Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Metaversos vs multiversos literários: quem vence?

Metaversos vs multiversos literários: quem vence?

15/10/2023 Renata Dembogurski

É fato que, quando lemos um livro, vivenciamos os sentimentos dos personagens e aprendemos com eles.

Metaversos vs multiversos literários: quem vence?

Mas, em um mundo de pixels e avatares, o livro tem ficado de lado, e qual o resultado disso? O fascínio pelo digital molda o comportamento, especialmente entre os mais jovens. Afinal, as tecnologias têm oferecido realidades cada vez mais imersivas.

A origem dos metaversos pode ser rastreada até as páginas dos romances dos anos 1930. A ironia? Essa mesma literatura, mãe dos universos digitais, agora parece estar massacrada por sua prole.

Um livro é uma ponte para outras realidades, para sentimentos profundos e experiências que transcendem o tempo e o espaço. Cada história é uma viagem a um universo ou multiverso e cada leitor é um viajante. Enquanto metaversos e games prometem perfeição, uma imersão em mundos onde as regras podem ser reescritas, a literatura nos lembra da beleza do imperfeito. Derrotas, alegrias, amarguras - elas moldam e ensinam. A literatura abraça essas complexidades ao mostrar personagens em suas jornadas repletas de desafios e crescimento.

Metaversos e videogames, com seus gráficos alucinantes e interatividade sem limites, oferecem uma experiência diferente. Eles focam no ideal de perfeição e deixam o controle nas mãos do usuário. Tendências recentes, como as lives NPC no TikTok, turvam ainda mais as linhas entre realidade e ficção. E essa constante busca pelo digital pode gerar ansiedade por gratificações imediatas.

O apelo do digital é inegável. No entanto, é importante reconhecer e valorizar as experiências que nos conectam com a complexidade da condição humana. Os livros têm feito isso por séculos, servindo como janelas para mundos, multiversos e mentes diferentes.

Metaversos, videogames, VR e redes sociais têm seu lugar, mas os livros continuam sendo essenciais na formação dos jovens. Eles nos lembram quem somos, de onde viemos e para onde podemos ir.

É hora de repensar o que oferecemos aos jovens e a nós mesmos. Devemos criar oportunidades de ser transportado, não por bytes, mas por palavras. Afinal, o conhecimento não está na tela, mas nos conteúdos que contam histórias e ensinam, e no coração de quem os lê.

* Renata Dembogurski é escritora, ghostwriter, diretora de redação publicitária e roteirista. Autora do livro de multiverso Virkadaz.

Para mais informações sobre metaverso clique aqui...

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!

Entre para o nosso grupo de notícias no WhatsApp

Fonte: LC Agência de Comunicação



Um livro para crianças vítimas da violência e da negligência social

Inspirada em fatos, ficção do advogado Mauricio Ribas promove conscientização sobre direitos fundamentais na infância e a importância de uma educação libertária.


A FLIP e o seu arquétipo de literatura

Eu fui à FLIP, mas não como autor convidado, mesmo que meu livro estivesse sendo vendido lá.


Propriedade Intelectual: o que todo profissional do Direito precisa saber?

Manual reúne informações sobre autoria e proteção legal nem sempre ensinadas na graduação, mas que fazem parte da rotina dos advogados.


Como combater o discurso de ódio nas redes sociais?

Especialista em Direito Digital apresenta meios para prevenir, caracterizar e punir as manifestações intolerantes e ofensivas.

Como combater o discurso de ódio nas redes sociais?

Glorify: ensinamentos diários para combater a ansiedade

Experiência digital proporcionada pelo aplicativo agora pode ser vivenciada em devocional impresso.


A escrita brasileira sob sombra: onde estão os novos autores do Brasil?

O Brasil é um país rico em literatura e cultura, com uma tradição de autores renomados que moldaram a cena literária nacional e internacional.


Educação antirracista: estratégias para um ambiente escolar mais igualitário

Francine Cruz propõe em livro arcabouço teórico aliado a atividades interdisciplinares para prevenir o racismo nas escolas.


Celebremos os livros e os autores brasileiros

A literatura, sem dúvida, é uma das mais significativas manifestações culturais de um povo.

Celebremos os livros e os autores brasileiros

Como opiniões se tornam julgamentos

Em seu novo livro, o mestre em Direito Constitucional, Ribas de Lima, investiga como as pessoas julgam e são julgadas.

Como opiniões se tornam julgamentos

Pesquisa revela que 74% dos adolescentes acreditam em Jesus

Novas versões editadas pela Mundo Cristão permitem concluir a apreciação das Sagradas Escrituras em um ano com doses diárias de 15 minutos.

Pesquisa revela que 74% dos adolescentes acreditam em Jesus

Livro explica o que há fora do sistema solar

Especialista em Astronomia revela como cientistas descobrem planetas e reflete sobre as possibilidades de vida em galáxias distantes.


8 livros infantis com ensinamentos para toda a vida

Independência feminina, consciência ambiental, valor da ciência, conceitos filosóficos e luto são alguns dos assuntos adaptados ao universo dos pequenos nas indicações abaixo.

8 livros infantis com ensinamentos para toda a vida