Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Legal design: o futuro do direito

Legal design: o futuro do direito

14/12/2022 Gabriella Ibrahim

O mundo está em constante mudança. Todos os dias nos deparamos com inovações que melhoram nosso dia a dia em todas as áreas.

O ser humano sempre encontra uma forma de tornar a vida mais prática. E o Direito não poderia ficar de fora.

Muitos entendem a área jurídica como um âmbito mais formal, clássico, que só se atualiza no que diz respeito às leis, códigos de ética, entre outros. Todavia, uma onda inovadora vem se instaurando nesse universo.

Um bom exemplo é a digitalização de arquivos, investimento em marketing digital e, claro, em legal design, que é o futuro do Direito.

Mas, afinal, o que é o Legal Design? Podemos definir como uma metodologia que transforma documentos jurídicos, por meio de técnicas de Design, pautadas na experiência do usuário, em ferramentas acessíveis.

É sobre transformar um contrato, por exemplo, em algo mais leve, acessível e legível, tanto para a empresa, quanto para o cliente.

Imagine quantos conflitos poderiam ser diminuídos só por ter um contrato mais organizado, com ícones para exemplificar o que está sendo dito e sem juridiquês. Inclusive, este último citado é uma das maiores preocupações quando falamos em legal design.

É preciso diminuir o juridiquês, ou seja, é preciso “traduzir” os termos jurídicos para melhor entendimento dos documentos, e o legal design se propõe a isso.

É fundamental ter em mente que, muito mais do que o objetivo de democratizar o direito e traduzir os jargões dessa área, o legal design demonstra profissionalismo por meio da personalização.

A partir do momento em que você transforma o documento jurídico com o design, você demonstra que se importa com o cliente, com o receptor daquela mensagem.

Por isso, alinha-se o design à experiência do usuário, também conhecido como UX. Esta é uma área que pensa não só no desenho do produto, mas também em sua funcionalidade. O legal design não é apenas um documento bonitinho.

A metodologia leva em consideração o marketing da empresa e todas as estratégias propostas para proporcionar ao seu público uma experiência positiva até mesmo em um documento jurídico.

E, com isso, o resultado é um cliente impressionado, satisfeito e disposto a ler um contrato que, antes, provavelmente, não leria por achar algo cansativo.

Vivemos em uma era visual em que se preza, principalmente, pela aparência de tudo. O visual encanta. O visual convence.

O futuro do direito precisa estar alinhado com essa máxima. Sendo assim, o legal design chega como solução no mundo do direito, inovando a forma como enxergamos todos os documentos que são produzidos.

Quanto mais organizado e agradável for seu documento jurídico, melhor será a experiência do usuário e, por consequência, maior será a credibilidade da empresa.

* Gabriella Ibrahim é advogada contratualista, especialista em Legal Design.

Para mais informações sobre Legal Design clique aqui…

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!

Fonte: Agência Drumond



Um mundo fragmentado

Em fevereiro deste ano completaram-se dois anos desde a invasão russa à Ucrânia.

Autor: João Alfredo Lopes Nyegray


Leitores em extinção

Ontem, finalmente, tive um dia inteiro de atendimento on-line, na minha casa.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Solidariedade: a Luz de uma tragédia

Todos nós, ou melhor dizendo, a grande maioria de nós, está muito sensibilizado com o que está sendo vivido pela população do Rio Grande do Sul.

Autor: Renata Nascimento


Os fios da liberdade e o resistir da vida

A inferioridade do racismo é observada até nos comentários sobre os cabelos.

Autor: Livia Marques


Violência urbana no Brasil, uma guerra desprezada

Reportagem recente do jornal O Estado de S. Paulo, publicada no dia 3 de março, revela que existem pelo menos 72 facções criminosas nas prisões brasileiras.

Autor: Samuel Hanan


Mundo de mentiras

O ser humano se afastou daquilo que devia ser e criou um mundo de mentiras. Em geral o viver passou a ser artificial.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


Um País em busca de equilíbrio e paz

O ambiente político-institucional brasileiro não poderia passar por um tempo mais complicado do que o atual.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Nem Nem: retratos do Brasil

Um recente relatório da OCDE coloca o Brasil em segundo lugar entre os países com maior número de jovens que não trabalham e nem estudam.

Autor: Daniel Medeiros


Michael Shellenberger expôs que o rei está nu

Existe um ditado que diz: “não é possível comer o bolo e tê-lo.”

Autor: Roberto Rachewsky


Liberdade política sem liberdade econômica é ilusão

O filósofo, cientista político e escritor norte-americano John Kenneth Galbraith (1908-2006), um dos mais influentes economistas liberais do Século XX, imortalizou um pensamento que merece ser revivido no Brasil de hoje.

Autor: Samuel Hanan


Da varíola ao mercúrio, a extinção indígena persiste

Os nativos brasileiros perderam a guerra contra os portugueses, principalmente por causa da alta mortalidade das doenças que vieram nos navios.

Autor: Víktor Waewell


A importância de uma economia ajustada e em rota de crescimento

Não é segredo para ninguém e temos defendido há anos que um parque industrial mais novo, que suporte um processo de neoindustrialização, é capaz de produzir mais e melhor, incrementando a produtividade da economia como um todo, com menor consumo de energia e melhor sustentabilidade.

Autor: Gino Paulucci Jr.