Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Dizer NÃO vai salvar a sua vida

Dizer NÃO vai salvar a sua vida

22/03/2018 Mariana Vieira

Pense nos últimos sete dias, o que você fez por você mesmo, por prazer?

Dizer NÃO vai salvar a sua vida

Ano após ano trabalhando como hipnoterapeuta clínica, percebo com preocupação a crescente dificuldade que as pessoas têm de dizer não. Até mesmo aqueles que afirmam não sofrer com isso tão constantemente, em alguns momentos da vida, com pelo menos uma ou duas pessoas mais próximas, também acabam fazendo o que não queriam para agradar as outras pessoas, ou ao menos para não desagradá-las.

E, isso, vai germinando perigosas e silenciosas sementes como a amargura, raiva, aflição, tristeza entre outras que muitos de nós sentimos e não nos damos conta de onde vem.

Exatamente por esse motivo que esse tema me inspirou. Pois muito pensam: "Ah! vou nesse aniversário, mesmo não querendo, para que a minha esposa não brigue comigo" ou "Vou passar naquele Happy Hour para que o meu chefe não fique desapontado", e assim vai ... COISINHA por COISINHA, acumulando nos nossos corações.

Pior ainda, é que na contrapartida quase nunca fazemos algo por nós! Quer ver a prova disso? Pense nos últimos sete dias, o que você fez por você mesmo, por prazer? E o que acabou cedendo pelos outros, para não desagradá-los? Viu só! Matemática simples nos mostra como devemos equilibrar as nossas atitudes.

Obviamente que não estou aqui para incentivá-los a saírem como umas máquinas dizendo Não, Não, Não e Não. Até porque essa atitude não resolve nada, e ainda torna a pessoa desagradável. Mas temos de ter consciência de dois grandes fatores para equilibrarmos esse cenário. O primeiro é se conhecer verdadeiramente, com honestidade consigo mesmo.

E uma perguntinha pode lhe ajudar: "Eu sinto conforto ou desconforto quando penso em fazer isso?", a resposta vem no próprio corpo. E desse jeito podemos fazer escolhas mais assertivas.

E o segundo fator é ter autoconfiança para depois de descobrir o que quer, conseguir manter a sua opinião. E aqui outra perguntinha pode lhe ajudar: "Se eu disser não, se eu não fizer o que me pediram, o que de pior pode acontecer?". Talvez você ria com a resposta que virá.

Lembre-se que a porta do equilíbrio costuma ser a do meio termo. Como dizem por aí, nem tanto ao céu nem tanto a terra. Nem tanto Sim e nem tanto Não.

* Mariana Vieira é Hipnoterapeuta clínica

Fonte: Roma - Instituto de Desenvolvimento Humano



Violência urbana no Brasil, uma guerra desprezada

Reportagem recente do jornal O Estado de S. Paulo, publicada no dia 3 de março, revela que existem pelo menos 72 facções criminosas nas prisões brasileiras.

Autor: Samuel Hanan


Mundo de mentiras

O ser humano se afastou daquilo que devia ser e criou um mundo de mentiras. Em geral o viver passou a ser artificial.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


Um País em busca de equilíbrio e paz

O ambiente político-institucional brasileiro não poderia passar por um tempo mais complicado do que o atual.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Nem Nem: retratos do Brasil

Um recente relatório da OCDE coloca o Brasil em segundo lugar entre os países com maior número de jovens que não trabalham e nem estudam.

Autor: Daniel Medeiros


Michael Shellenberger expôs que o rei está nu

Existe um ditado que diz: “não é possível comer o bolo e tê-lo.”

Autor: Roberto Rachewsky


Liberdade política sem liberdade econômica é ilusão

O filósofo, cientista político e escritor norte-americano John Kenneth Galbraith (1908-2006), um dos mais influentes economistas liberais do Século XX, imortalizou um pensamento que merece ser revivido no Brasil de hoje.

Autor: Samuel Hanan


Da varíola ao mercúrio, a extinção indígena persiste

Os nativos brasileiros perderam a guerra contra os portugueses, principalmente por causa da alta mortalidade das doenças que vieram nos navios.

Autor: Víktor Waewell


A importância de uma economia ajustada e em rota de crescimento

Não é segredo para ninguém e temos defendido há anos que um parque industrial mais novo, que suporte um processo de neoindustrialização, é capaz de produzir mais e melhor, incrementando a produtividade da economia como um todo, com menor consumo de energia e melhor sustentabilidade.

Autor: Gino Paulucci Jr.


O fim da excessiva judicialização da política

O projeto também propõe diminuir as decisões monocráticas do STF ao mínimo indispensável.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


O inesperado e o sem precedentes

Na segunda-feira, 1º de abril, supostos aviões militares de Israel bombardearam o consulado iraniano em Damasco, na Síria.

Autor: João Alfredo Lopes Nyegray


Crédito consignado e mais um golpe de milhões de reais

No mundo das fraudes financeiras, é sabido que os mais diversos métodos de operação são utilizados para o mesmo objetivo: atrair o maior número possível de vítimas e o máximo volume de dinheiro delas.

Autor: Jorge Calazans


Quando resistir não é a solução

Carl Gustav Jung, psiquiatra suíço, fundador da psicologia analítica, nos lembra que tudo a que resistimos, persiste.

Autor: Renata Nascimento