Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Manufatura avançada para potencializar os ganhos

Manufatura avançada para potencializar os ganhos

08/09/2017 Max Zatta

Já existem tecnologias que podem ser um início ao projeto de modernização do parque fabril.

Se por um lado os times de engenharia têm cada vez mais a missão de reinventar e reconectar os processos produtivos, a fim de torná-los mais competitivos; por outro lado, existem parques fabris instalados, que possuem histórias de sucesso e que precisam de um caminho para chegar a esta competitividade.

Para serem competitivas neste mercado globalizado, as empresas ainda precisam lidar com margens cada vez mais apertadas. Desperdícios já não são mais tolerados. Nesse contexto, é preciso uma análise cuidadosa sobre quais processos as fábricas devem priorizar e quais podem esperar quando se trata de manufatura 4.0.

Já existem tecnologias nas prateleiras como, por exemplo, softwares de integração entre máquinas e equipamentos e ERPs (MES), softwares para análise de big data e robôs para os mais variados fins, que podem ser um início saudável ao projeto de modernização do parque fabril na direção da manufatura avançada.

Mas não está só nas mãos da indústria a responsabilidade de acelerar o processo de modernização das fábricas. Três pontos são cruciais para acelerar a manufatura avançada no Brasil: a formação de recursos humanos para trabalhar com essa combinação das tecnologias, o desenvolvimento de infraestrutura de TI para suportar redes de alta velocidade, protocolos de conversação entre equipamentos e redes físicas de conexão e o incentivo do governo para alavancar o uso das tecnologias.

Mesmo empresas consolidadas, que dispõem de linhas modernas e antigas de produção, possuem potencial de alcançar outro patamar de desenvolvimento e obter melhores performances de fábrica.

Esses e outros assuntos serão discutidos no 9º Simpósio SAE BRASIL de Manufatura, dia 13 de setembro, no Hotel Intercity Premium, em Caxias do Sul, RS.

* Max Zatta é gerente executivo de Operações da Randon Autopeças e chairperson do 9º Simpósio SAE BRASIL de Manufatura.



Violência urbana no Brasil, uma guerra desprezada

Reportagem recente do jornal O Estado de S. Paulo, publicada no dia 3 de março, revela que existem pelo menos 72 facções criminosas nas prisões brasileiras.

Autor: Samuel Hanan


Mundo de mentiras

O ser humano se afastou daquilo que devia ser e criou um mundo de mentiras. Em geral o viver passou a ser artificial.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


Um País em busca de equilíbrio e paz

O ambiente político-institucional brasileiro não poderia passar por um tempo mais complicado do que o atual.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Nem Nem: retratos do Brasil

Um recente relatório da OCDE coloca o Brasil em segundo lugar entre os países com maior número de jovens que não trabalham e nem estudam.

Autor: Daniel Medeiros


Michael Shellenberger expôs que o rei está nu

Existe um ditado que diz: “não é possível comer o bolo e tê-lo.”

Autor: Roberto Rachewsky


Liberdade política sem liberdade econômica é ilusão

O filósofo, cientista político e escritor norte-americano John Kenneth Galbraith (1908-2006), um dos mais influentes economistas liberais do Século XX, imortalizou um pensamento que merece ser revivido no Brasil de hoje.

Autor: Samuel Hanan


Da varíola ao mercúrio, a extinção indígena persiste

Os nativos brasileiros perderam a guerra contra os portugueses, principalmente por causa da alta mortalidade das doenças que vieram nos navios.

Autor: Víktor Waewell


A importância de uma economia ajustada e em rota de crescimento

Não é segredo para ninguém e temos defendido há anos que um parque industrial mais novo, que suporte um processo de neoindustrialização, é capaz de produzir mais e melhor, incrementando a produtividade da economia como um todo, com menor consumo de energia e melhor sustentabilidade.

Autor: Gino Paulucci Jr.


O fim da excessiva judicialização da política

O projeto também propõe diminuir as decisões monocráticas do STF ao mínimo indispensável.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


O inesperado e o sem precedentes

Na segunda-feira, 1º de abril, supostos aviões militares de Israel bombardearam o consulado iraniano em Damasco, na Síria.

Autor: João Alfredo Lopes Nyegray


Crédito consignado e mais um golpe de milhões de reais

No mundo das fraudes financeiras, é sabido que os mais diversos métodos de operação são utilizados para o mesmo objetivo: atrair o maior número possível de vítimas e o máximo volume de dinheiro delas.

Autor: Jorge Calazans


Quando resistir não é a solução

Carl Gustav Jung, psiquiatra suíço, fundador da psicologia analítica, nos lembra que tudo a que resistimos, persiste.

Autor: Renata Nascimento