Portal O Debate
Grupo WhatsApp

O abismo entre Enem e STEM

O abismo entre Enem e STEM

01/03/2019 Marcos Paim

“Por que eu tenho que aprender isso?”.

A questão, tão comum em salas de aulas e corredores dos colégios, é feita por muitos alunos para buscar razões para aprender disciplinas com as quais têm maior dificuldade. E, na forma como podemos respondê-la, está um dos caminhos para se resolver uma adversidade observada nas médias das notas dos participantes do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) em 2018.

Dados divulgados pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) sobre a prova aplicada no ano passado revelaram um discreto crescimento nas médias das notas em todas as áreas do conhecimento, exceto uma: Ciências da Natureza. A nota média em física, química e biologia teve retração de 510,6 para 493 pontos.

Justamente em três das quatro matérias que compõem a área STEM (acrônimo em inglês usado para designar Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática - Science, Technology, Engineering, and Mathematics). Já a média das notas de Matemática subiu de 518,5 para 535,5. O aumento em cerca de 3%, porém, pode não representar uma melhora factual na absorção de conhecimento por parte dos estudantes.

A consequência direta pode ser observada em levantamento sobre a formação acadêmica brasileira na área STEM. Dentre 46 países onde a OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico) realiza estudos, o Brasil é apenas o antepenúltimo em geração de profissionais aptos a atuar em mercados de trabalho como animação, arquitetura, design, tecnologia, biomedicina, computação, engenharia e tantos outros: apenas 17%.

Apresentar a mecânica do mercado de trabalho na esfera do diálogo, porém, pode não ser suficiente como método de convencimento. É preciso um sistema envolvente, cujo formato atraia o aluno e mostre na prática, com auxílio dos professores, para que serve o que estão aprendendo.

Para isso, é necessário oferecer soluções para o docente aprimorar os resultados de aprendizagem dos alunos. Assim, criar, no “produto final”, a percepção de como funciona a teoria quando colocada em prática.

Com um pouco de ajuda estruturada, os docentes podem trabalhar os conteúdos previstos na Base Nacional Curricular Comum, desenvolver habilidades requisitadas para os profissionais do futuro e aumentar a autoestima dos alunos simplesmente dando-lhes a oportunidade de aprenderem também na prática, experimentando, pensando e resolvendo problemas que mudarão o mundo deles e da sociedade.

As Ciências da Natureza, como o próprio nome diz, envolvem conhecimentos conectados com a natureza, com a vida, com a saúde, a tecnologia e até mesmo a exploração espacial.

Para resolver problemas nestas áreas é necessário trabalhar não apenas conhecimentos teóricos, mas também habilidades que envolvam soluções de questões, trabalho em equipe e criatividade. Raramente os alunos encontram esses elementos em uma sala de aula.

Se seguirmos com o mesmo modelo de aula tradicional em ciências, os resultados serão os mesmos ou ainda piores, como ocorreu neste ano.

* Marcos Paim é professor e diretor do programa STEM Brasil da ONG Educando.

Fonte: WGO Comunicação



Violência urbana no Brasil, uma guerra desprezada

Reportagem recente do jornal O Estado de S. Paulo, publicada no dia 3 de março, revela que existem pelo menos 72 facções criminosas nas prisões brasileiras.

Autor: Samuel Hanan


Mundo de mentiras

O ser humano se afastou daquilo que devia ser e criou um mundo de mentiras. Em geral o viver passou a ser artificial.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


Um País em busca de equilíbrio e paz

O ambiente político-institucional brasileiro não poderia passar por um tempo mais complicado do que o atual.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Nem Nem: retratos do Brasil

Um recente relatório da OCDE coloca o Brasil em segundo lugar entre os países com maior número de jovens que não trabalham e nem estudam.

Autor: Daniel Medeiros


Michael Shellenberger expôs que o rei está nu

Existe um ditado que diz: “não é possível comer o bolo e tê-lo.”

Autor: Roberto Rachewsky


Liberdade política sem liberdade econômica é ilusão

O filósofo, cientista político e escritor norte-americano John Kenneth Galbraith (1908-2006), um dos mais influentes economistas liberais do Século XX, imortalizou um pensamento que merece ser revivido no Brasil de hoje.

Autor: Samuel Hanan


Da varíola ao mercúrio, a extinção indígena persiste

Os nativos brasileiros perderam a guerra contra os portugueses, principalmente por causa da alta mortalidade das doenças que vieram nos navios.

Autor: Víktor Waewell


A importância de uma economia ajustada e em rota de crescimento

Não é segredo para ninguém e temos defendido há anos que um parque industrial mais novo, que suporte um processo de neoindustrialização, é capaz de produzir mais e melhor, incrementando a produtividade da economia como um todo, com menor consumo de energia e melhor sustentabilidade.

Autor: Gino Paulucci Jr.


O fim da excessiva judicialização da política

O projeto também propõe diminuir as decisões monocráticas do STF ao mínimo indispensável.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


O inesperado e o sem precedentes

Na segunda-feira, 1º de abril, supostos aviões militares de Israel bombardearam o consulado iraniano em Damasco, na Síria.

Autor: João Alfredo Lopes Nyegray


Crédito consignado e mais um golpe de milhões de reais

No mundo das fraudes financeiras, é sabido que os mais diversos métodos de operação são utilizados para o mesmo objetivo: atrair o maior número possível de vítimas e o máximo volume de dinheiro delas.

Autor: Jorge Calazans


Quando resistir não é a solução

Carl Gustav Jung, psiquiatra suíço, fundador da psicologia analítica, nos lembra que tudo a que resistimos, persiste.

Autor: Renata Nascimento