Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Parando o “trem imparável” dos distúrbios alimentares

Parando o “trem imparável” dos distúrbios alimentares

03/09/2015 Thomas Mitchinson

“A comida é um símbolo de amor e conforto.”

“Até 30 milhões de pessoas de todas as idades e gêneros sofrem de um transtorno alimentar (anorexia, bulimia e compulsão alimentar) nos EUA”, de acordo com a ANAD - a Associação Nacional de Anorexia Nervosa e Transtornos Associados. Transtornos alimentares também possuem a maior taxa de mortalidade de qualquer doença mental.

“Era um ciclo vicioso de anorexia e bulimia, como um trem imparável”, disse-me Patrícia Brugioni, de Chicaco. “Eu sofri de transtornos alimentares por muitos anos. Era uma questão de valor para mim. Minha auto-estima estava faminta.”

Patrícia continuou, “A comida é um símbolo de amor e conforto, e se você sentir que não é valioso ou amado, você sente que não é digno de ser alimentado.”

Sentir-se amado e digno é muitas vezes o centro de distúrbios comportamentais. A espiritualidade pode ser inestimável para indivíduos que enfrentam esses desafios. Para várias pessoas, a espiritualidade significa uma conexão direta com o Amor divino, que traz a cura para sua vida.

Para Patrícia, suas lutas com transtornos alimentares a afastaram da família. Ela deixou tudo para ir para São Francisco, com apenas 100 dólares. “Mudei-me para afundar ou nadar. Na verdade, eu pensei que ia afundar. Eu também bebia em um nível alcoólico por dez anos, e usava um pouco de cocaína. Mas então, eu comecei a participar de algumas reuniões com pessoas que haviam sido libertadas da compulsão por beber, ao se volverem a um Poder Superior, e ao deixar a vontade própria, o medo e ressentimento cederem à vontade desse poder divino.”

“A minha espiritualidade foi crescendo”, afirmou Patricia. “Foi definitivamente uma conexão envolvente com o Amor divino.” Ela percebeu que sua espiritualidade se tornou mais tangível do que seu corpo.

Patricia continuou: “Quando comecei a enfrentar o medo, olhando para ele, sendo honesta, e rendendo-me à presença divina, pude sentir um amor incrível e gratidão dentro de mim, minha natureza espiritual. O trem imparável do transtorno parou. Ele tinha ido embora para sempre.”

“Mais tarde, encontrei o livro Ciência e Saúde com a Chave das Escrituras, de Mary Baker Eddy, que me deu uma compreensão mais profunda desse Amor. No livro há uma frase: ‘Dá-nos a graça para hoje; alimenta os afetos famintos’, parte do significado espiritual da Oração do Senhor. Essa é a minha oração para todos: que sintam o Amor divino incondicional que alimenta suas afeições e os ajuda a sentirem-se dignos e completos."

* Thomas Mitchinson, como Comitê de Publicação da Ciência Cristã para o estado de Illinois, EUA, escreve sobre a relação entre o pensamento, a espiritualidade e a saúde.



Violência urbana no Brasil, uma guerra desprezada

Reportagem recente do jornal O Estado de S. Paulo, publicada no dia 3 de março, revela que existem pelo menos 72 facções criminosas nas prisões brasileiras.

Autor: Samuel Hanan


Mundo de mentiras

O ser humano se afastou daquilo que devia ser e criou um mundo de mentiras. Em geral o viver passou a ser artificial.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


Um País em busca de equilíbrio e paz

O ambiente político-institucional brasileiro não poderia passar por um tempo mais complicado do que o atual.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Nem Nem: retratos do Brasil

Um recente relatório da OCDE coloca o Brasil em segundo lugar entre os países com maior número de jovens que não trabalham e nem estudam.

Autor: Daniel Medeiros


Michael Shellenberger expôs que o rei está nu

Existe um ditado que diz: “não é possível comer o bolo e tê-lo.”

Autor: Roberto Rachewsky


Liberdade política sem liberdade econômica é ilusão

O filósofo, cientista político e escritor norte-americano John Kenneth Galbraith (1908-2006), um dos mais influentes economistas liberais do Século XX, imortalizou um pensamento que merece ser revivido no Brasil de hoje.

Autor: Samuel Hanan


Da varíola ao mercúrio, a extinção indígena persiste

Os nativos brasileiros perderam a guerra contra os portugueses, principalmente por causa da alta mortalidade das doenças que vieram nos navios.

Autor: Víktor Waewell


A importância de uma economia ajustada e em rota de crescimento

Não é segredo para ninguém e temos defendido há anos que um parque industrial mais novo, que suporte um processo de neoindustrialização, é capaz de produzir mais e melhor, incrementando a produtividade da economia como um todo, com menor consumo de energia e melhor sustentabilidade.

Autor: Gino Paulucci Jr.


O fim da excessiva judicialização da política

O projeto também propõe diminuir as decisões monocráticas do STF ao mínimo indispensável.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


O inesperado e o sem precedentes

Na segunda-feira, 1º de abril, supostos aviões militares de Israel bombardearam o consulado iraniano em Damasco, na Síria.

Autor: João Alfredo Lopes Nyegray


Crédito consignado e mais um golpe de milhões de reais

No mundo das fraudes financeiras, é sabido que os mais diversos métodos de operação são utilizados para o mesmo objetivo: atrair o maior número possível de vítimas e o máximo volume de dinheiro delas.

Autor: Jorge Calazans


Quando resistir não é a solução

Carl Gustav Jung, psiquiatra suíço, fundador da psicologia analítica, nos lembra que tudo a que resistimos, persiste.

Autor: Renata Nascimento