Portal O Debate
Grupo WhatsApp

5 maneiras de ensinar inglês para as crianças

5 maneiras de ensinar inglês para as crianças

15/12/2020 Márcio Cafezeiro

Existem muitas teorias sobre a melhor idade para se aprender inglês.

5 maneiras de ensinar inglês para as crianças

Brasileiros com condições financeiras de colocar os filhos em escolas bilíngues o fazem desde o berçário, para que a criança tenha contato com o idioma desde sempre. Quem não tem essa possibilidade, acha importante que existam aulas de inglês nos primeiros anos do maternal e aqueles que são fluentes procuram falar, em casa, para que a criança se familiarize com as palavras e encare o processo de aprendizagem de forma o mais natural possível.

Estudiosos enfatizam que quanto mais cedo a criança tiver contato com o idioma, mais rápido será para elas assimilarem e dominarem um novo idioma. Crianças pequenas, até serem alfabetizadas, aprendem pela repetição – e é estimulando a memória, com jogos e brincadeiras, que elas terão mais sucesso e vontade de aprender. Por isso, nessa fase, vale apostar em métodos que soem o mais natural e lúdico possível. A partir da alfabetização, elas podem ser estimuladas também a ler em inglês, com estratégias mais estruturadas.

O Massachusetts Institute of Technology (MIT) divulgou um estudo que aponta que a idade ideal para o aprendizado de uma segunda língua é aos dez anos. Segundo o levantamento, até os 17 anos, o cérebro está em formação e, a partir dessa idade, torna-se mais complexo o processo de proficiência em um novo idioma. Portanto, da infância à adolescência, aprende-se muito melhor.

Mas, como ensinar as crianças? Existe alguma forma de estimulá-las a aprender inglês?

Eu mapeei cinco maneiras de ensinar inglês às crianças que todas as pessoas podem utilizar – mesmo aquelas que não falam o idioma fluentemente. Veja:

1. Desenhos animados em Inglês - Assim como livros ilustrados e gibis, os desenhos animados podem ser fundamentais na assimilação de novas palavras em Inglês pela criança. Como nos materiais escritos, em produções audiovisuais a atenção do seu filho estará totalmente captada, pois naturalmente a criança estará prestando atenção ao que se passa no desenho para poder compreender. Há canais do YouTube ricos em conteúdo infantil e que estimulam o aprendizado da criança, no qual você pode estar deixando seu filho assistir alguns minutos por dia.

2. Por meio de jogos – Jogos são responsáveis por estimular o entretenimento e a concentração das pessoas, o que acaba gerando uma boa oportunidade para as crianças aprenderem Inglês por meio da diversão. Com os desafios e tentando compreender melhor as orientações dos “games”, elas tentarão interpretar corretamente os termos, estimulando o aprendizado rápido e eficaz. O PlayKids App é uma plataforma que pode ser uma enorme aliada nesse processo de aprendizagem da criança. Nela, você terá a oportunidade de encontrar diversos jogos e livros digitais em Inglês, para que assim seu filho possa aprender brincando. O app está disponível para Android e IOS.

3. Leitura - Uma das etapas mais importantes no momento em que se está aprendendo um novo idioma é a leitura. Por meio dela, nós conseguimos assimilar melhor as situações do cotidiano e passamos a entender os mais diversos contextos. Portanto, é de extrema importância que você estimule seu filho a ler gibis ou livros infantis ilustrados em Inglês. De início, a criança pode até não compreender tudo o que está escrito, mas ela começará a fazer as conexões entre o desenho e as falas. Assim, estará se habituando com a nova língua e desenvolvendo, cada vez mais, a compreensão textual.

4. Curso de inglês – A partir dos dez anos de idade, o aprendizado da criança se dá de maneira bastante eficiente. Além do mais, por ser um período da vida onde a criança tem bastante tempo disponível, é ótimo ela estar inserida em um contexto de um novo idioma. Porém, tenha em mente que o curso precisa ser o mais personalizado possível, levando em conta as necessidades de ensino de seu filho, o contexto de sua família e as aptidões naturais dele. Muitas pessoas dizem odiar o Inglês por terem experiências negativas com turmas enormes, escolas de ensino tradicional, metodologia tradicional e que não avança.

5. Seja presente durante o processo de aprendizagem - Nada gera mais conexão com uma criança do que quando você, responsável por ela, se faz presente durante a jornada de aprendizagem. Por meio do estímulo de um responsável, ela se sentirá mais importante e encorajada durante o processo educativo. Esteja presente para ajudar em dúvidas pontuais sobre palavras, expressões e lições de casa, além de motivá-la em seu sucesso. Além de fortalecer a conexão com a criança, isso a incentivará a continuar aprendendo mais e mais.

* Márcio Cafezeiro é diretor pedagógico da IP School – Inglês Particular 

Fonte: Uapê Comunicação



A importância de diversificar as práticas esportivas nas escolas

Os impactos positivos das diversas práticas esportivas são inegáveis, especialmente quando se considera o contexto das instituições educacionais.

Autor: Kelly Soares Rosa

A importância de diversificar as práticas esportivas nas escolas

Afinal, vale a pena insistir no ensino da letra cursiva nas escolas?

Um assunto relevante para a educação está dividindo opiniões: o uso da letra cursiva nas escolas.

Autor: Liliani A. da Rosa

Afinal, vale a pena insistir no ensino da letra cursiva nas escolas?

Estudantes cativados, estudantes motivados

Contar com a participação da família nesse processo é fundamental para que a criança seja estimulada e reconhecida.

Autor: Cleonara Schultz Diemeier

Estudantes cativados, estudantes motivados

Quem faz pós graduação EaD pode estagiar?

A escolha pelo modelo híbrido de educação ganha força e esses alunos também podem pleitear as vagas.

Autor: Carlos Henrique Mencaci

Quem faz pós graduação EaD pode estagiar?

Livro ensina às crianças as verdadeiras cores da amizade

Obra infantil combina narrativa poderosa com ilustrações que ganham vida ao longo das páginas para incentivar a tolerância desde cedo.

Autor: Divulgação


A maldição da aula divertida

Nem tudo o que precisamos aprender para compreender o mundo é divertido ou pode ser aprendido em meio a jogos lúdicos ou brincadeiras dinâmicas.

Autor: Daniel Medeiros

A maldição da aula divertida

Era uma vez em uma escola na Suécia

O governo sueco resolveu dar uma guinada nas suas orientações escolares e agora estimula fortemente o uso de livros em vez de laptops.

Autor: Daniel Medeiros

Era uma vez em uma escola na Suécia

Pais de autistas pedem que ministro o Parecer do Autismo

Associações de pais de autistas de todo o Brasil estão empenhadas em ampliar os direitos educacionais dos filhos.

Autor: Divulgação

Pais de autistas pedem que ministro o Parecer do Autismo

Educação e cidadania: pilares para futuro sustentável

Investir nas pessoas no tempo presente é um princípio básico e pode ser uma das maneiras mais efetivas de garantir um futuro mais sustentável.

Autor: Antoninho Caron

Educação e cidadania: pilares para futuro sustentável

10 motivos para falar de IA com crianças e adolescentes

Para os especialistas, a ferramenta já é considerada uma nova forma de alfabetização.

Autor: Divulgação

10 motivos para falar de IA com crianças e adolescentes

Participação e inclusão escolar: como fazer?

O princípio da gestão democrática da educação, previsto no artigo 206 da Constituição de 88, é também uma luta histórica dos movimentos a favor dos direitos das pessoas com deficiência. 

Autor: Lucelmo Lacerda e Flávia Marçal

Participação e inclusão escolar: como fazer?

Desvendando a defasagem na aprendizagem

Pesquisa compara ritmo acadêmico pré e pós-pandemia, mostrando caminhos para solucionar essa defasagem e promover sucesso educacional aos alunos.

Autor: Divulgação

Desvendando a defasagem na aprendizagem