Portal O Debate
Grupo WhatsApp

É possível ser uma indústria ecologicamente correta

É possível ser uma indústria ecologicamente correta

01/09/2012 Jacinto Silveira

A onda de preservação é crescente mundialmente e se torna ainda mais forte a cada ano.

Com tantas discussões na mídia sobre emissão de gases, aquecimento global, escassez de recursos, probabilidade de falta de água nos próximos anos, desmatamento e queimadas, não há como ficar fora desta mobilização. Em Santo Amaro da Imperatriz/SC, uma indústria de produtos de higiene pessoal adotou a ideia da sustentabilidade e criou uma política ambiental.

Na Flexicotton foram criadas campanhas a favor da conscientização com a realização de atividades internas e externas. Entre elas, a recente distribuição de canecas personalizadas para todos os colaboradores com o nome gravado e uma mensagem de sensibilização alertando sobre a importância da redução do consumo de copos plásticos.

Iniciativas como o uso de cartazes com informações sobre como ajudar a preservar o meio ambiente, distribuição de pontos de coleta para reciclagem de pilhas e óleo, além do plantio de mudas e sementes nativas da Mata Atlântica, pelos colaboradores, também fazem parte das ações estabelecidas pela indústria catarinense.

Atos pequenos que têm como objetivo reduzir o impacto ambiental e, principalmente, trazer essa cultura sustentável para mais próximo dos colaboradores. Na empresa, os funcionários vestem literalmente a moda ecológica, pois seus uniformes são desenvolvidos através de fibras de garrafa pet e algodão orgânico.

A roupa é mais resistente e, por incrível que possa parecer, mais confortável e macio. O custo é cerca de 10% mais alto do que o de um uniforme comum, mas se considerarmos todo o conceito que as peças carregam, é muito válido o investimento. Ações didáticas junto aos colaboradores também são formas simples de mostrar, na prática, o que pode ser feito para evitar o desperdício de matéria-prima e o melhor aproveitamento dos produtos.

Um exemplo que utilizamos, e surtiu muito efeito, foi reunir todos os produtos bons, mas que eram rejeitados por um descuido ou falta de atenção, e somá-lo. Ao final do dia mostrávamos o desperdício e fazíamos a relação sobre quantas horas de trabalho o colaborador acabou jogando no lixo.

Criamos metas no chão de fábrica para diminuir os resíduos e o resultado dessa ação vem sendo muito satisfatória ao final de cada mês. É um desafio recompensador trabalhar com a sustentabilidade. Com ações que já devem fazer parte do DNA das indústrias, hoje posso falar com propriedade sobre como é possível lucrar sendo sustentável.

Jacinto Silveira é Empresário.



Violência urbana no Brasil, uma guerra desprezada

Reportagem recente do jornal O Estado de S. Paulo, publicada no dia 3 de março, revela que existem pelo menos 72 facções criminosas nas prisões brasileiras.

Autor: Samuel Hanan


Mundo de mentiras

O ser humano se afastou daquilo que devia ser e criou um mundo de mentiras. Em geral o viver passou a ser artificial.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


Um País em busca de equilíbrio e paz

O ambiente político-institucional brasileiro não poderia passar por um tempo mais complicado do que o atual.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Nem Nem: retratos do Brasil

Um recente relatório da OCDE coloca o Brasil em segundo lugar entre os países com maior número de jovens que não trabalham e nem estudam.

Autor: Daniel Medeiros


Michael Shellenberger expôs que o rei está nu

Existe um ditado que diz: “não é possível comer o bolo e tê-lo.”

Autor: Roberto Rachewsky


Liberdade política sem liberdade econômica é ilusão

O filósofo, cientista político e escritor norte-americano John Kenneth Galbraith (1908-2006), um dos mais influentes economistas liberais do Século XX, imortalizou um pensamento que merece ser revivido no Brasil de hoje.

Autor: Samuel Hanan


Da varíola ao mercúrio, a extinção indígena persiste

Os nativos brasileiros perderam a guerra contra os portugueses, principalmente por causa da alta mortalidade das doenças que vieram nos navios.

Autor: Víktor Waewell


A importância de uma economia ajustada e em rota de crescimento

Não é segredo para ninguém e temos defendido há anos que um parque industrial mais novo, que suporte um processo de neoindustrialização, é capaz de produzir mais e melhor, incrementando a produtividade da economia como um todo, com menor consumo de energia e melhor sustentabilidade.

Autor: Gino Paulucci Jr.


O fim da excessiva judicialização da política

O projeto também propõe diminuir as decisões monocráticas do STF ao mínimo indispensável.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


O inesperado e o sem precedentes

Na segunda-feira, 1º de abril, supostos aviões militares de Israel bombardearam o consulado iraniano em Damasco, na Síria.

Autor: João Alfredo Lopes Nyegray


Crédito consignado e mais um golpe de milhões de reais

No mundo das fraudes financeiras, é sabido que os mais diversos métodos de operação são utilizados para o mesmo objetivo: atrair o maior número possível de vítimas e o máximo volume de dinheiro delas.

Autor: Jorge Calazans


Quando resistir não é a solução

Carl Gustav Jung, psiquiatra suíço, fundador da psicologia analítica, nos lembra que tudo a que resistimos, persiste.

Autor: Renata Nascimento