Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Acenda a luz dentro de você!

Acenda a luz dentro de você!

23/12/2014 Andrea Cabral

Dezembro. Festas, presentes, reuniões de fim de ano...

Enquanto penso em todos os eventos que acontecem neste mês, escuto o samba enredo de uma grande escola de samba carioca que diz: ”A luz dentro de você... Acenda!”. Essa frase me fez parar e refletir sobre as comemorações natalinas e sobre a vida em geral!

No final do ano, as pessoas sentem-se pressionadas a finalizar seus afazeres. O Natal e o Reveillon passam a ser datas limites para tudo. Visando cumprir o calendário, todos se deixam envolver por uma atmosfera mental equivocada de angústia e ansiedade. Esquecem de pensar no que realmente significa apreciar e viver plenamente essa data.

O Natal marca o nascimento de Jesus e representa o surgimento de uma nova ideia, o Cristo, que traz a mensagem de paz, harmonia e união, por ser a manifestação do Amor divino.

Em certo relato bíblico, quando Jesus diz que é preciso nascer de novo, questionam-lhe: “Mestre, como voltar ao ventre materno?” Entretanto, Jesus se referia ao renascer espiritual. Mais tarde, Paulo interpreta e expande essa ideia, explicando que o transformar-se depende da renovação da mente: mudar a forma de pensar.

Por esse motivo, diante do turbilhão de acontecimentos que precedem o Natal é importante acalmar o pensamento e perceber qual “ideia” gostaríamos que nascesse ou renascesse em nós.

Pense: Se algumas qualidades estivessem expostas em uma vitrine, quais você escolheria?

Acenda a luz dentro de você mesmo e veja que tudo o que precisa já está à sua disposição. A paz infinita trazida pelo Cristo é capaz de restaurar as relações, a harmonia e a saúde.

A letra do samba enredo que estava ouvindo, continua assim: “Nada é maior do que o amor, entenda...”

* Andrea Cabral, jornalista e advogada, atua como Comitê de Publicação da Ciência Cristã para o Brasil - [email protected]



Violência urbana no Brasil, uma guerra desprezada

Reportagem recente do jornal O Estado de S. Paulo, publicada no dia 3 de março, revela que existem pelo menos 72 facções criminosas nas prisões brasileiras.

Autor: Samuel Hanan


Mundo de mentiras

O ser humano se afastou daquilo que devia ser e criou um mundo de mentiras. Em geral o viver passou a ser artificial.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


Um País em busca de equilíbrio e paz

O ambiente político-institucional brasileiro não poderia passar por um tempo mais complicado do que o atual.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Nem Nem: retratos do Brasil

Um recente relatório da OCDE coloca o Brasil em segundo lugar entre os países com maior número de jovens que não trabalham e nem estudam.

Autor: Daniel Medeiros


Michael Shellenberger expôs que o rei está nu

Existe um ditado que diz: “não é possível comer o bolo e tê-lo.”

Autor: Roberto Rachewsky


Liberdade política sem liberdade econômica é ilusão

O filósofo, cientista político e escritor norte-americano John Kenneth Galbraith (1908-2006), um dos mais influentes economistas liberais do Século XX, imortalizou um pensamento que merece ser revivido no Brasil de hoje.

Autor: Samuel Hanan


Da varíola ao mercúrio, a extinção indígena persiste

Os nativos brasileiros perderam a guerra contra os portugueses, principalmente por causa da alta mortalidade das doenças que vieram nos navios.

Autor: Víktor Waewell


A importância de uma economia ajustada e em rota de crescimento

Não é segredo para ninguém e temos defendido há anos que um parque industrial mais novo, que suporte um processo de neoindustrialização, é capaz de produzir mais e melhor, incrementando a produtividade da economia como um todo, com menor consumo de energia e melhor sustentabilidade.

Autor: Gino Paulucci Jr.


O fim da excessiva judicialização da política

O projeto também propõe diminuir as decisões monocráticas do STF ao mínimo indispensável.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


O inesperado e o sem precedentes

Na segunda-feira, 1º de abril, supostos aviões militares de Israel bombardearam o consulado iraniano em Damasco, na Síria.

Autor: João Alfredo Lopes Nyegray


Crédito consignado e mais um golpe de milhões de reais

No mundo das fraudes financeiras, é sabido que os mais diversos métodos de operação são utilizados para o mesmo objetivo: atrair o maior número possível de vítimas e o máximo volume de dinheiro delas.

Autor: Jorge Calazans


Quando resistir não é a solução

Carl Gustav Jung, psiquiatra suíço, fundador da psicologia analítica, nos lembra que tudo a que resistimos, persiste.

Autor: Renata Nascimento