Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Interatividade é tendência no marketing promocional

Interatividade é tendência no marketing promocional

13/08/2012 Sandro Ari Pinto

Na era da interatividade, não basta ver para comprar, o consumidor busca algo que possa vivenciar e vai escolher o produto que oferecer a melhor experiência. Isso vale para o mercado de uma maneira geral, sobretudo, para a área de promoção.

Cada dia que passa, vemos o uso da tecnologia a serviço de uma estratégia para aguçar os sentidos do comprador. Vivemos a era da “economia da experiência”. Vende o seu produto ou serviço quem oferecer a melhor sensação.

Os brasileiros são consumidores muito mais emocionais do que parece e para a maioria existe uma verdade que é a de viver a compra. No contexto de consumidores, marcas e sensações, a mídia tradicional e a internet serão meros veículos que levaram a massa inteira para participar, experimentar e vivenciar as ações que vão conquistar a mente e coração dos clientes.

Presenciei cases interessantes, nesse sentido, em fevereiro em Las Vegas, nos EUA, na GlobalShop, com a M&M e a Coca Cola.  Nos espaços destinados a essas “Love Brands” os clientes tiravam fotos, dançavam, assistiam filmes em 3D com a materialização da marca como personagem. A personalização do produto interagindo com o público.

Marcas e produtos ganham outra dimensão e deixam de ser algo concreto para se tornar experiências que ficam na lembrança da pessoa. A M&M criou, por exemplo, uma máquina em que era possível customizar os chocolates com o nome de alguém que se ama, aliando tecnologia e experiência.

Essa, sem dúvida, é umas das fortes tendências nessa área, transformar o ponto de venda em cenário em que os personagens são consumidores e marcas. Apesar de todas as particularidades do mercado consumidor brasileiro e de como ele vem se comportando durante a crise econômica, acredito que continuaremos a ver estas tendências aportando cada vez mais por aqui, especialmente no que diz respeito às tecnologias digitais influenciando comportamentos de compras dentro e fora dos pontos de vendas e o foco na interatividade como forma de agregar valor à marca.

Sandro Ari Pinto é vice-presidente da CIAGROUP.



Violência urbana no Brasil, uma guerra desprezada

Reportagem recente do jornal O Estado de S. Paulo, publicada no dia 3 de março, revela que existem pelo menos 72 facções criminosas nas prisões brasileiras.

Autor: Samuel Hanan


Mundo de mentiras

O ser humano se afastou daquilo que devia ser e criou um mundo de mentiras. Em geral o viver passou a ser artificial.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


Um País em busca de equilíbrio e paz

O ambiente político-institucional brasileiro não poderia passar por um tempo mais complicado do que o atual.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Nem Nem: retratos do Brasil

Um recente relatório da OCDE coloca o Brasil em segundo lugar entre os países com maior número de jovens que não trabalham e nem estudam.

Autor: Daniel Medeiros


Michael Shellenberger expôs que o rei está nu

Existe um ditado que diz: “não é possível comer o bolo e tê-lo.”

Autor: Roberto Rachewsky


Liberdade política sem liberdade econômica é ilusão

O filósofo, cientista político e escritor norte-americano John Kenneth Galbraith (1908-2006), um dos mais influentes economistas liberais do Século XX, imortalizou um pensamento que merece ser revivido no Brasil de hoje.

Autor: Samuel Hanan


Da varíola ao mercúrio, a extinção indígena persiste

Os nativos brasileiros perderam a guerra contra os portugueses, principalmente por causa da alta mortalidade das doenças que vieram nos navios.

Autor: Víktor Waewell


A importância de uma economia ajustada e em rota de crescimento

Não é segredo para ninguém e temos defendido há anos que um parque industrial mais novo, que suporte um processo de neoindustrialização, é capaz de produzir mais e melhor, incrementando a produtividade da economia como um todo, com menor consumo de energia e melhor sustentabilidade.

Autor: Gino Paulucci Jr.


O fim da excessiva judicialização da política

O projeto também propõe diminuir as decisões monocráticas do STF ao mínimo indispensável.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


O inesperado e o sem precedentes

Na segunda-feira, 1º de abril, supostos aviões militares de Israel bombardearam o consulado iraniano em Damasco, na Síria.

Autor: João Alfredo Lopes Nyegray


Crédito consignado e mais um golpe de milhões de reais

No mundo das fraudes financeiras, é sabido que os mais diversos métodos de operação são utilizados para o mesmo objetivo: atrair o maior número possível de vítimas e o máximo volume de dinheiro delas.

Autor: Jorge Calazans


Quando resistir não é a solução

Carl Gustav Jung, psiquiatra suíço, fundador da psicologia analítica, nos lembra que tudo a que resistimos, persiste.

Autor: Renata Nascimento