Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Como buscar novas soluções nos negócios em tempos de pandemia

Como buscar novas soluções nos negócios em tempos de pandemia

01/09/2020 Amanda Eloi

Diante das medidas de precauções e isolamento social, o mundo se deparou com um cenário de novas rotinas, maneiras de consumo e necessidades que permitiram mudar completamente os hábitos do consumidor.

Além disso, os empreendedores precisaram encontrar alternativas para sobreviver.

O período pandêmico trouxe também para grande parte dos negócios: modificações regulatórias significativas, redução do quadro de funcionários, interrupções dos fluxos de materiais e maior visibilidade na maneira como muitos gestores conduzem seus negócios.

A situação deixou também nítida a importância de ter um planejamento para diferentes cenários e, o mais relevante, tomar decisões com base em previsões de entrada e saída de recursos, utilizando-se do fluxo de caixa, o que possibilita um controle financeiro.

Encontrar novas soluções na situação atual significar, antes de mais nada, buscar entender o modo como o seu negócio está sendo conduzido dentro de seu nicho de atuação.

É ainda compreender que o modo como você oferece seus produtos e/ou serviços permite uma boa experiência para seus clientes, gerando valor e resultado almejado.

O momento é de olhar para dentro do negócio, identificar possíveis oportunidades de melhorias, levando em consideração desde o planejamento estratégico até o modo de operacionalizar e interagir com o seu público.

Porém, a partir do momento que é feito o “dever de casa”, enxerga-se o que pode ser melhor entregue para o seu público.

Para isso, busque dialogar com outras empresas, clientes e parceiros a fim de ter uma visão ampla do que cada um busca ou necessita.

É preciso também compreender a nova economia e as oportunidades que ela possibilita. Isso só é possível mapeando os envolvidos nesse cenário.

Cada negócio possui sua especificidade (particularidade), isso significa que as ações tomadas por cada empreendedor envolvem pesquisa de mercado, criatividade e foco no que realmente vai gerar resultado em cima das tomadas de decisões. Obviamente, o segredo está no modo como cada um inova em seu mercado de atuação.

É necessário todos terem uma visão realista. O cenário é promissor para quem, antes de buscar vender seus serviços e/ou produtos, sabe o motivo de seu negócio existir e, acima de tudo, sabe para quem ele está entregando tais serviços e/ou produtos.

O futuro sempre foi incerto e, levando em consideração o cenário que todos estão vivenciando, podemos considerar que estamos construindo todos os dias um novo presente.

Portanto, negócio é entendimento de mercado, o que envolve estudo, pesquisa, compartilhamento de ideias, trocas de experiências e pessoas que com iniciativas. Unir conhecimentos e experiências faz toda a diferença.

E quando essa união acontece por meio de profissionais competentes e éticos, isso ajuda você a crescer como profissional.

* Amanda Eloi é administradora, fundadora do projeto Ciclo Empreendedor Universitário – CEU, consultora de Projetos da WAAH!, mentora de negócios e palestrante.

Fonte: Drumond Assessoria de Comunicação



Violência urbana no Brasil, uma guerra desprezada

Reportagem recente do jornal O Estado de S. Paulo, publicada no dia 3 de março, revela que existem pelo menos 72 facções criminosas nas prisões brasileiras.

Autor: Samuel Hanan


Mundo de mentiras

O ser humano se afastou daquilo que devia ser e criou um mundo de mentiras. Em geral o viver passou a ser artificial.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


Um País em busca de equilíbrio e paz

O ambiente político-institucional brasileiro não poderia passar por um tempo mais complicado do que o atual.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Nem Nem: retratos do Brasil

Um recente relatório da OCDE coloca o Brasil em segundo lugar entre os países com maior número de jovens que não trabalham e nem estudam.

Autor: Daniel Medeiros


Michael Shellenberger expôs que o rei está nu

Existe um ditado que diz: “não é possível comer o bolo e tê-lo.”

Autor: Roberto Rachewsky


Liberdade política sem liberdade econômica é ilusão

O filósofo, cientista político e escritor norte-americano John Kenneth Galbraith (1908-2006), um dos mais influentes economistas liberais do Século XX, imortalizou um pensamento que merece ser revivido no Brasil de hoje.

Autor: Samuel Hanan


Da varíola ao mercúrio, a extinção indígena persiste

Os nativos brasileiros perderam a guerra contra os portugueses, principalmente por causa da alta mortalidade das doenças que vieram nos navios.

Autor: Víktor Waewell


A importância de uma economia ajustada e em rota de crescimento

Não é segredo para ninguém e temos defendido há anos que um parque industrial mais novo, que suporte um processo de neoindustrialização, é capaz de produzir mais e melhor, incrementando a produtividade da economia como um todo, com menor consumo de energia e melhor sustentabilidade.

Autor: Gino Paulucci Jr.


O fim da excessiva judicialização da política

O projeto também propõe diminuir as decisões monocráticas do STF ao mínimo indispensável.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


O inesperado e o sem precedentes

Na segunda-feira, 1º de abril, supostos aviões militares de Israel bombardearam o consulado iraniano em Damasco, na Síria.

Autor: João Alfredo Lopes Nyegray


Crédito consignado e mais um golpe de milhões de reais

No mundo das fraudes financeiras, é sabido que os mais diversos métodos de operação são utilizados para o mesmo objetivo: atrair o maior número possível de vítimas e o máximo volume de dinheiro delas.

Autor: Jorge Calazans


Quando resistir não é a solução

Carl Gustav Jung, psiquiatra suíço, fundador da psicologia analítica, nos lembra que tudo a que resistimos, persiste.

Autor: Renata Nascimento