Portal O Debate
Grupo WhatsApp

“Caminhos diferentes para obter a saúde”

“Caminhos diferentes para obter a saúde”

30/07/2015 Steve Salt

O que você vê quando se olha no espelho? Orelhas esquisitas? Uma porção de rugas? Características físicas?

Ou talvez a sua atenção se volte para algo menos evidente e mais relevante: o brilho dos seus olhos, a expressão do seu rosto, ou seja, qualidades especiais.

Faço essas perguntas porque a maneira como você se vê influencia a sua saúde.

Filósofos, líderes religiosos, poetas, doutores e pensadores vêm debatendo a natureza do homem há muito tempo. Mais do que um exercício intelectual, a avaliação cuidadosa da identidade das pessoas ampliou os limites dos cuidados com a saúde e da medicina. Um bom exemplo são os avanços da medicina integrativa, que leva em conta as múltiplas facetas de um paciente, incluindo sua dimensão biológica, psicológica, social e espiritual.

O que somos exatamente: seres físicos, espirituais ou algum tipo de mistura dos dois? Gosto de pensar que o ser físico é o ego analógico, a máquina corpórea que está se modificando continuamente, que responde regularmente aos estímulos internos e externos por meio dos nervos, da sensação de dor e de outros processos bio-mecânicos.

Uma variação contemporânea dessa versão analógica de individualidade consiste no ego digital ou quantificado. Estão surgindo tecnologias portáteis que podem ser usadas ou vestidas, que vão de braceletes a peças de vestuário,e que conseguem monitorar cada parte do corpo, por mais escondida que esteja.

Sem dúvida, o ego quantificado consiste simplesmente na conversão aritmética da atividade do corpo, na medição de coisas nas quais normalmente não prestamos muita atenção.Espera-se que a mineração de dados, a busca por padrões e por significado nos números obtidos, produza algumas informações práticas.Porém, a obsessão por esses números pode, na verdade, fazer-nos desviar do nosso objetivo de ter uma vida saudável e gerar uma grande quantidade de estresse não saudável.

“... nenhum de vocês pode encompridar a sua vida, por mais que se preocupe com isso”, diz Jesus em seu Sermão do Monte.Seu exame profundo do eu espiritual e sua abordagem divina do viver e do pensar resultaram em um legado impressionante de curas. Muitas das curas que ele realizou exigiam que a pessoa reexaminasse seus pensamentos e suas ações, obtivesse a correção com respeito a algum preceito moral violado ou enfrentasse o medo. Era uma verdadeira autoanálise para eles.

Podemos fazer o mesmo hoje. “Para curar um problema corpóreo é preciso levar em conta toda lei moral que tenha sido violada, e o erro deve ser repreendido”, revela Mary Baker Eddy, fundadora da Ciência Cristã.“O único caminho a seguir é firmar-se em posição antagônica a tudo o que se opõe à saúde, à santidade e à harmonia do homem, a imagem de Deus”.

Enquanto os cuidados com a saúde continuam a ser associados, cada vez mais, à tecnologia, aos dados e à quantificação interminável de informações, o fato de permanecermos conectados ao nosso eu verdadeiro, pleno de qualidades nobres, e de refletirmos sobre nossa identidade interior pode resultar em benefícios para a saúde. Afinal, nem todos os números do mundo conseguiriam contar a história plena de saúde da pessoa que você é!

* Mineração de dados ou data mining é o processo de análise de grandes quantidades de dados com o objetivo de descobrir padrões ou tendências que possam representar informações úteis.

* Steve Salt é Professor de Ciência Cristã e Comitê de Publicação para Ohio, EUA.



Melhor ser disciplinado que motivado

A falta de produtividade, problema tão comum entre as equipes e os líderes, está ligada ao esforço sem alavanca, sem um impulsionador.

Autor: Paulo de Vilhena


O choque Executivo-Legislativo

O Congresso Nacional – reunião conjunta do Senado e da Câmara dos Deputados – vai analisar nesta quarta-feira (24/04), a partir das 19 horas, os 32 vetos pendentes a leis que deputados e senadores criaram ou modificaram e não receberam a concordância do Presidente da República.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


A medicina é para os humanos

O grande médico e pintor português Abel Salazar, que viveu entre 1889 e 1946, dizia que “o médico que só sabe de medicina, nem de medicina sabe”.

Autor: Felipe Villaça


Dia de Ogum, sincretismo religioso e a resistência da umbanda no Brasil

Os Orixás ocupam um lugar central na espiritualidade umbandista, reverenciados e cultuados de forma a manter viva a conexão com as divindades africanas, além de representar forças da natureza e aspectos da vida humana.

Autor: Marlidia Teixeira e Alan Kardec Marques


O legado de Mário Covas ainda vive entre nós

Neste domingo, dia 21 de abril, Mário Covas completaria 94 anos de vida. Relembrar sua vida é resgatar uma parte importante de nossa história.

Autor: Wilson Pedroso


Elon Musk, liberdade de expressão x TSE e STF

Recentemente, o ministro Gilmar Mendes, renomado constitucionalista e decano do Supremo Tribunal Federal, ao se manifestar sobre os 10 anos da operação Lava-jato, consignou “Acho que a Lava Jato fez um enorme mal às instituições.”

Autor: Bady Curi Neto


Senado e STF colidem sobre descriminalizar a maconha

O Senado aprovou, em dois turnos, a PEC (Proposta de Emenda Constitucional) das Drogas, que classifica como crime a compra, guarda ou porte de entorpecentes.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


As histórias que o padre conta

“Até a metade vai parecer que irá dar errado, mas depois dá certo!”

Autor: Dimas Künsch


Vulnerabilidades masculinas: o tema proibido

É desafiador para mim escrever sobre este tema, já que sou um gênero feminino ainda que com certa energia masculina dentro de mim, aliás como todos os seres, que tem ambas as energias dentro de si, feminina e masculina.

Autor: Viviane Gago


Entre o barril de petróleo e o de pólvora

O mundo começou a semana preocupado com o Oriente Médio.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Nome comum pode ser bom, mas às vezes complica!

O nosso nome, primeira terceirização que fazemos na vida, é uma escolha que pode trazer as consequências mais diversas.

Autor: Antônio Marcos Ferreira


A Cilada do Narcisista

Nelson Rodrigues descrevia em suas crônicas as pessoas enamoradas de si mesmas com o termo: “Ele está em furioso enamoramento de si mesmo”.

Autor: Marco Antonio Spinelli