Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Como funciona o Seguro de Crédito para Exportação

Como funciona o Seguro de Crédito para Exportação

31/08/2022 Lama Ibrahim

O Seguro de Crédito para Exportação assegura financiamento ao importador e protege contra a inadimplência.

A exportação de bens e serviços é de extrema relevância para a economia brasileira. Muitas empresas, para crescer, captar clientes e aumentar vendas, voltam-se para o mercado externo. Como qualquer negócio, este também pode apresentar riscos.

Uma alternativa para as empresas atuantes neste nicho é a aquisição de Seguro de Crédito à Exportação (SCE), regulamentado pela Lei n.º 6.704/79, que trata da cobertura da União para as exportações nacionais contra riscos comerciais, políticos e extraordinários, com recursos públicos do Fundo de Garantia à Exportação (FGE), de responsabilidade do Ministério da Fazenda e operado pela Agência Brasileira Gestora de Fundos Garantidores e Garantias (ABGF).

É uma garantia de crédito concedida pela União, na forma de Seguro de Crédito para Exportação, assegurando financiamento ao importador, protegendo as empresas contra a inadimplência em negociações no exterior, ou, em outras palavras, objetiva cobrir uma falha de mercado.

Pode, então, garantir financiamento concedido por qualquer banco, público ou privado, nacional ou estrangeiro, a exportações brasileiras, sem restrições prévias quanto aos bens, serviços ou país do importador.

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) é o principal financiador público de longo prazo para operações de comercialização de exportações.

Igualmente, as instituições financeiras que patrocinam referidas operações também podem contratar o SCE, sendo o procedimento de contratação idêntico ao da esfera pública. O prêmio de risco é calculado de acordo com o prazo da operação e da classificação de risco do devedor.

O SCE pode ser utilizado por exportadores e por instituições financeiras, agências de crédito à exportação, seguradoras, resseguradoras, fundos de investimento e organismos internacionais que financiam, refinanciam ou garantem a produção de bens e a prestação de serviços destinados à exportação brasileira e às exportações nacionais de bens e serviços, assegurado tratamento diferenciado, simplificado e favorecido para as micro e pequenas empresas, observado o regulamento.

A emissão dos certificados de garantia de crédito e pelos resultados do FGE é de responsabilidade do Ministério da Economia.

Destacada a operação que envolve a aquisição do seguro de crédito à exportação, importante mencionar que, atualmente, o Ministério da Economia discute a implementação de um novo modelo de garantia para exportações, com a finalidade de que o seguro não componha mais o orçamento federal, operando a partir de um fundo financeiro próprio.

A discussão é resultado da falta de recursos do governo federal e das dificuldades que vem sendo enfrentadas pelo Fundo de Garantia à Exportação, que, neste ano, teve queda de 35% no orçamento, o que restringiria sua atuação ao longo de 2022.

A despeito do formato do novo modelo, resta claro que este terá que desvincular os seus recursos do Orçamento, com a finalidade de evitar transferências das verbas designadas ao financiamento das exportações.

Essa reforma foi iniciada em 2020, contudo, ainda sem conclusão, o que poderá refletir negativamente na agenda de financiamentos à exportação, que é um dos pilares da economia no Brasil e no mundo.

* Lama Ibrahim é advogada e sócia do escritório Rücker Curi Advocacia e Consultoria Jurídica, especialista em Direito Securitário - Previdência Complementar e Processo Civil.

Para mais informações sobre exportação clique aqui…

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!

Fonte: Literal Link Comunicação Integrada



O embate Twitter Files Brasil: que legado queremos deixar?

Elon Musk está usando sua plataforma X (ex-Twitter) para um duelo digital com o presidente do STF, Alexandre de Moraes.

Autor: Patrícia Peck


Justiça e inclusão: as leis para pessoas com TEA

Por muito tempo, os comportamentos típicos de crianças que tinham Transtorno do Espectro Autista (TEA) foram tratados como “frescura”, “pirraça” ou “falta de surra”.

Autor: Matheus Bessa e Priscila Perdigão


Você conhece a origem dos seus direitos?

Advogado e professor Marco Túlio Elias Alves resgata a história do Direito no Brasil e no mundo em livro que democratiza os saberes jurídicos.

Autor: Divulgação


Os planos de saúde e os obstáculos ao bem-estar dos pacientes

No contexto do direito à saúde no Brasil, os planos de saúde privados são regulados pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), que estabelece normas e diretrizes para garantir a cobertura assistencial aos consumidores.

Autor: Natália Soriani


R$ 200 mil não apaga a dor, mas paga a conta

Um caso de erro médico do interior de São Paulo chamou atenção de todo Brasil por conta de dois fatores.

Autor: Thayan Fernando Ferreira


Precisamos mesmo de tantas leis?

O Direito surgiu como uma forma de organizar melhor as sociedades, uma vez que já havia algumas tradições reproduzidas a partir de exemplos ou de determinações orais que alguns grupos, especialmente os familiares, seguiam.

Autor: Marco Túlio Elias Alves


Proibição do chatbot na campanha eleitoral afeta políticos com menos recursos

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) atualizou normas relacionadas ao uso da inteligência artificial nas campanhas para as eleições municipais de 2024. A alteração é vista como pequena e mal discutida por especialistas da área.

Autor: Divulgação


Digitalização da saúde e os desafios na relação plano e consumidor

A digitalização da saúde, que compreende o uso de recursos tecnológicos e de Tecnologia da Informação (TI) para fins médicos, é um fenômeno que a cada ano se consolida e expande em todo o país.

Autor: Natália Soriani


Os equívocos do caso Robinho

A Corte Especial do Superior Tribunal de Justiça (STJ), no uso de competência constitucional e regimental, analisou e, por maioria de votos, homologou o pedido de execução da sentença penal condenatória proferida pela Justiça Italiana contra o ex-jogador Robinho.

Autor: Marcelo Aith


A nova lei de licitações: o que deve mudar daqui para frente?

O sucesso dessa legislação dependerá do compromisso de todas as partes envolvidas em trabalhar juntas.

Autor: Matheus Teodoro


Exclusão de dependentes maiores de 25 anos de planos de saúde

Os magistrados têm reconhecido a existência de uma expectativa de direito por parte dos consumidores.

Autor: José Santana Junior


TikTok e a multa milionária por captura ilegal de dados biométricos no Brasil

Por utilizar métodos que ferem a Lei Geral de Proteção de Dados e o Marco Civil da Internet, o TikTok, rede social famosa por vídeos de curta duração, foi multado em R$ 23 milhões pela Justiça.

Autor: Renato Falchet Guaracho