Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Como empreender com sucesso

Como empreender com sucesso

02/08/2015 Fernando Francisco

Muitos me perguntam: Qual o melhor negócio do mundo?

A resposta poderia ser simples: possui grande demanda e baixa oferta. Há incontáveis produtos e serviços com essas características.

Mas, perceba: isso não torna um produto ou serviço algo único, inigualável, vencedor ou que se venda por si só. Há diversos caminhos para o sucesso.

A tecnologia, por exemplo, cria uma nova avenida de oportunidades que está ao alcance de todos. Isso pode ser usado a seu favor e, ao mesmo tempo, pode significar uma ameaça.

Uma pessoa, mesmo estando do outro lado do mundo, pode ser concorrente e impactar seus lucros aqui. Ter o melhor negócio do mundo depende do quanto você está disposto a ser diferente.

Não estranhe a frase: ela está correta. Para se destacar e oferecer algo que o público almeja, você tem que ser criativo, imaginativo, mostrar suas vantagens sem recorrer a velhos jargões, como “Nossa diferença é a qualidade de nossos produtos”.

Para quem ainda insiste em usá-los, trago uma triste notícia: Qualidade não é diferencial, é obrigação determinado por lei. Se você quer manter ou conquistar um cliente, terá que oferecer o que há de melhor e ponto.

O que quero dizer é que não existe um “melhor negócio do mundo”. Existem várias oportunidades para bons negócios. Se resultarão em sucesso ou serão uma perda de tempo, dependerá da forma for planejado.

O que se tem de fazer é descobrir como deixar de lado o trivial, as características encontradas em outros e partir para a inovação ou mesmo para o que é mais lógico.

Em uma de suas reportagens, o programa Mais Sucesso (TV Novo Tempo), mostrou várias entrevistas realizadas em uma mesma praça onde alkguns ambulantes vendiam lanches e sucos.

Embora houvesse quatro ou cinco vendedores comercializando lanches do mesmo tipo, um deles concentrava a maior parte dos clientes. À reportagem, ele revelou seu segredo: enquanto os demais usavam roupas comuns, ele trajava um uniforme que, por sinal, era branco.

Outro diferencial: usava um ajudante para receber os pagamentos enquanto que manipulava os alimentos utilizando luvas. Assim, fidelizou clientes. Não era um negocio diferente, sem concorrentes, inédito e ou nunca antes imaginado. O melhor negócio do mundo é aquele que primeiramente você ama; em segundo lugar, que lhe dá o retorno que você necessita e, em terceiro lugar, que depende das suas atitudes.

É isso que traz o sucesso, seja com a venda de sucos ou com a construção de carros.

* Fernando Francisco é produtor e apresentador do programa Mais Sucesso, veiculado pela TV Novo Tempo. É consultor e palestrante há mais de 20 anos nas áreas de comunicação e TI.



Violência urbana no Brasil, uma guerra desprezada

Reportagem recente do jornal O Estado de S. Paulo, publicada no dia 3 de março, revela que existem pelo menos 72 facções criminosas nas prisões brasileiras.

Autor: Samuel Hanan


Mundo de mentiras

O ser humano se afastou daquilo que devia ser e criou um mundo de mentiras. Em geral o viver passou a ser artificial.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


Um País em busca de equilíbrio e paz

O ambiente político-institucional brasileiro não poderia passar por um tempo mais complicado do que o atual.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Nem Nem: retratos do Brasil

Um recente relatório da OCDE coloca o Brasil em segundo lugar entre os países com maior número de jovens que não trabalham e nem estudam.

Autor: Daniel Medeiros


Michael Shellenberger expôs que o rei está nu

Existe um ditado que diz: “não é possível comer o bolo e tê-lo.”

Autor: Roberto Rachewsky


Liberdade política sem liberdade econômica é ilusão

O filósofo, cientista político e escritor norte-americano John Kenneth Galbraith (1908-2006), um dos mais influentes economistas liberais do Século XX, imortalizou um pensamento que merece ser revivido no Brasil de hoje.

Autor: Samuel Hanan


Da varíola ao mercúrio, a extinção indígena persiste

Os nativos brasileiros perderam a guerra contra os portugueses, principalmente por causa da alta mortalidade das doenças que vieram nos navios.

Autor: Víktor Waewell


A importância de uma economia ajustada e em rota de crescimento

Não é segredo para ninguém e temos defendido há anos que um parque industrial mais novo, que suporte um processo de neoindustrialização, é capaz de produzir mais e melhor, incrementando a produtividade da economia como um todo, com menor consumo de energia e melhor sustentabilidade.

Autor: Gino Paulucci Jr.


O fim da excessiva judicialização da política

O projeto também propõe diminuir as decisões monocráticas do STF ao mínimo indispensável.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


O inesperado e o sem precedentes

Na segunda-feira, 1º de abril, supostos aviões militares de Israel bombardearam o consulado iraniano em Damasco, na Síria.

Autor: João Alfredo Lopes Nyegray


Crédito consignado e mais um golpe de milhões de reais

No mundo das fraudes financeiras, é sabido que os mais diversos métodos de operação são utilizados para o mesmo objetivo: atrair o maior número possível de vítimas e o máximo volume de dinheiro delas.

Autor: Jorge Calazans


Quando resistir não é a solução

Carl Gustav Jung, psiquiatra suíço, fundador da psicologia analítica, nos lembra que tudo a que resistimos, persiste.

Autor: Renata Nascimento