Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Não há liberdade sem Internet para todos

Não há liberdade sem Internet para todos

04/01/2022 Jotta Fernandes

É difícil imaginar uma realidade em que a sociedade não esteja conectada diariamente por meio de redes sociais, aplicativos e sites diversos.

Não há liberdade sem Internet para todos

De acordo com estudo realizado pelo CGI.br (Comitê Gestor da Internet no Brasil), 74% dos brasileiros têm acesso à Internet, sendo que 58% deles se conecta apenas usando seus smartphones. A ascensão da digitalização de comunicações e serviços, um dos impactos da pandemia, tornou o consumidor cada vez mais dependente da tecnologia - seja para uso pessoal, ou profissional. 

Pode parecer fora da realidade de muitos, mas a Internet ainda não chegou a todos os cidadãos. Em 2016, a Assembleia Geral da ONU aprovou uma resolução declarando que “o acesso à Internet é um direito humano”. Apesar do barulho que o tema causou à época, com manchetes nos principais jornais do mundo, não ficou claro que a responsabilidade de fornecer acesso à Internet para a população seria mandatório. Pelo contrário: concentrou-se apenas em impedir que os governos revogassem esse acesso.

O meio digital representa a possibilidade de aproximar pessoas ao redor do mundo, e também uma oportunidade para microempreendedores criarem seu canal de vendas sem taxas ou custos elevados para conseguir dar o primeiro passo em seu negócio. Com o acesso a internet móvel, é possível criar mais conexões e até mesmo contribuir para a renda dos mais de 2,6 milhões de brasileiros que têm sua microempresa aberta. 

Ao mesmo tempo, é necessário enxergar o outro lado da moeda: os 26% da população que não está conectado. Sem condições financeiras para arcar com os custos recorrentes de um plano de celular, o acesso à Internet ainda não chegou para todos. E o mercado precisava preencher essa lacuna. Estudos em todo o mundo mostram que o acesso à Internet agora é vital para o acesso a empregos, à educação, para melhorar os direitos dos trabalhadores e para garantir a liberdade de expressão e o acesso à informação. Ou seja, sem acesso à internet, mais de ¼ da população brasileira fica à margem das principais oportunidades e serviços disponíveis no país, com menos chances de inserção no mercado de trabalho, ascensão social e desenvolvimento de estrutura básica para sobrevivência.

Pondero que é preciso compreender a Internet como um direito ao qual o usuário deve ter acesso sem custos, por isso a aposta em uma operadora de celular com plano de Internet gratuito. E esse é o modelo de negócio no qual acreditamos: prático, transparente, totalmente digital e, é claro, de qualidade. Esse formato se torna viável por meio de pequenas ações com anunciantes que irão bancar o serviço: o usuário desprende alguns segundos do seu tempo, passa a agregar valor com aquela publicidade e ganha algo em troca, no caso, o pagamento de sua conta de celular.

Por meio de diversas ferramentas de análise de dados e inteligência artificial para apoiar o desenvolvimento constante do serviço oferecido, focamos nas necessidades e exigências do nosso consumidor, proporcionando a ele uma economia diária e garantindo o acesso às oportunidades que a Internet possibilita.

* Jotta Fernandes, CXO da Veek.

Para mais informações sobre Internet clique aqui...

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!

Fonte: CVRP Brasil



Após 1500, como os portugueses conquistaram o Brasil?

De início, os portugueses passavam aqui para buscar produtos como o pau-brasil, a caminho da Índia, onde estavam as especiarias.

Autor: Víktor Waewell

Após 1500, como os portugueses conquistaram o Brasil?

Saber escutar nos aproxima das pessoas

Desde que desenvolvemos a linguagem, passamos a valorizar os grandes oradores.

Autor: Roberta Perdomo

Saber escutar nos aproxima das pessoas

5 coisas que (provavelmente) nunca te contaram sobre o Imposto de Renda

A declaração de Imposto de Renda é uma certeza na vida de milhões de brasileiros, mas há detalhes nesse processo que podem passar despercebidos até mesmo pelos mais atentos.

Autor: Divulgação

5 coisas que (provavelmente) nunca te contaram sobre o Imposto de Renda

Lições para ter um matrimônio saudável e duradouro

No livro "Famílias Indestrutíveis", o pastor e especialista em aconselhamento familiar, Rafael Nery, explica como ter um lar estruturado à luz da Bíblia.

Autor: Divulgação


Como a integração entre indústria e universidade pode trazer benefícios

A parceria entre instituições de ensino e a indústria na área de pesquisa científica é uma prática consolidada no mercado que já rendeu diversas inovações em áreas como TI e farmacêutica.

Autor: Thiago Turcato


O setor de máquinas e equipamentos e a necessidade de investimentos

Na última semana do mês de fevereiro, O IBGE divulgou os dados de desempenho da economia brasileira do 4º trimestre de 2023.

Autor: Gino Paulucci Jr.

O setor de máquinas e equipamentos e a necessidade de investimentos

Como lidar com a “Geração Z” no mercado de trabalho

“Ninguém é produtivo o tempo inteiro, ninguém é feliz o tempo inteiro, mas é possível ser mais feliz e produtivo. E isso sem acabar com a saúde mental.”

Autor: Divulgação


A arte de não fazer nada: o ócio e o estímulo à criatividade

Você já se sentiu culpado por não fazer nada?

Autor: Thaísa Passos


Governo do Japão e Instituto Ramacrisna celebram parceria

As aulas devem começar ainda em 2024, após a finalização das obras de construção do novo prédio.

Autor: Divulgação

Governo do Japão e Instituto Ramacrisna celebram parceria

Paciente faz 100 anos e pede namorada em casamento

Casal ficou noivo após convivência de quase duas décadas na unidade da Fundação Hospitalar de Minas Gerais.

Autor: Divulgação


Protegendo crianças e idosos no ambiente online

Preservar crianças e idosos em um mundo que se torna mais tecnológico a cada dia que passa é dever de todos.

Autor: Ricardo Rios

Protegendo crianças e idosos no ambiente online

Nomofobia e os impactos do uso de smartphones no ambiente de trabalho

“Você é um nomofóbico?”. Essa foi a pergunta de partida de minha fala no Congresso da Academia Brasileira de Direito do Trabalho, em outubro de 2023, na cidade de São Paulo.

Autor: Eduardo Pragmácio Filho

Nomofobia e os impactos do uso de smartphones no ambiente de trabalho