Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Dicas para melhorar o dia a dia com o seu sócio

Dicas para melhorar o dia a dia com o seu sócio

13/03/2013 José Carlos Ignácio

A relação entre sócios, principalmente quando se tratam de gestores, pode significar a chave de sucesso ou de fracasso na vida empresarial e pessoal de cada um.

A possibilidade de gerar sinergia em um projeto conjunto, alavancando energia e dividindo responsabilidades de forma salutar, pode levar cada sócio ao sucesso financeiro, ao destaque profissional e à adequada qualidade de vida, com equilíbrio entre trabalho e família.

Em contrapartida, tudo (ou seja, dia a dia pessoal, conquistas empresariais e financeiras e dedicação à família) pode ser seriamente prejudicado se a relação diária com o sócio for traumática. O que pode levar uma relação entre sócios a ser traumática ou não sinergética? Em primeiro lugar, claro, a falta de sinergia. Não existe justificativa para uma sociedade se não houver sinergia entre os sócios.

E só haverá se houver complementariedade, ou seja, se os objetivos em relação à empresa, a especialidade profissional, o estilo de gestão e a dedicação forem somatórios (e não conflitantes). Infelizmente a análise racional destes pontos é evitada na maior parte dos casos, sendo empurrada para debaixo do tapete as divergências e as insatisfações em relação ao sócio. E tudo isso poderia perfeitamente ser tratado e negociado de forma construtiva.

O que é ignorado se transforma em bomba relógio contra a sinergia. Em segundo lugar, um grande ofensor a uma boa relação entre sócios é a falta de regras e agenda para discussão e tomada de decisões. Todo sócio gestor se depara com uma série de decisões diárias referentes à organização e a sua gestão.

Torna-se necessário, então, separar o que é assunto da sociedade (societário) do que é do dia a dia (gestão), além de definir se as regras de poder e autonomia para as decisões (Acordo de Cotistas/Acionistas e Regime de Competência e Delegação de Poderes ). E, então, definir uma rotina de reuniões entre sócios visando discussão e tomada de decisões.

Infelizmente a maior parte das sociedades não dispõe de tais instrumentos básicos de funcionamento e essa falha geralmente causa conflitos societários, com prejuízos para todos os sócios, familiares, empresa e colaboradores. Encarar de frente a realidade da sociedade e diagnosticar o seu perfil é o primeiro passo para melhorar o dia a dia com o seu sócio!

*José Carlos Ignácio é sócio-fundador da JCI Acquistion, formado em Administração de Empresas e possui MBA e Pós Graduação.



Violência urbana no Brasil, uma guerra desprezada

Reportagem recente do jornal O Estado de S. Paulo, publicada no dia 3 de março, revela que existem pelo menos 72 facções criminosas nas prisões brasileiras.

Autor: Samuel Hanan


Mundo de mentiras

O ser humano se afastou daquilo que devia ser e criou um mundo de mentiras. Em geral o viver passou a ser artificial.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


Um País em busca de equilíbrio e paz

O ambiente político-institucional brasileiro não poderia passar por um tempo mais complicado do que o atual.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Nem Nem: retratos do Brasil

Um recente relatório da OCDE coloca o Brasil em segundo lugar entre os países com maior número de jovens que não trabalham e nem estudam.

Autor: Daniel Medeiros


Michael Shellenberger expôs que o rei está nu

Existe um ditado que diz: “não é possível comer o bolo e tê-lo.”

Autor: Roberto Rachewsky


Liberdade política sem liberdade econômica é ilusão

O filósofo, cientista político e escritor norte-americano John Kenneth Galbraith (1908-2006), um dos mais influentes economistas liberais do Século XX, imortalizou um pensamento que merece ser revivido no Brasil de hoje.

Autor: Samuel Hanan


Da varíola ao mercúrio, a extinção indígena persiste

Os nativos brasileiros perderam a guerra contra os portugueses, principalmente por causa da alta mortalidade das doenças que vieram nos navios.

Autor: Víktor Waewell


A importância de uma economia ajustada e em rota de crescimento

Não é segredo para ninguém e temos defendido há anos que um parque industrial mais novo, que suporte um processo de neoindustrialização, é capaz de produzir mais e melhor, incrementando a produtividade da economia como um todo, com menor consumo de energia e melhor sustentabilidade.

Autor: Gino Paulucci Jr.


O fim da excessiva judicialização da política

O projeto também propõe diminuir as decisões monocráticas do STF ao mínimo indispensável.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


O inesperado e o sem precedentes

Na segunda-feira, 1º de abril, supostos aviões militares de Israel bombardearam o consulado iraniano em Damasco, na Síria.

Autor: João Alfredo Lopes Nyegray


Crédito consignado e mais um golpe de milhões de reais

No mundo das fraudes financeiras, é sabido que os mais diversos métodos de operação são utilizados para o mesmo objetivo: atrair o maior número possível de vítimas e o máximo volume de dinheiro delas.

Autor: Jorge Calazans


Quando resistir não é a solução

Carl Gustav Jung, psiquiatra suíço, fundador da psicologia analítica, nos lembra que tudo a que resistimos, persiste.

Autor: Renata Nascimento