Portal O Debate
Grupo WhatsApp

O Líder da Consciência Empresarial Humanizada

O Líder da Consciência Empresarial Humanizada

26/10/2020 Efigenia Vieira

Iniciei este trabalho sem muita clareza sobre o tema “Quem são os nossos líderes no mundo novo?”.

O objetivo do texto era ressaltar homens e mulheres inspiradores, aqueles que marcaram a história e transformaram as realidades de nosso planeta, nações e pessoas.

Durante o processo de pesquisa, me deparei com inúmeros empreendedores e empresários de sucesso. Foi necessário se fazer uma análise minuciosa de líderes, empreendedores, empresários e pessoas de muitas expressões.

Também considerei importante identificar e expor as características que estas pessoas possuem em comum. Indivíduos que sabem intimamente que: “O único dia fácil foi ontem” (Lema do United States Navy SEALs). Com esta citação, me inspirei.

Líderes estão sempre repletos de desafios, inovações e coragem. Pesquisando sobre a etimologia das palavras, descobri o real significado de “transformação”.

A palavra “transformar” vem do latim transformare, ou seja, fazer mudar de forma ou de aspecto. Especificando ainda mais a palavra, temos: trans = através, formare = dar forma. Atitude importante e presente em vários líderes.

Outra relevante característica pode ser notada no filme "O Gladiador”. Tal atributo se mostra nítido e fundamental em contextos onde o jogo pode determinar a morte ou a vida de bravos guerreiros.

Durante a película, a temática que julguei mais importante foi o comportamento do personagem principal, que na luta pela vida, alinhou o seu propósito com os desígnios de outros guerreiros para que assim fosse alcançado o bem comum –  gerou engajamento em uma missão que não tinha mais volta.

Propósito, engajamento, missão e exemplo. O líder pelo exemplo constrói resultados estruturados, uma cultura sólida e confiança.

Possui comunicação transparente, criativa e que nem sempre se dá pela fala. No entanto, suas mensagens são assimiladas e percebidas com clareza.

Com estes elementos é possível traçar o perfil e evidenciar as características do “Líder da consciência empresarial humanizada”.

Este que também atua na era digital – ambiente permeado pela competitividade e por uma quantidade maluca de informações e detalhes.

Nossos líderes sempre estão acompanhados por “times de alta performance” em busca de melhorias e conquistas contínuas.

Em seu papel como líder, o tema desta redação, conduz pessoas unidas pelo mesmo ideal e que almejam ocupar o mesmo lugar em suas expectativas de liberdade, vida, família e comunidade.

A participação de todos é ativa. Líderes são independentes de cargos ou experiências. Sem rigidez, eles proporcionam um ambiente fluído e participativo. São abertos e construtores de novas experiências e soluções.

O “líder guerreiro” também trabalha junto, põe a face à mostra quando é preciso e abre espaço para novos comandos.

Um líder não tem pensamentos fixos ou preconceitos, pois a evolução nessa nova era é construída através de ciclos de experimentações e aprendizagens. Estas que devem ser contínuas e compartilhadas.

A inteligência emocional, a expertise digital e a consciência humanizada terão foco nas relações interpessoais provenientes de todos os tempos. As palavras de ordem agora são: disponibilidade, consciência humanizada e bem-estar para todos.

Todos que estão ou estarão nestes novos tempos, devem estar atentos a fornecedores ágeis e competentes, times flutuantes, entregas mutantes e clientes parceiros!

* Efigênia Vieira é headhunter e CEO da Upside Executive Search.

Fonte: Naves Coelho Comunicação



Violência urbana no Brasil, uma guerra desprezada

Reportagem recente do jornal O Estado de S. Paulo, publicada no dia 3 de março, revela que existem pelo menos 72 facções criminosas nas prisões brasileiras.

Autor: Samuel Hanan


Mundo de mentiras

O ser humano se afastou daquilo que devia ser e criou um mundo de mentiras. Em geral o viver passou a ser artificial.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


Um País em busca de equilíbrio e paz

O ambiente político-institucional brasileiro não poderia passar por um tempo mais complicado do que o atual.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Nem Nem: retratos do Brasil

Um recente relatório da OCDE coloca o Brasil em segundo lugar entre os países com maior número de jovens que não trabalham e nem estudam.

Autor: Daniel Medeiros


Michael Shellenberger expôs que o rei está nu

Existe um ditado que diz: “não é possível comer o bolo e tê-lo.”

Autor: Roberto Rachewsky


Liberdade política sem liberdade econômica é ilusão

O filósofo, cientista político e escritor norte-americano John Kenneth Galbraith (1908-2006), um dos mais influentes economistas liberais do Século XX, imortalizou um pensamento que merece ser revivido no Brasil de hoje.

Autor: Samuel Hanan


Da varíola ao mercúrio, a extinção indígena persiste

Os nativos brasileiros perderam a guerra contra os portugueses, principalmente por causa da alta mortalidade das doenças que vieram nos navios.

Autor: Víktor Waewell


A importância de uma economia ajustada e em rota de crescimento

Não é segredo para ninguém e temos defendido há anos que um parque industrial mais novo, que suporte um processo de neoindustrialização, é capaz de produzir mais e melhor, incrementando a produtividade da economia como um todo, com menor consumo de energia e melhor sustentabilidade.

Autor: Gino Paulucci Jr.


O fim da excessiva judicialização da política

O projeto também propõe diminuir as decisões monocráticas do STF ao mínimo indispensável.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


O inesperado e o sem precedentes

Na segunda-feira, 1º de abril, supostos aviões militares de Israel bombardearam o consulado iraniano em Damasco, na Síria.

Autor: João Alfredo Lopes Nyegray


Crédito consignado e mais um golpe de milhões de reais

No mundo das fraudes financeiras, é sabido que os mais diversos métodos de operação são utilizados para o mesmo objetivo: atrair o maior número possível de vítimas e o máximo volume de dinheiro delas.

Autor: Jorge Calazans


Quando resistir não é a solução

Carl Gustav Jung, psiquiatra suíço, fundador da psicologia analítica, nos lembra que tudo a que resistimos, persiste.

Autor: Renata Nascimento