Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Como escolher o projetor ideal para o que você precisa?

Como escolher o projetor ideal para o que você precisa?

31/08/2012 Jorge Moreira Ferreira

Você já pensou em ter um projetor na sua casa? Muitos com certeza responderam que não, mas atualmente isso é algo bem comum nos lares brasileiros.

Isso porque os modernos projetores permitem se conectar a computadores, videogames, pen-drives, DVDs players, sistemas de alta definição e muito mais substituindo muitas das vezes os aparelhos de TV. A aplicação dos projetores ganhou mais possibilidades como apresentações em reuniões de negócio, trabalhos acadêmicos e entretenimento em bares/restaurantes, pois a compatibilidade com os formatos de arquivos também aumentou.

Agora você deve estar se perguntando: Com tantos modelos no mercado, como escolher o melhor projetor para a minha necessidade? Antes de tudo, é importante conhecer alguns recursos dos projetores na hora da escolha. Primeiramente, o projetor utiliza um canhão luminoso para exibir o conteúdo.

Para isso, é necessário que ele possua uma boa taxa de luminosidade, principalmente para ambientes com pouca luz. Essa é uma característica padronizada pela Ansi (American National Standards Institute) e é determinada pela medida Ansi lumens, uma taxa obtida por meio de diversas medições através da parte frontal da fonte de luz.

Quanto mais Ansi lumens um projetor tiver, maior será a luminosidade do seu canhão de luz. A luminosidade é um requisito fundamental, pois além de definir o tamanho da ampliação da imagem que será projetada, influencia na definição das cores, contraste, brilho e nitidez.

Os projetores com até 2.800 Ansi lumens são ideais para ambientes pequenos como salas de reuniões, salas de aula, salas de estar, home theater, bares e restaurantes. Já em ambientes maiores como auditórios, grandes salões, bares que transmitem eventos e jogos, é recomendado utilizar um aparelho que tenha no mínimo 3.000 Ansi lumens.

Vale avisar que a maioria dos equipamentos traz a taxa de luminosidade tanto para luz branca quanto colorida e você deve prestar atenção às duas. A resolução do projetor também é um fator determinante para a definição da qualidade da imagem. Existem três tipos de resoluções SVGA, XGA e WXGA. Para a apresentação simples de ppts em salas de reunião, que o projeto não vai ficar longe da tela, por exemplo, a SVGA que chega a 800 x 600 pixels é suficiente.

Para imagens que possuem muitos detalhes como tabelas e mapas, projetores com resolução XGA de 1024 x 768 são recomendados. Uma resolução maior como a WXGA de 1280 x 800 é indicada em casos de exibição de muitas informações, como desenhos técnicos e imagens 3D, por exemplo.

Outras dicas a serem avaliadas na hora da compra são:

•a distância de projeção. Dependendo do aparelho, para uma imagem de 60” o aparelho deve estar a 1,8 m de distância da tela. Então verifique antes;

• possuir tecnologia 3LCD, pois contam com três painéis de LCD, que proporcionam altas taxas de transmissão de luz e uma reprodução mais fiel das cores;

• ter entrada USB é fundamental. E ainda alguns modelos mais recentes de projetores possuem entrada HDMI, que transmitem áudio e vídeo de alta qualidade através de um único cabo, que pode ser usado para conectar aparelhos de Blu-Ray, videogames, reprodutor de DVDs, transmitindo imagens em alta definição, com um padrão superior ao sistema analógico.

• o fato de ser portátil. Se você vai precisar levar o projetor de um lugar a outro, isso é muito importante;• os novos recursos incorporados. Toda hora são lançados aparelhos que contam com novas funcionalidades como, por exemplo, interatividade, conexão a dispositivos móveis como iPhone, iPad e muito mais. 

Enfim, antes de comprar um determinado projetor, avalie bem para não levar muito mais do que precisa ou adquirir algo que em pouco tempo não atenda mais as suas necessidades. Boas compras!

Jorge Moreira Ferreira, diretor da D-Comp - empresa especializada em soluções de impressão, imagem e conectividade.



Violência urbana no Brasil, uma guerra desprezada

Reportagem recente do jornal O Estado de S. Paulo, publicada no dia 3 de março, revela que existem pelo menos 72 facções criminosas nas prisões brasileiras.

Autor: Samuel Hanan


Mundo de mentiras

O ser humano se afastou daquilo que devia ser e criou um mundo de mentiras. Em geral o viver passou a ser artificial.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


Um País em busca de equilíbrio e paz

O ambiente político-institucional brasileiro não poderia passar por um tempo mais complicado do que o atual.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Nem Nem: retratos do Brasil

Um recente relatório da OCDE coloca o Brasil em segundo lugar entre os países com maior número de jovens que não trabalham e nem estudam.

Autor: Daniel Medeiros


Michael Shellenberger expôs que o rei está nu

Existe um ditado que diz: “não é possível comer o bolo e tê-lo.”

Autor: Roberto Rachewsky


Liberdade política sem liberdade econômica é ilusão

O filósofo, cientista político e escritor norte-americano John Kenneth Galbraith (1908-2006), um dos mais influentes economistas liberais do Século XX, imortalizou um pensamento que merece ser revivido no Brasil de hoje.

Autor: Samuel Hanan


Da varíola ao mercúrio, a extinção indígena persiste

Os nativos brasileiros perderam a guerra contra os portugueses, principalmente por causa da alta mortalidade das doenças que vieram nos navios.

Autor: Víktor Waewell


A importância de uma economia ajustada e em rota de crescimento

Não é segredo para ninguém e temos defendido há anos que um parque industrial mais novo, que suporte um processo de neoindustrialização, é capaz de produzir mais e melhor, incrementando a produtividade da economia como um todo, com menor consumo de energia e melhor sustentabilidade.

Autor: Gino Paulucci Jr.


O fim da excessiva judicialização da política

O projeto também propõe diminuir as decisões monocráticas do STF ao mínimo indispensável.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


O inesperado e o sem precedentes

Na segunda-feira, 1º de abril, supostos aviões militares de Israel bombardearam o consulado iraniano em Damasco, na Síria.

Autor: João Alfredo Lopes Nyegray


Crédito consignado e mais um golpe de milhões de reais

No mundo das fraudes financeiras, é sabido que os mais diversos métodos de operação são utilizados para o mesmo objetivo: atrair o maior número possível de vítimas e o máximo volume de dinheiro delas.

Autor: Jorge Calazans


Quando resistir não é a solução

Carl Gustav Jung, psiquiatra suíço, fundador da psicologia analítica, nos lembra que tudo a que resistimos, persiste.

Autor: Renata Nascimento