Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Tecnologia contra fraude

Tecnologia contra fraude

22/08/2013 Bruno Kilian

Estudo realizado pela Confederação Nacional de Empresas de Seguro estimou que o volume financeiro relacionado a fraudes em 2012 chegou a R$ 1,3 bilhão.

Sejam seguradoras, instituições financeiras, varejistas ou qualquer outro tipo de negócio, a luta contra tipos diferentes de fraude é constante.

Considerando as possibilidades de prejuízo das empresas, este desafio deve ser encarado em três aspectos: prevenção, detecção e investigação. Quando falamos em prevenção, as empresas costumam criar modelos e políticas implementadas em sistemas detectores, que normalmente são “codificados” pelas áreas técnicas da organização.

Já a detecção leva em consideração uma identificação sistêmica proativa ou reativa que envolve muita atividade manual ao sinal de fraude e acarreta, muitas vezes, custos maiores do que o pagamento da fraude em si. Não menos importante está a investigação e a identificação de padrões fraudulentos que injetam conhecimentos nos sistemas de prevenção e detecção citados anteriormente. Estes trabalhos, segundo vários experts no assunto, buscam responder às seguintes perguntas: quem, como, quando e por que – todas essas questões relacionadas ao processo de fraude.

Como este desafio envolve o trabalho em conjunto da área técnica e experts no assunto, o custo não é o único problema. Um dos maiores desafios é o tempo entre a identificação e a detecção ser muito longo. Isso abre a oportunidade aos fraudadores de utilizarem a brecha existente e se preparar para utilizarem novas falhas, enquanto as empresas ainda estão identificando e combatendo a brecha anterior. Este ciclo acaba gerando prejuízos enormes não só em termos financeiros para empresa, mas no aumento facultativo dos preços dos serviços para cliente não fraudadores.

Mas esta grande brecha pode ter fim, graças a tecnologias, como o IBM Operacional Decision Management, que permite que a identificação e combate aconteçam praticamente juntos, isso porque utiliza padrões e previsões para apontar possíveis riscos de fraudes e prevenir a empresa. Com essa ferramenta, o especialista da área pode criar políticas e parâmetros de fraude, executar sobre sua base histórica, identificar padrões e disponibilizar os cenários já conhecidos sobre transações que estão acontecendo em tempo real, garantindo a automatização do sistema e o foco maior na prevenção do que na investigação. Um caminho mais curto para evitar grandes prejuízos.

*Bruno Kilian é consultor sênior da eWave do Brasil.



Violência urbana no Brasil, uma guerra desprezada

Reportagem recente do jornal O Estado de S. Paulo, publicada no dia 3 de março, revela que existem pelo menos 72 facções criminosas nas prisões brasileiras.

Autor: Samuel Hanan


Mundo de mentiras

O ser humano se afastou daquilo que devia ser e criou um mundo de mentiras. Em geral o viver passou a ser artificial.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


Um País em busca de equilíbrio e paz

O ambiente político-institucional brasileiro não poderia passar por um tempo mais complicado do que o atual.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Nem Nem: retratos do Brasil

Um recente relatório da OCDE coloca o Brasil em segundo lugar entre os países com maior número de jovens que não trabalham e nem estudam.

Autor: Daniel Medeiros


Michael Shellenberger expôs que o rei está nu

Existe um ditado que diz: “não é possível comer o bolo e tê-lo.”

Autor: Roberto Rachewsky


Liberdade política sem liberdade econômica é ilusão

O filósofo, cientista político e escritor norte-americano John Kenneth Galbraith (1908-2006), um dos mais influentes economistas liberais do Século XX, imortalizou um pensamento que merece ser revivido no Brasil de hoje.

Autor: Samuel Hanan


Da varíola ao mercúrio, a extinção indígena persiste

Os nativos brasileiros perderam a guerra contra os portugueses, principalmente por causa da alta mortalidade das doenças que vieram nos navios.

Autor: Víktor Waewell


A importância de uma economia ajustada e em rota de crescimento

Não é segredo para ninguém e temos defendido há anos que um parque industrial mais novo, que suporte um processo de neoindustrialização, é capaz de produzir mais e melhor, incrementando a produtividade da economia como um todo, com menor consumo de energia e melhor sustentabilidade.

Autor: Gino Paulucci Jr.


O fim da excessiva judicialização da política

O projeto também propõe diminuir as decisões monocráticas do STF ao mínimo indispensável.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


O inesperado e o sem precedentes

Na segunda-feira, 1º de abril, supostos aviões militares de Israel bombardearam o consulado iraniano em Damasco, na Síria.

Autor: João Alfredo Lopes Nyegray


Crédito consignado e mais um golpe de milhões de reais

No mundo das fraudes financeiras, é sabido que os mais diversos métodos de operação são utilizados para o mesmo objetivo: atrair o maior número possível de vítimas e o máximo volume de dinheiro delas.

Autor: Jorge Calazans


Quando resistir não é a solução

Carl Gustav Jung, psiquiatra suíço, fundador da psicologia analítica, nos lembra que tudo a que resistimos, persiste.

Autor: Renata Nascimento