Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Você é tímido?

Você é tímido?

23/04/2014 Aline Abreu, Caroline Greiner e Natália Araújo

Se você se encaixou na descrição acima provavelmente deve estar se fazendo essa pergunta.

Sabemos hoje da importância que as interações e relações com pares têm no desenvolvimento saudável, para um bom funcionamento psicológico, social e acadêmico. Antes de qualquer coisa, o que é timidez?

Tímido seria aquela pessoa que apresenta baixa interação com seus pares, além de não conseguir participar de interações de maneira bem sucedida. Essas pessoas costumam ter medo de interagir com desconhecidos, medo da avaliação ou desaprovação social. Ou seja, elas costumam evitar interações sociais e, consequentemente, ambientes em que ocorram a interação (uma mesa de bar ou uma festa, por exemplo).

Em relação às causas, muitos fatores podem estar relacionados à timidez. Pouco contato social, relações familiares empobrecidas (pais pouco empáticos, por exemplo), modelos inapropriados de interação ou até mesmo pais que premiam a dependência da criança e desencorajam a interação social.

E então, o que fazer? Se você, que está lendo isso, se encaixou na descrição acima, provavelmente deve estar se fazendo essa pergunta.

Muitas vezes caracterizamos os tímidos como se eles não sofressem com o jeito que eles se comportam, “considerando que eles são assim mesmo, nasceram assim”. Entretanto, o retraimento social pode ter várias implicações negativas.

A timidez vem, freqüentemente, acompanhada de grande sofrimento, stress, e até depressão. Muitas vezes, a pessoa tímida gostaria de interagir com os outros, mas por determinadas razões, cautela, receio, evitam o contato social.

Assim como outros sentimentos, o comportamento tímido pode ser classificado ao longo de um continuum, encontrando-se desde uma timidez muito leve, que não interfere na vida do indivíduo, até transtornos muito sérios, que podem levar a um sofrimento e desadaptação muito grande frente à vida.

A timidez em excesso pode levar ao transtorno de ansiedade social (caracterizada por uma ansiedade significativa), que é um transtorno psiquiátrico e como tal deve ser tratado por profissionais especializados, psiquiatras e psicólogos, de preferência que utilizem intervenções comportamentais e cognitivas, que são baseadas em evidências científicas.

* Psicólogas da Link Psicologia



Violência urbana no Brasil, uma guerra desprezada

Reportagem recente do jornal O Estado de S. Paulo, publicada no dia 3 de março, revela que existem pelo menos 72 facções criminosas nas prisões brasileiras.

Autor: Samuel Hanan


Mundo de mentiras

O ser humano se afastou daquilo que devia ser e criou um mundo de mentiras. Em geral o viver passou a ser artificial.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


Um País em busca de equilíbrio e paz

O ambiente político-institucional brasileiro não poderia passar por um tempo mais complicado do que o atual.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Nem Nem: retratos do Brasil

Um recente relatório da OCDE coloca o Brasil em segundo lugar entre os países com maior número de jovens que não trabalham e nem estudam.

Autor: Daniel Medeiros


Michael Shellenberger expôs que o rei está nu

Existe um ditado que diz: “não é possível comer o bolo e tê-lo.”

Autor: Roberto Rachewsky


Liberdade política sem liberdade econômica é ilusão

O filósofo, cientista político e escritor norte-americano John Kenneth Galbraith (1908-2006), um dos mais influentes economistas liberais do Século XX, imortalizou um pensamento que merece ser revivido no Brasil de hoje.

Autor: Samuel Hanan


Da varíola ao mercúrio, a extinção indígena persiste

Os nativos brasileiros perderam a guerra contra os portugueses, principalmente por causa da alta mortalidade das doenças que vieram nos navios.

Autor: Víktor Waewell


A importância de uma economia ajustada e em rota de crescimento

Não é segredo para ninguém e temos defendido há anos que um parque industrial mais novo, que suporte um processo de neoindustrialização, é capaz de produzir mais e melhor, incrementando a produtividade da economia como um todo, com menor consumo de energia e melhor sustentabilidade.

Autor: Gino Paulucci Jr.


O fim da excessiva judicialização da política

O projeto também propõe diminuir as decisões monocráticas do STF ao mínimo indispensável.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


O inesperado e o sem precedentes

Na segunda-feira, 1º de abril, supostos aviões militares de Israel bombardearam o consulado iraniano em Damasco, na Síria.

Autor: João Alfredo Lopes Nyegray


Crédito consignado e mais um golpe de milhões de reais

No mundo das fraudes financeiras, é sabido que os mais diversos métodos de operação são utilizados para o mesmo objetivo: atrair o maior número possível de vítimas e o máximo volume de dinheiro delas.

Autor: Jorge Calazans


Quando resistir não é a solução

Carl Gustav Jung, psiquiatra suíço, fundador da psicologia analítica, nos lembra que tudo a que resistimos, persiste.

Autor: Renata Nascimento