Portal O Debate
Grupo WhatsApp

A escolha da profissão

A escolha da profissão

08/12/2018 Oscar D'Ambrosio

A sociedade oferece hoje oportunidades bem mais diversificadas do que as do século passado.

Cada vez existe um maior consenso de que somos obrigados a escolher no momento inadequado a profissão que abraçaremos teoricamente por toda a vida. No terceiro ano do ensino médio, pouco sabemos sobre nós mesmos, sobre o mundo e sobre nossas vocações, ainda mais num mundo tão dinâmico como o de hoje.

Além disso, a sociedade oferece hoje oportunidades bem mais diversificadas do que as do século passado. Áreas tradicionais, como engenharia, direito e medicina, têm múltiplas facetas e carreiras híbridas vem ganhando espaço num mercado de trabalho em que se multiplicam possibilidades – e nem todas associadas ao ensino superior.

Em visita ao KidZania, local de entretenimento e educação com mais de 20 centros no mundo como São Paulo, SP, crianças de 3 a 14 anos podem explorar livremente cada uma das 50 atividades disponíveis em uma área de mais de 8.500 metros quadrados. Pode-se experimentar por cerca de 20 minutos a vivência de cada uma das profissões citadas – e de muitas outras atividades profissionais.

É interessante verificar como, nesse espírito lúdico, as atividades de comunicação, por exemplo, ganham espaço e adesão das crianças, principalmente as atividades de youtuber, fotógrafo, radialista e jornalista. O desejo de fazer, de ser visto e de ser ouvido é grande, sinal de uma geração que deseja cada vez mais falar, se mostrar e ser vista. A questão é se alguém quer ouvir. É para pensar...

* Oscar D´Ambrosio é jornalista pela USP, mestre em Artes Visuais pela Unesp, graduado em Letras (Português e Inglês) e doutor em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e Gerente de Comunicação e Marketing da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.

Fonte: Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo



Violência urbana no Brasil, uma guerra desprezada

Reportagem recente do jornal O Estado de S. Paulo, publicada no dia 3 de março, revela que existem pelo menos 72 facções criminosas nas prisões brasileiras.

Autor: Samuel Hanan


Mundo de mentiras

O ser humano se afastou daquilo que devia ser e criou um mundo de mentiras. Em geral o viver passou a ser artificial.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


Um País em busca de equilíbrio e paz

O ambiente político-institucional brasileiro não poderia passar por um tempo mais complicado do que o atual.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Nem Nem: retratos do Brasil

Um recente relatório da OCDE coloca o Brasil em segundo lugar entre os países com maior número de jovens que não trabalham e nem estudam.

Autor: Daniel Medeiros


Michael Shellenberger expôs que o rei está nu

Existe um ditado que diz: “não é possível comer o bolo e tê-lo.”

Autor: Roberto Rachewsky


Liberdade política sem liberdade econômica é ilusão

O filósofo, cientista político e escritor norte-americano John Kenneth Galbraith (1908-2006), um dos mais influentes economistas liberais do Século XX, imortalizou um pensamento que merece ser revivido no Brasil de hoje.

Autor: Samuel Hanan


Da varíola ao mercúrio, a extinção indígena persiste

Os nativos brasileiros perderam a guerra contra os portugueses, principalmente por causa da alta mortalidade das doenças que vieram nos navios.

Autor: Víktor Waewell


A importância de uma economia ajustada e em rota de crescimento

Não é segredo para ninguém e temos defendido há anos que um parque industrial mais novo, que suporte um processo de neoindustrialização, é capaz de produzir mais e melhor, incrementando a produtividade da economia como um todo, com menor consumo de energia e melhor sustentabilidade.

Autor: Gino Paulucci Jr.


O fim da excessiva judicialização da política

O projeto também propõe diminuir as decisões monocráticas do STF ao mínimo indispensável.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


O inesperado e o sem precedentes

Na segunda-feira, 1º de abril, supostos aviões militares de Israel bombardearam o consulado iraniano em Damasco, na Síria.

Autor: João Alfredo Lopes Nyegray


Crédito consignado e mais um golpe de milhões de reais

No mundo das fraudes financeiras, é sabido que os mais diversos métodos de operação são utilizados para o mesmo objetivo: atrair o maior número possível de vítimas e o máximo volume de dinheiro delas.

Autor: Jorge Calazans


Quando resistir não é a solução

Carl Gustav Jung, psiquiatra suíço, fundador da psicologia analítica, nos lembra que tudo a que resistimos, persiste.

Autor: Renata Nascimento