Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Defender a água é garantir a geração de alimento e vida

Defender a água é garantir a geração de alimento e vida

22/03/2018 Antonio Luis Francisco

A água é utilizada em praticamente toda atividade humana.

“A natureza pela água”: o tema determinado ao Dia Mundial da Água deste ano não poderia ser mais apropriado para levantar reflexões a respeito do que o homem tem feito com relação a este bem indispensável à vida.

Comemorada em 22 de março, a data visa chamar a atenção para a grande degradação dos recursos hídricos em todo o mundo e a busca por soluções para reverter o atual quadro e promover sua preservação.

A água é utilizada em praticamente toda atividade humana. Alimentação, higiene, geração de energia, agricultura, pecuária, indústria. Não é demais repetir, mas dela depende a continuidade da vida.

Dados da Organização das Nações Unidas (ONU) indicam que 1,8 milhão de pessoas ingerem água contaminada e 80% das águas residuais são despejadas sem tratamento no meio ambiente. Cerca de 1,9 milhão de pessoas vivem em áreas onde a água já está em falta. É possível observar muitas transformações na natureza.

Estações perdem suas características, excesso de chuvas em algumas regiões, escassez em outras, tempestades e secas fora de época, ocasionando inundações inesperadas ou acelerado processo de desertificação e erosão, mudanças que tornam mais desafiadoras as atividades relacionadas à geração de alimentos.

A ONU defende a adoção de medidas e soluções que privilegiem a melhor gestão ambiental para a limpeza e armazenamento de água. Diversas técnicas podem ser utilizadas para recuperar mananciais, margens de rios, mangues, pântanos, florestas, reorganizando o ciclo natural, a partir dos próprios meios e ambientes da natureza.

Paralelamente, a tecnologia pode ser uma forte aliada no melhor uso dos recursos hídricos em diversas atividades, como na agropecuária e na indústria alimentícia. A criação de animais e o processamento de alimentos são alguns setores que fazem uso de significativo volume de água e que podem se beneficiar de máquinas e equipamentos que ajudam, e muito, a reduzir o consumo de água e de energia elétrica em tarefas de limpeza.

As lavadoras de alta pressão são exemplos de máquinas que oferecem altíssima relação custo/benefício. Em algumas aplicações, consomem até 80% menos água, se comparado a métodos convencionais como o uso de mangueiras comuns, facilitando a execução da limpeza e higienização das propriedades rurais e áreas produtivas.

Sejam em culturas que exijam a higienização com água quente, como na produção de suínos, as lavadoras não só tornam a limpeza mais rápida e eficiente, utilizando menos recursos hídricos, como exigem menos esforços dos trabalhadores responsáveis por essas tarefas, além de serem preparadas para atenderem a grandes jornadas.

É uma solução segura para a condução das atividades humanas, para a geração de alimentos e para o bom uso dos recursos hídricos. É dessa forma que as sociedades conseguirão retomar o caminho do crescimento sustentável e responsável.

A combinação entre tecnologia, técnicas naturais e posturas mais conscientes é o meio mais indicado para garantir que a água atenda às necessidades de todos, ainda que seja um bem limitado.

* Antonio Luis Francisco (PJ) é Diretor Geral da JactoClean – empresa do Grupo Jacto, referência nacional em soluções para limpeza e higienização.

Fonte: Via Pública Comunicação



Indulto x Interferência de Poderes

As leis, como de corriqueira sabença, obedecem a uma ordem hierárquica, assim escalonadas: – Norma fundamental; – Constituição Federal; – Lei; (Lei Complementar, Lei Ordinária, Lei Delegada, Medida Provisória, Decreto Legislativo e Resolução).


Você e seu time estão progredindo?

Em qualquer empreitada, pessoal, profissional ou de times, medir resultados é crucial.


Propaganda eleitoral antecipada

A propaganda para as eleições neste ano só é permitida a partir do dia 16 de agosto.


Amar a si mesmo como próximo

No documentário “Heal” (em Português, “Cura”), disponível no Amazon Prime, há um depoimento lancinante de Anita Moorjani, que, em Fevereiro de 2006 chegou ao final de uma luta de quatro anos contra o câncer.


O peso da improbidade no destino das pessoas

O homem já em tempos pré-históricos se reunia em volta das fogueiras onde foi aperfeiçoada a linguagem humana.


Mercado imobiliário: muito ainda para crescer

Em muitos países, a participação do mercado imobiliário no Produto Interno Bruto (PIB) está acima de 50%, enquanto no Brasil estamos com algo em torno de 10%.


Entender os números será requisito do mercado de trabalho

Trabalhar numa empresa e conhecer os seus setores faz parte da rotina de qualquer colaborador. Mas num futuro breve esse conhecimento será apenas parte dos requisitos.


Quais os sintomas da candidíase?

A candidíase é uma infecção causada por uma levedura (um tipo de fungo) chamada Candida albicans.


Entenda o visto humanitário para ucranianos

A invasão da Ucrânia pela Rússia, iniciada em 24 de fevereiro, já levou mais de 4 milhões de ucranianos a deixarem seu país em busca de um lugar seguro.


Exigência de vacina não é motivo para rescisão indireta por motivo ideológico

Não se discute mais que cabe ao empregador, no exercício de seu poder diretivo e disciplinar, zelar pelo meio ambiente de trabalho saudável.


A governança de riscos e gestão em fintechs

Em complemento às soluções e instituições financeiras já existentes, o mercado de crédito ficou muito mais democrático com a expansão das fintechs.


6 passos para evitar e mitigar os danos de ataques cibernéticos à sua empresa

Ao longo de 2021 o Brasil sofreu mais de 88,5 bilhões (sim, bilhões) de tentativas de ataques digitais, o que corresponde a um aumento de 950% em relação a 2020, segundo um levantamento da Fortinet.