Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Água: sem ela, deixaríamos de existir

Água: sem ela, deixaríamos de existir

07/07/2015 Floriano de Lima Nascimento

“Nenhuma questão é mais importante do que a da água”, diz Frei Leonardo Boff, pois dela depende a sobrevivência de toda a cadeia da vida e, consequentemente do nosso próprio futuro.

Especialistas e grupos de humanistas já sugeriram um pacto social ao redor daquilo que é vital para todos: “independentemente das discussões que envolvem o tema, não podemos ignorar um fato indiscutível: a água é um bem natural, vital, insubstituível e comum a todos os seres viventes”. Deve ser considerado crime contra a humanidade a privação, por quaisquer meios, da água utilizada para beber ou para uso medicinal, de higiene, etc. Todas as pessoas físicas ou jurídicas, detentoras de reservas privadas de água, deveriam reservar, em princípio, pelo menos, 20% dessas reservas para fins de consumo da população.

Ora, segundo opinião do já citado Frei Leonardo Boff, posta a questão nesses termos, cabe-nos agir com todo empenho ao nosso alcance para fortalecer, valorizar, ampliar, melhorar a qualidade e fazer chegar a um número cada vez maior de pessoas os benefícios da água tratada e acessível ao público.

Nenhum desafio é maior, neste momento, do que a escassez da “água de beber”,  colocada em risco pelos desmandos de uma civilização descuidada e, em muitos casos, francamente irresponsável e omissa diante da obrigação de proteger os recursos naturais do Planeta Terra.

O que temos feito para proteger o meio ambiente – as águas, as matas, a atmosfera e o ar que nos permite viver? Sabemos que há irresponsabilidade, em muitos casos criminosos, na maneira como são tratados os recursos naturais no Planeta, os únicos capazes de assegurar a sustentabilidade da vida. 

Mas tudo deve ser feito com urgência, dado a gravidade da situação a que chegamos! Vamos unir esforços para evitar o que pode vir a ser a maior catástrofe do nosso planeta! Para essa tarefa, estão convidados os governos estaduais e municipais, além de entidades privadas capazes de oferecer soluções. Esta é mais uma campanha de O Debate! Envie sua sugestão!

Aqueles que nunca se preocuparam em cuidar seriamente dos recursos hídricos certamente adotarão uma atitude mais responsável a partir de agora: guerras, super povoamento do Planeta,fome e outras ameaças, sem deixar de ser trágicas, cedem lugar a um fenômeno que já está tirando o sono de muita gente: a escassez do precioso liquido: nenhum desafio é maior, neste momento, que a crise hídrica, já resultante de desmandos de uma civilização descuidada e, em muitos casos, francamente irresponsável e omissa diante da obrigação de proteger os recursos naturais do planeta em que vivemos.

Afinal de contas, o que temos feito para proteger o meio ambiente – as águas, as matas, a atmosfera e o ar que nos permite sobreviver?



Violência urbana no Brasil, uma guerra desprezada

Reportagem recente do jornal O Estado de S. Paulo, publicada no dia 3 de março, revela que existem pelo menos 72 facções criminosas nas prisões brasileiras.

Autor: Samuel Hanan


Mundo de mentiras

O ser humano se afastou daquilo que devia ser e criou um mundo de mentiras. Em geral o viver passou a ser artificial.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


Um País em busca de equilíbrio e paz

O ambiente político-institucional brasileiro não poderia passar por um tempo mais complicado do que o atual.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Nem Nem: retratos do Brasil

Um recente relatório da OCDE coloca o Brasil em segundo lugar entre os países com maior número de jovens que não trabalham e nem estudam.

Autor: Daniel Medeiros


Michael Shellenberger expôs que o rei está nu

Existe um ditado que diz: “não é possível comer o bolo e tê-lo.”

Autor: Roberto Rachewsky


Liberdade política sem liberdade econômica é ilusão

O filósofo, cientista político e escritor norte-americano John Kenneth Galbraith (1908-2006), um dos mais influentes economistas liberais do Século XX, imortalizou um pensamento que merece ser revivido no Brasil de hoje.

Autor: Samuel Hanan


Da varíola ao mercúrio, a extinção indígena persiste

Os nativos brasileiros perderam a guerra contra os portugueses, principalmente por causa da alta mortalidade das doenças que vieram nos navios.

Autor: Víktor Waewell


A importância de uma economia ajustada e em rota de crescimento

Não é segredo para ninguém e temos defendido há anos que um parque industrial mais novo, que suporte um processo de neoindustrialização, é capaz de produzir mais e melhor, incrementando a produtividade da economia como um todo, com menor consumo de energia e melhor sustentabilidade.

Autor: Gino Paulucci Jr.


O fim da excessiva judicialização da política

O projeto também propõe diminuir as decisões monocráticas do STF ao mínimo indispensável.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


O inesperado e o sem precedentes

Na segunda-feira, 1º de abril, supostos aviões militares de Israel bombardearam o consulado iraniano em Damasco, na Síria.

Autor: João Alfredo Lopes Nyegray


Crédito consignado e mais um golpe de milhões de reais

No mundo das fraudes financeiras, é sabido que os mais diversos métodos de operação são utilizados para o mesmo objetivo: atrair o maior número possível de vítimas e o máximo volume de dinheiro delas.

Autor: Jorge Calazans


Quando resistir não é a solução

Carl Gustav Jung, psiquiatra suíço, fundador da psicologia analítica, nos lembra que tudo a que resistimos, persiste.

Autor: Renata Nascimento