Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Indústria de cimentos da América Latina desliza em superfície irregular

Indústria de cimentos da América Latina desliza em superfície irregular

26/07/2016 S&P Global

Na indústria de cimentos, a demanda reflete em geral as perspectivas de crescimento econômico.

O consumo de cimento está fortemente relacionado à construção residencial e não residencial, incluindo novos edifícios comerciais, de varejo, e industriais, bem como ao reparo e reforma e a projetos de infraestrutura.

Na realidade, o crescimento do PIB está proximamente relacionado à atividade da construção, mesmo considerando a existência de uma defasagem que varia tipicamente de três a seis meses.

Por esse motivo, a base não tem sido sólida para os produtores de cimento latino-americanos recentemente. As tendências macroeconômicas para a América Latina permanecem em geral fracas, refletindo principalmente a forte recessão no Brasil, o fraco crescimento nas outras economias da região, e as moedas ainda relativamente desvalorizadas.

A inflação acima da meta em alguns países, combinada às receitas mais baixas do governo, deve manter a política monetária e fiscal relativamente apertada nos próximos trimestres na região. Embora o crescimento esteja estabilizando na maioria dos casos, esperamos que o PIB da região contraia 0,9% em 2016 e cresça apenas 2,0% em 2017, refletindo primordialmente uma recuperação gradual nos preços das commodities.

Para a indústria latino-americana de materiais de construção, em especial a de cimentos, todos esses fatores contribuem para as condições de mercado adversas. Novas construções residenciais e projetos de infraestrutura são responsáveis pela maior parte da demanda de materiais de construção, embora as primeiras tenham representado a maior parte da atividade da região nos últimos anos.

Contudo, as novas construções residenciais apresentaram desempenho abaixo das nossas expectativas na América Latina, dadas as pressões inflacionárias em alguns países e o crédito mais apertado. Os investimentos em infraestrutura também reduziram, refletindo a deterioração fiscal do governo.

* S&P Global



Violência urbana no Brasil, uma guerra desprezada

Reportagem recente do jornal O Estado de S. Paulo, publicada no dia 3 de março, revela que existem pelo menos 72 facções criminosas nas prisões brasileiras.

Autor: Samuel Hanan


Mundo de mentiras

O ser humano se afastou daquilo que devia ser e criou um mundo de mentiras. Em geral o viver passou a ser artificial.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


Um País em busca de equilíbrio e paz

O ambiente político-institucional brasileiro não poderia passar por um tempo mais complicado do que o atual.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Nem Nem: retratos do Brasil

Um recente relatório da OCDE coloca o Brasil em segundo lugar entre os países com maior número de jovens que não trabalham e nem estudam.

Autor: Daniel Medeiros


Michael Shellenberger expôs que o rei está nu

Existe um ditado que diz: “não é possível comer o bolo e tê-lo.”

Autor: Roberto Rachewsky


Liberdade política sem liberdade econômica é ilusão

O filósofo, cientista político e escritor norte-americano John Kenneth Galbraith (1908-2006), um dos mais influentes economistas liberais do Século XX, imortalizou um pensamento que merece ser revivido no Brasil de hoje.

Autor: Samuel Hanan


Da varíola ao mercúrio, a extinção indígena persiste

Os nativos brasileiros perderam a guerra contra os portugueses, principalmente por causa da alta mortalidade das doenças que vieram nos navios.

Autor: Víktor Waewell


A importância de uma economia ajustada e em rota de crescimento

Não é segredo para ninguém e temos defendido há anos que um parque industrial mais novo, que suporte um processo de neoindustrialização, é capaz de produzir mais e melhor, incrementando a produtividade da economia como um todo, com menor consumo de energia e melhor sustentabilidade.

Autor: Gino Paulucci Jr.


O fim da excessiva judicialização da política

O projeto também propõe diminuir as decisões monocráticas do STF ao mínimo indispensável.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


O inesperado e o sem precedentes

Na segunda-feira, 1º de abril, supostos aviões militares de Israel bombardearam o consulado iraniano em Damasco, na Síria.

Autor: João Alfredo Lopes Nyegray


Crédito consignado e mais um golpe de milhões de reais

No mundo das fraudes financeiras, é sabido que os mais diversos métodos de operação são utilizados para o mesmo objetivo: atrair o maior número possível de vítimas e o máximo volume de dinheiro delas.

Autor: Jorge Calazans


Quando resistir não é a solução

Carl Gustav Jung, psiquiatra suíço, fundador da psicologia analítica, nos lembra que tudo a que resistimos, persiste.

Autor: Renata Nascimento