Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Encontre nas críticas as respostas para suas dúvidas

Encontre nas críticas as respostas para suas dúvidas

18/06/2015 Dominique Magalhães

Falamos tanto de baixa autoestima e insegurança, mas quase nunca ouvimos como tema o excesso de confiança.

Algumas pessoas, aparentemente seguras, são intolerantes quando o assunto aborda seus próprios erros. Tenho observado jovens entre 20 e 25 anos, aqueles conhecidos como geração Y. Muitos se dizem insatisfeitos com a vida que levam. E por quê?

Alguns relatam dificuldades em se estabelecerem no trabalho ou em relacionamentos. Estudos apontam que essa juventude costuma se sentir especial, não julgando necessário que haja esforço para alcançar seus objetivos. Muitos se deparam com dificuldades nos empregos por não estarem acostumados com a pressão do dia a dia.

Paul Harvey, um professor da Universidade de New Hampshire, chegou a diversas conclusões sobre essa geração, após muitas pesquisas. Em sua opinião, existe um excesso de expectativa nas pessoas dessa idade que não corresponde com a realidade. Também possuem uma visão inflada deles mesmos e dificuldade em aceitar críticas.

Esse tipo de comportamento não contribui nem um pouco para o próprio crescimento profissional, visto que, nem sempre, o sucesso se constrói com elogios e glórias: As críticas são preciosas pistas que nos levam ao tesouro, aquilo que precisamos mudar para sermos melhores.

Não são apenas para o aperfeiçoamento que elas servem. A censura também pode indicar um detalhe que nos levará ao sucesso.

Uma das atitudes que devemos ter para descobrirmos nosso Dom é estarmos atentos a tudo que envolve o nosso modo de agir, inclusive aquilo que, em determinada situação, é considerado um erro.

Alguém que fala muito, por exemplo, pode se descobrir em diversas atividades de comunicação. Quem sabe se não possui talento para ser radialista ou apresentador de TV? Os extremamente quietos possuem potencial para atividades que requerem concentração. Os sonhadores costumam ter uma imaginação rica, característica preciosa para projetos que exigem muita criatividade.

Os julgamentos em relação às nossas atitudes, inclusive os negativos, podem nos proporcionar a descoberta de habilidades que nunca imaginamos sendo úteis para nossa vida.

Que tal parar de se preocupar com as críticas e buscar nelas possíveis respostas para as suas dúvidas?

* Dominique Magalhães é carioca, cursou Direito, Publicidade e concluiu pós-graduação em Portfolio na ESPM. Atualmente estuda Pedagogia.



Violência urbana no Brasil, uma guerra desprezada

Reportagem recente do jornal O Estado de S. Paulo, publicada no dia 3 de março, revela que existem pelo menos 72 facções criminosas nas prisões brasileiras.

Autor: Samuel Hanan


Mundo de mentiras

O ser humano se afastou daquilo que devia ser e criou um mundo de mentiras. Em geral o viver passou a ser artificial.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


Um País em busca de equilíbrio e paz

O ambiente político-institucional brasileiro não poderia passar por um tempo mais complicado do que o atual.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Nem Nem: retratos do Brasil

Um recente relatório da OCDE coloca o Brasil em segundo lugar entre os países com maior número de jovens que não trabalham e nem estudam.

Autor: Daniel Medeiros


Michael Shellenberger expôs que o rei está nu

Existe um ditado que diz: “não é possível comer o bolo e tê-lo.”

Autor: Roberto Rachewsky


Liberdade política sem liberdade econômica é ilusão

O filósofo, cientista político e escritor norte-americano John Kenneth Galbraith (1908-2006), um dos mais influentes economistas liberais do Século XX, imortalizou um pensamento que merece ser revivido no Brasil de hoje.

Autor: Samuel Hanan


Da varíola ao mercúrio, a extinção indígena persiste

Os nativos brasileiros perderam a guerra contra os portugueses, principalmente por causa da alta mortalidade das doenças que vieram nos navios.

Autor: Víktor Waewell


A importância de uma economia ajustada e em rota de crescimento

Não é segredo para ninguém e temos defendido há anos que um parque industrial mais novo, que suporte um processo de neoindustrialização, é capaz de produzir mais e melhor, incrementando a produtividade da economia como um todo, com menor consumo de energia e melhor sustentabilidade.

Autor: Gino Paulucci Jr.


O fim da excessiva judicialização da política

O projeto também propõe diminuir as decisões monocráticas do STF ao mínimo indispensável.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


O inesperado e o sem precedentes

Na segunda-feira, 1º de abril, supostos aviões militares de Israel bombardearam o consulado iraniano em Damasco, na Síria.

Autor: João Alfredo Lopes Nyegray


Crédito consignado e mais um golpe de milhões de reais

No mundo das fraudes financeiras, é sabido que os mais diversos métodos de operação são utilizados para o mesmo objetivo: atrair o maior número possível de vítimas e o máximo volume de dinheiro delas.

Autor: Jorge Calazans


Quando resistir não é a solução

Carl Gustav Jung, psiquiatra suíço, fundador da psicologia analítica, nos lembra que tudo a que resistimos, persiste.

Autor: Renata Nascimento