Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Água: sem ela, deixaríamos de existir

Água: sem ela, deixaríamos de existir

07/07/2015 Floriano de Lima Nascimento

“Nenhuma questão é mais importante do que a da água”, diz Frei Leonardo Boff, pois dela depende a sobrevivência de toda a cadeia da vida e, consequentemente do nosso próprio futuro.

Especialistas e grupos de humanistas já sugeriram um pacto social ao redor daquilo que é vital para todos: “independentemente das discussões que envolvem o tema, não podemos ignorar um fato indiscutível: a água é um bem natural, vital, insubstituível e comum a todos os seres viventes”. Deve ser considerado crime contra a humanidade a privação, por quaisquer meios, da água utilizada para beber ou para uso medicinal, de higiene, etc. Todas as pessoas físicas ou jurídicas, detentoras de reservas privadas de água, deveriam reservar, em princípio, pelo menos, 20% dessas reservas para fins de consumo da população.

Ora, segundo opinião do já citado Frei Leonardo Boff, posta a questão nesses termos, cabe-nos agir com todo empenho ao nosso alcance para fortalecer, valorizar, ampliar, melhorar a qualidade e fazer chegar a um número cada vez maior de pessoas os benefícios da água tratada e acessível ao público.

Nenhum desafio é maior, neste momento, do que a escassez da “água de beber”,  colocada em risco pelos desmandos de uma civilização descuidada e, em muitos casos, francamente irresponsável e omissa diante da obrigação de proteger os recursos naturais do Planeta Terra.

O que temos feito para proteger o meio ambiente – as águas, as matas, a atmosfera e o ar que nos permite viver? Sabemos que há irresponsabilidade, em muitos casos criminosos, na maneira como são tratados os recursos naturais no Planeta, os únicos capazes de assegurar a sustentabilidade da vida. 

Mas tudo deve ser feito com urgência, dado a gravidade da situação a que chegamos! Vamos unir esforços para evitar o que pode vir a ser a maior catástrofe do nosso planeta! Para essa tarefa, estão convidados os governos estaduais e municipais, além de entidades privadas capazes de oferecer soluções. Esta é mais uma campanha de O Debate! Envie sua sugestão!

Aqueles que nunca se preocuparam em cuidar seriamente dos recursos hídricos certamente adotarão uma atitude mais responsável a partir de agora: guerras, super povoamento do Planeta,fome e outras ameaças, sem deixar de ser trágicas, cedem lugar a um fenômeno que já está tirando o sono de muita gente: a escassez do precioso liquido: nenhum desafio é maior, neste momento, que a crise hídrica, já resultante de desmandos de uma civilização descuidada e, em muitos casos, francamente irresponsável e omissa diante da obrigação de proteger os recursos naturais do planeta em que vivemos.

Afinal de contas, o que temos feito para proteger o meio ambiente – as águas, as matas, a atmosfera e o ar que nos permite sobreviver?



Melhor ser disciplinado que motivado

A falta de produtividade, problema tão comum entre as equipes e os líderes, está ligada ao esforço sem alavanca, sem um impulsionador.

Autor: Paulo de Vilhena


O choque Executivo-Legislativo

O Congresso Nacional – reunião conjunta do Senado e da Câmara dos Deputados – vai analisar nesta quarta-feira (24/04), a partir das 19 horas, os 32 vetos pendentes a leis que deputados e senadores criaram ou modificaram e não receberam a concordância do Presidente da República.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


A medicina é para os humanos

O grande médico e pintor português Abel Salazar, que viveu entre 1889 e 1946, dizia que “o médico que só sabe de medicina, nem de medicina sabe”.

Autor: Felipe Villaça


Dia de Ogum, sincretismo religioso e a resistência da umbanda no Brasil

Os Orixás ocupam um lugar central na espiritualidade umbandista, reverenciados e cultuados de forma a manter viva a conexão com as divindades africanas, além de representar forças da natureza e aspectos da vida humana.

Autor: Marlidia Teixeira e Alan Kardec Marques


O legado de Mário Covas ainda vive entre nós

Neste domingo, dia 21 de abril, Mário Covas completaria 94 anos de vida. Relembrar sua vida é resgatar uma parte importante de nossa história.

Autor: Wilson Pedroso


Elon Musk, liberdade de expressão x TSE e STF

Recentemente, o ministro Gilmar Mendes, renomado constitucionalista e decano do Supremo Tribunal Federal, ao se manifestar sobre os 10 anos da operação Lava-jato, consignou “Acho que a Lava Jato fez um enorme mal às instituições.”

Autor: Bady Curi Neto


Senado e STF colidem sobre descriminalizar a maconha

O Senado aprovou, em dois turnos, a PEC (Proposta de Emenda Constitucional) das Drogas, que classifica como crime a compra, guarda ou porte de entorpecentes.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


As histórias que o padre conta

“Até a metade vai parecer que irá dar errado, mas depois dá certo!”

Autor: Dimas Künsch


Vulnerabilidades masculinas: o tema proibido

É desafiador para mim escrever sobre este tema, já que sou um gênero feminino ainda que com certa energia masculina dentro de mim, aliás como todos os seres, que tem ambas as energias dentro de si, feminina e masculina.

Autor: Viviane Gago


Entre o barril de petróleo e o de pólvora

O mundo começou a semana preocupado com o Oriente Médio.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Nome comum pode ser bom, mas às vezes complica!

O nosso nome, primeira terceirização que fazemos na vida, é uma escolha que pode trazer as consequências mais diversas.

Autor: Antônio Marcos Ferreira


A Cilada do Narcisista

Nelson Rodrigues descrevia em suas crônicas as pessoas enamoradas de si mesmas com o termo: “Ele está em furioso enamoramento de si mesmo”.

Autor: Marco Antonio Spinelli