Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Como tomar decisões financeiras inteligentes?

Como tomar decisões financeiras inteligentes?

14/12/2023 Rodrigo Tognini

No mundo corporativo, muitos se perguntam o que é preciso para uma boa tomada de decisão.

É claro que isso pode variar de empresa para empresa, segmento para segmento e liderança para liderança, mas definitivamente é certo dizer que um bom primeiro passo é o controle gerencial.

Aqui estamos falando de uma forma de supervisionar, avaliar e orientar as atividades e recursos da companhia, com o objetivo de alcançar metas estratégicas.

Ou seja, uma plataforma com essa função pode oferecer ao time informações precisas e insights profundos, que se traduzem em decisões mais embasadas.

No setor financeiro, por exemplo, o controle gerencial é indispensável. CFOs, controllers e gerentes financeiros desempenham um papel crucial nesse cenário.

Todas as ações ligadas à gestão de despesas se tornam mais simples, permitindo que esses profissionais conduzam as operações com maior eficiência. 

E no cotidiano desses líderes financeiros, a capacidade de tomar decisões estratégicas é aprimorada, proporcionando uma gestão mais ágil e eficaz, não apenas para a empresa, mas também para a vida e o dia a dia desses profissionais.

Com isso, é possível se beneficiar de processos otimizados e uma visão clara das finanças corporativas. Na prática, isso acontece basicamente a partir de quatro maneiras. São elas:

1. Categorização automática de despesas

Dados do Sebrae apontam que 43% dos negócios ainda apostam em uma gestão financeira tradicional.

No entanto, este caminho não se trata só de uma simples escolha, mas de um atraso, considerando que a tecnologia é uma grande aliada de diversas áreas.

A possibilidade de categorizar automaticamente despesas corporativas proporcionada por uma plataforma de controle gerencial é um grande exemplo disso.

Recibos, faturas e gastos relacionados aos funcionários são organizados sem a necessidade de um colaborador do setor parar o seu dia e cumprir essa tarefa com papel e caneta.

O resultado? A empresa acaba economizando tempo e minimizando erros humanos na entrada de dados. 

2. Análise de dados em tempo real

A análise de dados em tempo real também está entre as vantagens de uma plataforma de controle gerencial.

Obtendo informações financeiras e operacionais no exato momento em que elas acontecem, é possível identificar imediatamente tendências emergentes e criar soluções rápidas para o crescimento da empresa.

Ou ainda podemos ir para o outro lado: qualquer ineficiência é detectada instantaneamente, dando espaço para a produção de medidas corretivas ágeis e eficazes.

Se pararmos para pensar bem, é normal que padrões como esses passem despercebidos na correria do dia a dia.

É justamente por isso que as ferramentas tecnológicas existem e podem ajudar a enriquecer a compreensão da situação financeira da empresa.

Com mais transparência sobre o que está acontecendo na área, não há dúvidas de que a tomada de decisões será mais estratégica, seja para otimizar custos ou alocar recursos de maneira mais eficiente.

3. Controle de orçamento e previsão

Manter o controle do orçamento e fazer previsões precisas é outra parte fundamental da gestão financeira de qualquer empresa.

Nesse sentido, as plataformas de controle gerencial permitem que os times usem dados históricos para fazer projeções completamente embasadas e sólidas.

Obviamente, o objetivo primário dessa ação é manter gastos sob controle. Porém, olhando para um contexto macro, ela também ajuda a planejar o futuro dos negócios com mais assertividade.

4. Personalização de relatórios e visualizações

Não podemos deixar de mencionar a capacidade de criar relatórios e visualizações personalizáveis. A flexibilidade é crucial quando se trata de análise de dados, afinal, diferentes empresas têm diferentes necessidades. 

Ao escolher uma plataforma que oferece a customização desses arquivos, é possível adaptar a coleta de informações às demandas específicas da organização.

Nada é feito às cegas; pelo contrário, os gestores acessam exatamente o que desejam, da forma que desejam.

E agora, qual é o próximo passo?

Ter uma visão clara das finanças da empresa é um pré-requisito para qualquer organização que queira acelerar o seu crescimento e chegar ao mercado de um modo competitivo.

No entanto, a única solução para alcançar esse objetivo é tendo uma gestão financeira organizada e eficiente. 

O controle gerencial é um dos protagonistas dessa missão, já que elimina a necessidade de lidar com planilhas complexas e processos manuais demorados.

Portanto, definitivamente é o próximo passo para quem quer abrir caminho à tomada inteligente de decisões.

* Rodrigo Tognini é CEO e cofundador da Conta Simples.

Para mais informações sobre controle gerencial clique aqui…

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!

Entre para o nosso grupo de notícias no WhatsApp

Fonte: Motim



Violência urbana no Brasil, uma guerra desprezada

Reportagem recente do jornal O Estado de S. Paulo, publicada no dia 3 de março, revela que existem pelo menos 72 facções criminosas nas prisões brasileiras.

Autor: Samuel Hanan


Mundo de mentiras

O ser humano se afastou daquilo que devia ser e criou um mundo de mentiras. Em geral o viver passou a ser artificial.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


Um País em busca de equilíbrio e paz

O ambiente político-institucional brasileiro não poderia passar por um tempo mais complicado do que o atual.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Nem Nem: retratos do Brasil

Um recente relatório da OCDE coloca o Brasil em segundo lugar entre os países com maior número de jovens que não trabalham e nem estudam.

Autor: Daniel Medeiros


Michael Shellenberger expôs que o rei está nu

Existe um ditado que diz: “não é possível comer o bolo e tê-lo.”

Autor: Roberto Rachewsky


Liberdade política sem liberdade econômica é ilusão

O filósofo, cientista político e escritor norte-americano John Kenneth Galbraith (1908-2006), um dos mais influentes economistas liberais do Século XX, imortalizou um pensamento que merece ser revivido no Brasil de hoje.

Autor: Samuel Hanan


Da varíola ao mercúrio, a extinção indígena persiste

Os nativos brasileiros perderam a guerra contra os portugueses, principalmente por causa da alta mortalidade das doenças que vieram nos navios.

Autor: Víktor Waewell


A importância de uma economia ajustada e em rota de crescimento

Não é segredo para ninguém e temos defendido há anos que um parque industrial mais novo, que suporte um processo de neoindustrialização, é capaz de produzir mais e melhor, incrementando a produtividade da economia como um todo, com menor consumo de energia e melhor sustentabilidade.

Autor: Gino Paulucci Jr.


O fim da excessiva judicialização da política

O projeto também propõe diminuir as decisões monocráticas do STF ao mínimo indispensável.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


O inesperado e o sem precedentes

Na segunda-feira, 1º de abril, supostos aviões militares de Israel bombardearam o consulado iraniano em Damasco, na Síria.

Autor: João Alfredo Lopes Nyegray


Crédito consignado e mais um golpe de milhões de reais

No mundo das fraudes financeiras, é sabido que os mais diversos métodos de operação são utilizados para o mesmo objetivo: atrair o maior número possível de vítimas e o máximo volume de dinheiro delas.

Autor: Jorge Calazans


Quando resistir não é a solução

Carl Gustav Jung, psiquiatra suíço, fundador da psicologia analítica, nos lembra que tudo a que resistimos, persiste.

Autor: Renata Nascimento