Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Existe algum lugar onde Deus não esteja?

Existe algum lugar onde Deus não esteja?

16/05/2016 Debra Chew

Volvamo-nos a Deus como nosso refúgio, sabendo que a oração ajuda toda a humanidade.

Existe algum lugar onde Deus não esteja?

Em todo o mundo, as pessoas estão pensando no vírus Zika, que a Organização Mundial de Saúde está chamando de “emergência de saúde pública de dimensão internacional”, e que está causando sofrimento às mulheres grávidas em todo o mundo.

Quando sou confrontada com problemas mundiais que necessitam de oração, sempre afasto meu pensamento do mal e me volto para Deus, a fim de ajudar.

Tenho constatado que o Salmo 91 ajuda muito. Ele começa assim: “O que habita no esconderijo do Altíssimo e descansa à sombra do Onipotente diz ao Senhor: Meu refúgio e meu baluarte, Deus meu, em quem confio”.

A ideia de que os filhos de Deus habitam sob o poder protetor do Altíssimo, em um lugar invisível e inacessível ao mal ou ao dano, pode acalmar os temores sobre qualquer emergência de saúde pública.

Quando mantemos em mente o conceito da natureza defensora e protetora de Deus, como também ao fato de o bem ser infinito e sempre presente, começamos a compreender que esse bem tem de incluir a saúde de todos e é independente do local geográfico ou das condições mundiais.

Enquanto eu ponderava as notícias sobre esse vírus e pensava sobre uma amiga grávida que, por temor, havia cancelado seus planos de viagem para as próximas férias fora do país, lembrei-me de uma frase: “Não existe nenhum lugar onde Deus não esteja”.

Pensei: estaria Deus ausente em uma parte do mundo e presente em outra? Estaríamos mais seguros no Tennessee do que na Colômbia, ou mais seguros em Londres do que na África do Sul?

No mesmo Salmo 91, temos a garantia de que “ele te livrará... da peste perniciosa” e “não te assustarás”. Deus está em toda parte, amando Sua criação. Além disso, o estarmos conscientes de Sua presença tem o poder de nos tornar imunes a todo tipo de mal.

Deus não deixa uma parte do mundo assolada e desprotegida enquanto se concentra em outro continente. Mary Baker Eddy, uma reformadora e escritora religiosa, conhecia muito bem o poder de Deus para lidar com as pragas da época dela. Ela conhecia a Deus como o Amor universal e escreveu que Sua voz tranquilizadora se estende sobre continentes e oceanos, até as extremidades mais remotas do globo.

Essa mensagem do Amor diz a todos: Deus nos mantém seguros em toda parte.

Há alguns anos, um amigo meu foi à Ásia. Lá, teve sintomas da gripe aviária, ficou doente e temeroso. Ligou para um profissional da Ciência Cristã para que orasse por ele. Conversaram sobre o fato de que não havia nenhum lugar no globo onde Deus não estivesse presente. Ele teve uma cura quase imediata da gripe aviária. A oração foi eficaz porque ele tinha a certeza de que contava com a melhor ajuda: Deus era seu refúgio e o mantinha bem e seguro, onde quer que estivesse.

Portanto, em meio às notícias sobre a Zika e o contágio, volvamo-nos a Deus como nosso refúgio, sabendo que a oração ajuda toda a humanidade. Permitamos que a paz e a calma divinas substituam o medo e o alarme, raciocinando que Deus é o bem infinito. Quer estejamos caminhando até o supermercado ou voando para outro continente, Deus e Seu poder protetor não estão ausentes.

* Debra Chew escreve sobre a conexão entre o pensamento e o bem-estar a partir da perspectiva da Ciência Cristã. Ela é Comitê de Publicação da Ciência Cristã no Tennessee, EUA.



Violência urbana no Brasil, uma guerra desprezada

Reportagem recente do jornal O Estado de S. Paulo, publicada no dia 3 de março, revela que existem pelo menos 72 facções criminosas nas prisões brasileiras.

Autor: Samuel Hanan


Mundo de mentiras

O ser humano se afastou daquilo que devia ser e criou um mundo de mentiras. Em geral o viver passou a ser artificial.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


Um País em busca de equilíbrio e paz

O ambiente político-institucional brasileiro não poderia passar por um tempo mais complicado do que o atual.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Nem Nem: retratos do Brasil

Um recente relatório da OCDE coloca o Brasil em segundo lugar entre os países com maior número de jovens que não trabalham e nem estudam.

Autor: Daniel Medeiros


Michael Shellenberger expôs que o rei está nu

Existe um ditado que diz: “não é possível comer o bolo e tê-lo.”

Autor: Roberto Rachewsky


Liberdade política sem liberdade econômica é ilusão

O filósofo, cientista político e escritor norte-americano John Kenneth Galbraith (1908-2006), um dos mais influentes economistas liberais do Século XX, imortalizou um pensamento que merece ser revivido no Brasil de hoje.

Autor: Samuel Hanan


Da varíola ao mercúrio, a extinção indígena persiste

Os nativos brasileiros perderam a guerra contra os portugueses, principalmente por causa da alta mortalidade das doenças que vieram nos navios.

Autor: Víktor Waewell


A importância de uma economia ajustada e em rota de crescimento

Não é segredo para ninguém e temos defendido há anos que um parque industrial mais novo, que suporte um processo de neoindustrialização, é capaz de produzir mais e melhor, incrementando a produtividade da economia como um todo, com menor consumo de energia e melhor sustentabilidade.

Autor: Gino Paulucci Jr.


O fim da excessiva judicialização da política

O projeto também propõe diminuir as decisões monocráticas do STF ao mínimo indispensável.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


O inesperado e o sem precedentes

Na segunda-feira, 1º de abril, supostos aviões militares de Israel bombardearam o consulado iraniano em Damasco, na Síria.

Autor: João Alfredo Lopes Nyegray


Crédito consignado e mais um golpe de milhões de reais

No mundo das fraudes financeiras, é sabido que os mais diversos métodos de operação são utilizados para o mesmo objetivo: atrair o maior número possível de vítimas e o máximo volume de dinheiro delas.

Autor: Jorge Calazans


Quando resistir não é a solução

Carl Gustav Jung, psiquiatra suíço, fundador da psicologia analítica, nos lembra que tudo a que resistimos, persiste.

Autor: Renata Nascimento