Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Você saiu da faculdade cheio de sonhos e conhecimento

Você saiu da faculdade cheio de sonhos e conhecimento

21/07/2018 Celso Braga

Mas e as competências?

Os estudantes hoje precisam estar mais atentos ao mundo que os cerca de tal modo que percebam que o conhecimento teórico não corresponde à realidade prática do mundo do trabalho. Habilidades para se relacionar, de liderança, de ver de forma mais ampla o que o cerca são fundamentais nas organizações.

Será que, como estudante, aprendeu essas competências? Algumas universidades estão olhando para esse cenário e já adaptaram seus cursos para se relacionar com o mundo real e outras continuam a transmitir conhecimento puro sem contato com a realidade.

Cada estudante tem de pensar em qual delas está e aproveitar ao máximo as experiências para se preparar para o futuro. Convivendo com grandes empresas há mais de 28 anos, percebo como os processos de contratação de estagiários mudaram.

No início, percebia que desejavam apenas aquele estudante que fizesse tarefas menores, menos qualificadas para que pudesse em mais ou menos três anos aprender os primeiros passos. Assim, os modos de seleção não eram tão rigorosos e ficavam por conta do nome da universidade como fator de escolha. Isso mudou muito.

O nome das universidades deixou de ser o critério fundamental e a capacidade de ligar teoria e prática virou o ponto central dos processos de seleção. Quem sabe colocar mais em prática tem mais chance. Porque os estagiários agora entram jogando o jogo mais diretamente, são dados a eles projetos importantes que precisam dar resultados rápidos.

Se tudo der certo, o estágio se transformará em um trabalho fixo rapidamente caso o estagiário demonstre competências rapidamente. O estágio deixou de ser o momento de aprendizado para ser o momento em que você já vai mostrar a que veio.

Você que está saindo da universidade vai precisar ser bom para utilizar seu conhecimento para transformar desejos em resultados quando entrar no mundo do trabalho.

* Celso Braga é Psicológico e Mestre em Educação, pós-graduado em Psicodrama Sócio Educacional pela ABPS.

Fonte: Comunicação Vertical



Violência urbana no Brasil, uma guerra desprezada

Reportagem recente do jornal O Estado de S. Paulo, publicada no dia 3 de março, revela que existem pelo menos 72 facções criminosas nas prisões brasileiras.

Autor: Samuel Hanan


Mundo de mentiras

O ser humano se afastou daquilo que devia ser e criou um mundo de mentiras. Em geral o viver passou a ser artificial.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


Um País em busca de equilíbrio e paz

O ambiente político-institucional brasileiro não poderia passar por um tempo mais complicado do que o atual.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Nem Nem: retratos do Brasil

Um recente relatório da OCDE coloca o Brasil em segundo lugar entre os países com maior número de jovens que não trabalham e nem estudam.

Autor: Daniel Medeiros


Michael Shellenberger expôs que o rei está nu

Existe um ditado que diz: “não é possível comer o bolo e tê-lo.”

Autor: Roberto Rachewsky


Liberdade política sem liberdade econômica é ilusão

O filósofo, cientista político e escritor norte-americano John Kenneth Galbraith (1908-2006), um dos mais influentes economistas liberais do Século XX, imortalizou um pensamento que merece ser revivido no Brasil de hoje.

Autor: Samuel Hanan


Da varíola ao mercúrio, a extinção indígena persiste

Os nativos brasileiros perderam a guerra contra os portugueses, principalmente por causa da alta mortalidade das doenças que vieram nos navios.

Autor: Víktor Waewell


A importância de uma economia ajustada e em rota de crescimento

Não é segredo para ninguém e temos defendido há anos que um parque industrial mais novo, que suporte um processo de neoindustrialização, é capaz de produzir mais e melhor, incrementando a produtividade da economia como um todo, com menor consumo de energia e melhor sustentabilidade.

Autor: Gino Paulucci Jr.


O fim da excessiva judicialização da política

O projeto também propõe diminuir as decisões monocráticas do STF ao mínimo indispensável.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


O inesperado e o sem precedentes

Na segunda-feira, 1º de abril, supostos aviões militares de Israel bombardearam o consulado iraniano em Damasco, na Síria.

Autor: João Alfredo Lopes Nyegray


Crédito consignado e mais um golpe de milhões de reais

No mundo das fraudes financeiras, é sabido que os mais diversos métodos de operação são utilizados para o mesmo objetivo: atrair o maior número possível de vítimas e o máximo volume de dinheiro delas.

Autor: Jorge Calazans


Quando resistir não é a solução

Carl Gustav Jung, psiquiatra suíço, fundador da psicologia analítica, nos lembra que tudo a que resistimos, persiste.

Autor: Renata Nascimento