

Nesta perspectiva, o encontro das mídias nas organizações apresenta-se como importante ferramenta de marketing e como diferencial competitivo para gestor contemporâneo. Há pouco tempo, quando se falava em ambiente virtual para agregar valor mercadológico às ações da instituição, o que vinha a mente eram ações meramente publicitárias como banners, pop-ups, patrocínios em sites de terceiros e o próprio site da empresa.

Há no máximo dez anos, as estratégias de marketing digital eram construídas para atender ao usuário de um desktop conectado a internet através de um ponto fixo. Havia algumas mídias as quais este desktop poderia acessar e que eram trabalhadas mercadológicamente (provedores de e-mail, “instant messengers”, algumas redes sociais, portais de vídeo, música e textos). Toda a comunicação visava atingir um grupo de consumidores que estavam fixos diante a um desktop.

Com a massificação da tecnologia portátil, novas ferramentas de geoprocessamento e geolocalização, além de novas redes sociais mais segmentadas, esta comunicação se modificou. No lugar de as pessoas passarem horas de seu dia diante da internet, o usuário ganhou a possibilidade de conectar-se em qualquer lugar e a qualquer momento.

Esta conveniência possibilitou ao usuário estar realmente “on demand” em todos os momentos de seu dia. Esta nova configuração de rotina abriu um grande espaço para ações de marketing junto a este consumidor. Através destas tecnologias as organizações podem atuar junto ao indivíduo utilizando informações sobre seu interesse no momento e sua localização, mesmo que este esteja em trânsito.

Este cenário parece o eldorado do marketing: atender às necessidades imediatamente, a qualquer hora e em qualquer lugar. Atualmente, a convergência das mídias trouxe para o marketing um poderoso aliado no relacionamento com o cliente. Este poder, alinhado ao conhecimento de planejamento, à comunicação, ao reconhecimento correto do público alvo, e às oportunidades do ambiente virtual elevam o profissional de marketing a um nível superior, ao topo da gestão corporativa.

A internet ajuda a revolucionar o diálogo e a prática do Marketing com a comunicação e a gestão nas empresas e seu super poder se divide entre a criatividade e o correto caminho para a distribuição de informação. O e-mail passou a redefinir o uso do telefone, mas esse aparelho ainda é uma forte e indispensável ferramenta de Marketing, especialmente após a chegada dos portáteis.

A internet faz com que pessoas ganhem tempo como ir ao banco, pagar uma conta, ler um livro e notícias. E esta conectividade também permite ao profissional de Marketing, no ambiente de trabalho e fora dele, conectar com o mundo a partir de aplicativos e softwares com ilimitados recursos. A conectividade é a responsável por uma grande onda de transformação no mundo do Marketing. Com ela, chegaram as salas virtuais, modificando os ciclos de contato antes presenciais.

A internet passou a sustentar informações de diversas origens e finalidades, mas sem fim estratégico definido. O gestor de Marketing reconhece este universo e o transforma em valor para as organizações. Os conceitos que identificam a importância da convergência das mídias para o Marketing são o conhecimento e a informação. E em um contexto em que toda a convergência depende do conteúdo digital, um sistema baseado no conhecimento e na comunicação acende perspectivas para mudanças de valores. Na integração das mídias, esse valor é apresentado pelo Marketing.

O profissional de marketing é, atualmente, o gestor ou o braço direito dos CO’s das companhias, ele é o responsável pelo sucesso ou não da estratégia que leva o produto ao cliente satisfeito.  Com liberdade para criar e administrar, este profissional pode alavancar uma instituição, mudar seu posicionamento de mercado e causar um grande estrago na concorrência.

* Ana Paula Damasceno Torres (foto) é coordenadora dos cursos de Comunicação e Marketing da Faculdade Anhanguera de Belo Horizonte. Bacharel em jornalismo, especialista em Marketing e mestranda em Gestão da Informação e do Conhecimento. Membro da Associação Brasileira de Televisão Universitária e idealizadora do projeto de Televisão e Rádio Digital em instituições de ensino.



Um mundo fragmentado

Em fevereiro deste ano completaram-se dois anos desde a invasão russa à Ucrânia.

Autor: João Alfredo Lopes Nyegray


Leitores em extinção

Ontem, finalmente, tive um dia inteiro de atendimento on-line, na minha casa.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Solidariedade: a Luz de uma tragédia

Todos nós, ou melhor dizendo, a grande maioria de nós, está muito sensibilizado com o que está sendo vivido pela população do Rio Grande do Sul.

Autor: Renata Nascimento


Os fios da liberdade e o resistir da vida

A inferioridade do racismo é observada até nos comentários sobre os cabelos.

Autor: Livia Marques


Violência urbana no Brasil, uma guerra desprezada

Reportagem recente do jornal O Estado de S. Paulo, publicada no dia 3 de março, revela que existem pelo menos 72 facções criminosas nas prisões brasileiras.

Autor: Samuel Hanan


Mundo de mentiras

O ser humano se afastou daquilo que devia ser e criou um mundo de mentiras. Em geral o viver passou a ser artificial.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


Um País em busca de equilíbrio e paz

O ambiente político-institucional brasileiro não poderia passar por um tempo mais complicado do que o atual.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Nem Nem: retratos do Brasil

Um recente relatório da OCDE coloca o Brasil em segundo lugar entre os países com maior número de jovens que não trabalham e nem estudam.

Autor: Daniel Medeiros


Michael Shellenberger expôs que o rei está nu

Existe um ditado que diz: “não é possível comer o bolo e tê-lo.”

Autor: Roberto Rachewsky


Liberdade política sem liberdade econômica é ilusão

O filósofo, cientista político e escritor norte-americano John Kenneth Galbraith (1908-2006), um dos mais influentes economistas liberais do Século XX, imortalizou um pensamento que merece ser revivido no Brasil de hoje.

Autor: Samuel Hanan


Da varíola ao mercúrio, a extinção indígena persiste

Os nativos brasileiros perderam a guerra contra os portugueses, principalmente por causa da alta mortalidade das doenças que vieram nos navios.

Autor: Víktor Waewell


A importância de uma economia ajustada e em rota de crescimento

Não é segredo para ninguém e temos defendido há anos que um parque industrial mais novo, que suporte um processo de neoindustrialização, é capaz de produzir mais e melhor, incrementando a produtividade da economia como um todo, com menor consumo de energia e melhor sustentabilidade.

Autor: Gino Paulucci Jr.