Portal O Debate
Grupo WhatsApp

4 promissores ativos para investir na renda fixa em 2023

4 promissores ativos para investir na renda fixa em 2023

17/05/2023 5 Estrelas

Os riscos dos investimentos na renda fixa são consideravelmente menores do que aqueles com retornos variáveis.

Com o aumento dos juros na economia, diversas pessoas optam por investir em algum tipo de ativo em renda variável ou em renda fixa no lugar de gastar o dinheiro, fazendo com que os preços de produtos que antes estavam altos, baixem e dessa forma acabam estabilizando.

Para investidores pouco experientes, conhecer seu perfil de investidor, ter metas e planejar é um dos fatores principais para obter sucesso neste mercado e com que as perdas sejam menos impactantes. Para isso também é preciso estudar o comportamento deste setor e as análises técnicas de suporte e resistência avançado, principalmente para os investimentos a curto prazo.

Existem duas formas de investimentos no mercado financeiro atualmente, que são a renda variável e a fixa. As duas estão atreladas, entretanto, o perfil de investidor e seus objetivos é que vai definir qual desses investimentos se encaixa melhor a você.

Com a alta da inflação, algumas opções investimentos podem ser mais promissores que outros, portanto, quando as taxas de juros estão altas, muitas pessoas recorrem a investimentos de renda fixa em busca de investimentos garantidos e de alto rendimento.

Os riscos dos investimentos na renda fixa são consideravelmente menores do que aqueles com retornos variáveis, mas isso não significa risco zero, ao contrário, são fundos cuja rentabilidade é esperada ao final do período de aplicação. A receita de juros não é uma receita estática, ou seja, não segue o mesmo percentual mês a mês. Essa oportunidade de renda geralmente é estável porque está atrelada a determinados critérios, como inflação oficial, taxa básica, IPCA, Selic ou CDI de acordo com critérios e prazos.

Enquanto os juros oferecem opções muito atrativas, retornos variáveis ​​como investimentos, ações e outros possuem boas opções. Isso significa que é possível escolher as melhores ativos e ações para investir, o que também pode beneficiar a carteira de investimentos durante os atuais juros altos.

Investimento nos Fundos de investimentos imobiliários – FII

Os Fundos de Investimento Imobiliário (FII) são opções de investimento acessíveis para quem deseja diversificar sua carteira e ter uma renda mensal. Esse tipo de fundo permite investimentos no mercado imobiliário.

Os fundos de investimento divididos em cotas cotadas que compram ou vendem imóveis destinados à locação ou arrendamento ou à aplicação em dívida imobiliária. Porém, devido a alta dos juros e incertezas econômicas, os melhores fundos para investir é o fundo de tijolo e o fundo de papel.

Invista em ações de valores

As ações são o direito do investidor possuir ações da empresa. Dessa forma, o investidor possui uma participação, ainda que pequena, de uma empresa listada na bolsa de valores.

Conhecidas como ações de valores, essas são ativos vinculados a empresas de setores mais tradicionais, como finanças e infraestrutura, que tendem a ter avaliações mais baixas do que empresas de tecnologia. Portanto, vale a pena notar que as ações de valor tendem a ter um bom desempenho durante períodos de alta na inflação, enquanto as ações de tecnologia tendem a cair em valor. É por isso que muitos especialistas consideram esses tipos de ações como as melhores ações para investir.

Fundos de índices – ETFs como opção de investimento

Uma das características mais interessantes desse tipo de investimento é que os índices do mercado financeiro são acompanhados diariamente para se negociar esse tipo de ativo. Dessa forma, os títulos selecionados para compor um fundo de índice são escolhidos para se obter um retorno semelhante ao de um índice pré-estabelecido.

E assim em somente um tipo de investimento diversificará sua carteira, pois uma cota de fundos de investimentos representa a soma das ações na bolsa entre outros ativos. Os fundos de investimentos são gerenciados de forma passiva e, portanto, recomendados para quem está iniciando no mercado financeiro.

Invista em certificados de depósitos bancários – CDB

Os CDBs e títulos privados, emitidos por instituições financeiras. Geralmente seguem o CDI como referência. Esses certificados, são investimentos de renda fixa, também oferecem renda adicional no início da alocação de capital e podem ser boas opções quando as taxas de juros estão altas. Atualmente, as opções de CDB estão disponíveis em diversos bancos e vale a pena explorar suas características para encontrar o melhor perfil para cada investidor.

O cenário atual é de altas taxas de juros e, portanto, oportunidades de investimento muito atrativas podem surgir para os investidores.



Após 1500, como os portugueses conquistaram o Brasil?

De início, os portugueses passavam aqui para buscar produtos como o pau-brasil, a caminho da Índia, onde estavam as especiarias.

Autor: Víktor Waewell

Após 1500, como os portugueses conquistaram o Brasil?

Saber escutar nos aproxima das pessoas

Desde que desenvolvemos a linguagem, passamos a valorizar os grandes oradores.

Autor: Roberta Perdomo

Saber escutar nos aproxima das pessoas

5 coisas que (provavelmente) nunca te contaram sobre o Imposto de Renda

A declaração de Imposto de Renda é uma certeza na vida de milhões de brasileiros, mas há detalhes nesse processo que podem passar despercebidos até mesmo pelos mais atentos.

Autor: Divulgação

5 coisas que (provavelmente) nunca te contaram sobre o Imposto de Renda

Lições para ter um matrimônio saudável e duradouro

No livro "Famílias Indestrutíveis", o pastor e especialista em aconselhamento familiar, Rafael Nery, explica como ter um lar estruturado à luz da Bíblia.

Autor: Divulgação


Como a integração entre indústria e universidade pode trazer benefícios

A parceria entre instituições de ensino e a indústria na área de pesquisa científica é uma prática consolidada no mercado que já rendeu diversas inovações em áreas como TI e farmacêutica.

Autor: Thiago Turcato


O setor de máquinas e equipamentos e a necessidade de investimentos

Na última semana do mês de fevereiro, O IBGE divulgou os dados de desempenho da economia brasileira do 4º trimestre de 2023.

Autor: Gino Paulucci Jr.

O setor de máquinas e equipamentos e a necessidade de investimentos

Como lidar com a “Geração Z” no mercado de trabalho

“Ninguém é produtivo o tempo inteiro, ninguém é feliz o tempo inteiro, mas é possível ser mais feliz e produtivo. E isso sem acabar com a saúde mental.”

Autor: Divulgação


A arte de não fazer nada: o ócio e o estímulo à criatividade

Você já se sentiu culpado por não fazer nada?

Autor: Thaísa Passos


Governo do Japão e Instituto Ramacrisna celebram parceria

As aulas devem começar ainda em 2024, após a finalização das obras de construção do novo prédio.

Autor: Divulgação

Governo do Japão e Instituto Ramacrisna celebram parceria

Paciente faz 100 anos e pede namorada em casamento

Casal ficou noivo após convivência de quase duas décadas na unidade da Fundação Hospitalar de Minas Gerais.

Autor: Divulgação


Protegendo crianças e idosos no ambiente online

Preservar crianças e idosos em um mundo que se torna mais tecnológico a cada dia que passa é dever de todos.

Autor: Ricardo Rios

Protegendo crianças e idosos no ambiente online

Nomofobia e os impactos do uso de smartphones no ambiente de trabalho

“Você é um nomofóbico?”. Essa foi a pergunta de partida de minha fala no Congresso da Academia Brasileira de Direito do Trabalho, em outubro de 2023, na cidade de São Paulo.

Autor: Eduardo Pragmácio Filho

Nomofobia e os impactos do uso de smartphones no ambiente de trabalho