Portal O Debate
Grupo WhatsApp


O que é um amigo para você?

O que é um amigo para você?

21/07/2017 Sandro Arquejada

Amigo, segundo dicionários, é uma pessoa que se tem afeição, com a qual mantemos relações próximas.

No entanto, quando pensamos em um amigo, parece que esta explicação soa um tanto frágil e carente de maior sentido. Nossa memória afetiva entra em cena e transborda nossos sentimentos numa impressão bem mais positiva e vigorosa sobre a amizade, dando um significado muito maior.

Então, podemos sair da descrição gramatical e buscar interpretações mais profundas, como por exemplo, a filosofia e a Sagrada Escritura, na esperança de tentar aproximar nossa experiência e emoção com o sentido literal da palavra. Os gregos classificaram o amor em três níveis: Eros, Philos e Ágape.

Eros é o amor sensual, apaixonado, que contempla a beleza. Temos como exemplo de Eros o amor entre namorados e entre casais. Ágape é um amor incondicional, como o amor de Deus por nós. E finalmente, Philos é o amor fraternal, o amor entre amigos. Para Epicuro, “a amizade é o máximo que a sabedoria da felicidade pode proporcionar na vida”.

Segundo Aristóteles, “amigo é uma única alma habitando dois corpos”. Para Platão: “A amizade é uma predisposição recíproca que torna dois seres igualmente ciosos da felicidade um do outro”. A Bíblia tem vários dizeres sobre amizade. O livro de Provérbios cita: “O amigo ama em todo o tempo: na desgraça, ele se torna um irmão” (Pr 17,17).

O Eclesiástico nos diz: “Dá-te bem com muitos, mas escolhe para conselheiro um entre mil” (Eclo 6,6). Encontramos em Eclesiastes: “Se um cair, o amigo pode ajudá-lo a levantar-se. Mas pobre do homem que cai e não tem quem o ajude a levantar-se!” (Ecle 4,10).

E finalmente, Jesus nos chama de seus amigos: “Já não os chamo servos, porque o servo não sabe o que o seu senhor faz. Em vez disso, eu os tenho chamado amigos, porque tudo o que ouvi de meu Pai eu tornei conhecido a vocês” (Jo 15,15).

Contudo, talvez possamos dar um toque pessoal a essas definições. A amizade pode ser uma das coisas mais importantes da vida, ou quem sabe, mais valiosa que seu bem mais caro. Mediante tudo isso, qual o conceito de amizade para você? O que seu amigo significa em seu interior?

Pois, ao final de tudo, a melhor definição de amigo é aquela que está em seu coração. É a sua experiência de ser e de ter um amigo que fará todo sentido para você. E quanto mais amigo você for, mais atrairá um bom amigo.

* Sandro Arquejada é missionário da Comunidade Canção Nova, formado em administração de empresas.



Luto e perdas na pandemia: o que estamos vivendo?

Temos presenciado uma batalha dolorosa em todo o mundo com o novo coronavírus (COVID-19).


Encare a realidade da forma correta

Em algum momento todos nós vamos precisar dessa mensagem.


Contraponto a manifestação do Jornalista Lucas Lanna

Inicialmente gostaria de parabenizar o jovem e competente jornalista Lucas Lanna Resende, agradecendo a forma respeitosa que diverge da matéria por mim assinada e intitulada “O Brasil deve um almoço a Roberto Jefferson”.


O Brasil deve um almoço a Roberto Jefferson?

Nos últimos dias, um artigo intitulado O Brasil deve um almoço a Roberto Jefferson, do advogado e ex-juiz do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG), Bady Curi, foi publicado neste espaço


O Brasil deve um almoço a Roberto Jefferson

A esquerda diz temer pela Democracia em razão de alguns pronunciamentos do Presidente Bolsonaro.


O Brasil, a logística e os “voos de galinha”

Parcerias público-privadas, com base no tripé da sustentabilidade podem proporcionar excelentes projetos para a logística no Brasil.


Eça e a famosa estatueta

Nos derradeiros anos do século transacto, tive a oportunidade de conhecer e entrevistar, D. Emília Eça de Queiroz.


Roda de histórias

Meu avô paterno, Seu Dito, era um bom contador de histórias. Contava com a mesma ênfase, fatos e ficções.


Infodemia: a pandemia de desinformação

Todos os dias em nossos smartphones, computadores e TVs, temos uma verdadeira chuva de informações, e nem sempre é possível conferir a veracidade delas.


O problema não é a Cloroquina

Estamos diante de uma doença ameaçadora, nunca antes vivida por nossa geração.


Liderança: Arte e Ciência

O que faz uma pessoa aceitar e reconhecer a liderança de outra?


Reflexões éticas em tempos de Coronavírus

Atualmente, vivemos num cenário de turbulências e preocupações com os impactos sociais e econômicos atuais que virão em decorrência da pandemia do vírus Covid-19.